Aulas 1 e 2: Introdução às provas de pista
|
TV, Data Show, Vídeos, Xbox 360 (Kinect Sports)
|
Roda inicial: diagnóstico e problematização sobre as provas de pista, vídeos e discussão sobre características e regras básicas das provas de pista. Parte principal: vivência e discussão das provas de pista no Kinect Sports.
|
Discussão: características das provas de pista, possibilidades e limitações das provas do Kinect sports, relação com os vídeos. |
Aulas 3 e 4: Introdução às provas de campo
|
TV, data show Vídeos, Xbox 360 (Kinect Sports), Celular (You Tube, Kahoot)
|
Roda inicial: recapitulação da aula anterior, apresentação do mural provas de pista e campo pelos alunos, diagnóstico e problematização sobre as provas de campo, vídeos e discussão sobre as características e regras básicas das provas de campo. Parte Principal: vivência de provas de campo no Kinect Sports. Discussão: possibilidades e limitações do Kinect sports, quiz on-line (Kahoot), características das provas de campo. Tarefa final: encaminhamento para avaliação da unidade didática (filmagem das provas no festival de mini-atletismo e relato do aprendizado nas aulas). |
Aulas 5 e 6: Festival de mini-atletismo
|
Celular (filmagem, cronômetro e registro de fotos) |
Roda Inicial: recapitulação da aula anterior, diálogo sobre as provas do festival (campo e pista). Parte principal: provas de pista (jogos de corridas), provas de campo (salto triplo, em distância, em altura, lançamentos). Discussão: características e regras básicas das provas de campo e pista, relação das vivências com as provas do Kinect sports e os vídeos. |
Descrição das atividades
|
Tecnologias
|
Aulas 1 e 2: Introdução a Dança: Roda inicial: diagnóstico em relação ao trato da Dança nas aulas de EF. |
Xbox 360 (Just dance)
|
Parte principal: definição da Dança e a relação de ritmo, movimento e expressividade. Vivência: variedade de estilos de dança por meio do Kinect Just dance. Discussão: conceito da Dança, relação do jogo Kinect just dance com o significado de ritmo, movimento e expressividade. |
Aulas 3 e 4: Classificação das Danças: Roda inicial: recapitulação da aula anterior, diagnóstico e problematização sobre a classificação das Danças. Parte Principal: vídeos e discussão (danças urbanas, salão, eletrônicas e populares). Discussão: quiz on-line (Kahoot), classificação das Danças. |
Data Show, Celular (You tube, Kahoot) |
Aulas 5 e 6: Dança popular - Maculelê: Roda Inicial: recapitulação da aula anterior, diagnóstico e problematização sobre o Maculelê. Parte principal: pesquisa e apresentação em grupos sobre o histórico, vestimentas, instrumentos e particularidades do Maculelê (Facebook, Istagram # hashtag maculelê, Youtube), movimentos básicos com os bastões (cabos de vassouras), exploração livre (individual, duplas, trios e quartetos), coreografia elaborada pelo grupo. Discussão: quiz on-line, histórico, características e movimentos básicos do Maculelê. |
Celular (You tube, Facebook, Instagram)
|