Subárea do treinamento desportivo |
Método |
Metodologia do treinamento |
Objetivaram investigar a periodização, estruturação, organização, modelos e programas de treinamento desportivo (modalidades coletivas e individuais), e priorizaram o controle / monitoração / avaliação da distribuição de (sobre) cargas relacionadas com o volume e a intensidade do treinamento |
3 |
14 |
50 |
64 |
|
Preparação pedagógica e volitiva |
Ensino e aprendizagem |
Abordaram aspectos didáticos (estratégias) e processos de ensino e aprendizagem sobre a iniciação / formação desportiva (técnicas e gestos técnicos), detecção de talento e especialização precoce, enquanto a preparação volitiva enfatizou a formação de atitudes, valores morais e éticos |
8 |
45 |
112 |
157 |
|
Preparação orgânica |
Objetivaram analisar, avaliar e comparar os efeitos e as respostas orgânicas dos atletas, buscando estabelecer parâmetros que possam auxiliar e subsidiar o uso de diferentes programas de treinamento desportivo conforme as modalidades desportivas e os objetivos das diferentes etapas da preparação desportiva |
Fisiologia |
4 |
55 |
219 |
274 |
Cineantropometria |
|
9 |
36 |
45 |
Biomecânica |
|
2 |
15 |
17 |
Bioquímica |
|
0 |
4 |
4 |
Nutrição e hidratação |
|
3 |
8 |
11 |
|
Preparação desportiva |
Físicas |
Buscaram investigar as capacidades / qualidades físicas por meio da observação e de indicadores de desempenho que avaliam: força, resistência, velocidade, flexibilidade, equilíbrio e agilidade; aplicadas no desporto |
3 |
17 |
43 |
60 |
|
|
Motora |
Procuraram investigar a aprendizagem e a coordenação motora por meio da observação e de indicadores de desempenho que avaliam: andar, correr, saltar, girar, esquivar, girar, rebater, receber, chutar, arremessar, quicar; aplicadas no desporto de forma específica e combinadas |
|
9 |
15 |
24 |
|
|
Técnica-tática |
Objetivaram analisar as habilidades técnico-táticas (de modalidades coletivas e individuais) por meio da observação e de indicadores de desempenho que avaliam: o tempo de reação; as características, eficiência e eficácia dos gestos técnicos; posse de bola, posicionamento, deslocamento e jogadas durante os treinamentos e competições |
2 |
11 |
56 |
67 |
|
Preparação psicológica |
Aspectos emocionais e intelectuais |
Objetivaram investigar aspectos emocionais, comportamentais e motivacionais (traços de ansiedade, influência do local das competições, estados de humor, motivos de abandono, lesão e reabilitação desportiva, liderança), buscando compreender a influência do treinamento desportivo sobre a percepção do esforço físico (aptidão aeróbia e anaeróbia, dor e estresse, síndrome de burnout, síndrome de overtraining) por meio da avaliação psicológica durante a fase de preparação e competição do atleta |
1 |
49 |
79 |
128 |
|
Formação |
Treinadores |
Buscaram principalmente investigar a trajetória de vida (formação inicial e formação contínua), as ações pedagógicas, as representações identitárias e sociais, o conhecimento profissional, necessidades profissionais, prática profissional, preparação e formação profissional, resistência a mudanças, motivação dos treinadores, concepção e competência dos treinadores desportivos |
X |
7 |
33 |
40 |
|
|
Gestão |
Procuraram demonstrar o processo de institucionalização e organização desportiva ressaltando a importância do conhecimento acadêmico na formação e preparação do atleta de elite, além de investigar as condições de infraestrutura, categorias de base, clubes desportivos, questões legislativas, políticas públicas, marketing e gestão desportiva |
X |
4 |
14 |
18 |
Subtotal |
|
|
|
21 |
225 |
684 |
909 |
Temas interdisciplinares |
Saúde |
Efeitos do treinamento físico aplicado em diferentes populações |
Ficou evidente que a aplicação do treinamento desportivo ou físico é usada como conteúdo e meio de promover e/ou reabilitar a saúde e desenvolver aspectos da preparação orgânica, física e motora de indivíduos que não são atletas de alto rendimento, analisando, avaliando e comparando os efeitos dos programas de treinamento por meio das respostas relacionadas aos aspectos fisiológicos, cineantropométricos, bioquímicos, biomecânicos e nutricionais, aplicados em populações sedentárias ou ativas, obesas, diabéticas, com doenças crônicas, deficientes físicos, com disfunções hormonais e metabólicas |
10 |
117 |
373 |
490 |
Outros |
Outros temas |
Diversos |
Pesquisas sobre carreira docente; formação docente inicial e continuada; prática pedagógica; profissão; aspectos socioculturais da educação física; lazer; gestão de equipamentos públicos de lazer e saúde; temas escolares; metodologia e processo de ensino-aprendizagem de atividades circenses |
2 |
48 |
129 |
177 |