01 |
Avaliação diagnóstica. Apresentação do programa da disciplina. As atividades circenses e o contexto da educação física. |
Aula expositiva e dialogada. |
02 |
Aspectos históricos do circo no mundo e no Brasil: uma introdução. |
Aula expositiva e dialogada. |
03 |
Manipulação de objetos: vivência com sacolinhas plásticas, tules e bolas. |
Aula prática com jogos em grupo. |
04 |
Oficina de construção de materiais artesanais: malabares. Discussão sobre aspectos pedagógicos. |
Aula prática com jogos em grupo. |
05 |
Manipulação e equilíbrio de objetos: bolas, aros, claves, devil stick, cigar box, diabolô, bolas de contato, pratos. |
Aula prática com jogos e circuito. |
06 |
Relato de experiência de artista circense. |
Relato de experiência. |
07 |
Aspectos de segurança nas atividades circenses. Comentários das pesquisas dos locais de prática do circo. |
Aula expositiva e dialogada. |
08 |
Vivência de equilíbrio sobre objetos: bola de equilíbrio, rola-rola, monociclo, perna de pau. |
Aula prática. |
09 |
Vivências de acrobacias de solo individuais e coletivas. Discussão de texto. |
Aula prática e discussão de texto. |
10 |
Vivências aéreas: tecido acrobático. |
Aula teórico-prática. |
11 |
Vivências aéreas: trapézio e lira. |
Aula teórico-prática. |
12 |
Encenação e dramatização: Palhaço |
Aula teórico-prática. |
13 |
Avaliação teórica individual. |
Avaliação. |
14 |
Devolutiva das avaliações. Entrega dos fichamentos dos textos. Videodocumentário Bravo Ramón!.
|
Devolutiva da avaliação. |
15 |
"Gincana circense". Orientação para a construção do trabalho final da disciplina. |
Aula prática. |
16 |
Elaboração do trabalho final. |
Acompanhamento dos grupos. |
17 |
Elaboração do trabalho final. |
Acompanhamento dos grupos. |
18 |
Elaboração do trabalho final. |
Acompanhamento dos grupos. |
19 |
Apresentação do trabalho final. |
Apresentação e discussão. |
20 |
Devolutiva das avaliações. |
Encerramento da disciplina. |