Acessibilidade / Reportar erro

Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19

Meanings of Jiu-jitsu practice at school: students' perception in the context of the Covid-19 pandemic

Significados de la práctica de Jiu-jitsu en la escuela: percepción de los estudiantes en el contexto de la pandemia de Covid-19

RESUMO

O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social.

Palavras-chave:
Adolescentes; Educação; Artes marciais; Educação Física

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com