Acessibilidade / Reportar erro

Pedagogias críticas da Educação Física na “batalha de ideias”: analisando produções e compreensões contemporâneas e suas contraposições ao pensamento e às práticas pedagógicas conservadoras

Critical pedagogies of Physical Education in the “battle of ideas”: analyzing contemporary productions and understandings and their counterpositions to conservative pedagogical thought and practices

Pedagogías críticas de la Educación Física en la “batalla de ideas”: analizando producciones y comprensiones contemporáneas y sus contraposiciones al pensamiento y las prácticas pedagógicas conservadoras

RESUMO

O presente artigo investiga como se apresentam as produções e as compreensões contemporâneas das pedagogias críticas nas produções acadêmicas e científicas da Educação Física. Analisa teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas e publicadas em bancos digitais, bem como artigos científicos disponíveis em quatro dos principais periódicos da Educação Física entre 2000 e 2023. Caracteriza-se como bibliométrico, de natureza básica estratégica quanto aos objetivos e com abordagem quali-quantitativa. Evidencia que a contraposição das proposições pedagógicas críticas na Educação Física ao pensamento conservador e às práticas pedagógicas conservadoras ampliou-se ao considerar o que defende Silva (2013), considerando no contemporâneo questões raciais, de gênero e sexuais, além das econômicas.

Palavras-chave:
Pedagogias críticas; Educação Física; Bibliometria; Batalha de ideias

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Avenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia, CEP: 74690-900, Telefone: +55 (62) 3521-1513 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com