Marcos Garcia Neira |
"Não há como pensar de outra maneira a não ser colocar a cultura como aspecto central na escola e na educação física escolar". "A cultura é central na maneira com a qual lidamos com as práticas corporais; ela é central na maneira que empregamos para produzir as práticas corporais". "A cultura está no centro da educação física, está no centro da escola também, está no centro da sociedade também". |
Jocimar Daolio |
"Eu acho que é central; nem tenho nenhuma dúvida disso". "Cultura é o principal conceito pra educação física [...], a principal categoria de pensar e de cuidar com as questões da educação física". "[...] seja a licenciatura, bacharelado, seja nas escolas, nos clubes, nas academias, enfim, a gente sempre faz uma mediação pedagógica [...] com um certo ser humano. [...] quer dizer, a ideia de uma mediação pedagógica pressupõe a ideia de um conteúdo que é eminentemente cultural". |
Marco Paulo Stigger |
"Deveria ser, né!". "Só que em qualquer estância que tu for - em uma academia, numa escola, num clube de futebol - a noção de cultura tem que ser algo, é [...] tem que ser algo que o aluno tem que entender; é profissional. Tem que entender que ela perpassa todas as relações". - "[...] têm uns mais ou menos periféricos. Vamos dizer: para o pessoal dos estudos socioculturais, ele é mais central (o conceito); a cultura é bem central". |
Celi Taffarel
|
"Não dá para dividir, para dizer isso é mais importante do que aquilo; são relações estabelecidas que se autodeterminam. Então, você não pode tentar fatiar a cultura, você não pode tentar colocá-la perifericamente porque são relações, ser humano e natureza: relação, movimento, atividade, trabalho, cultura. Não dá para separar estas coisas". "Elas são inter-relacionadas, elas têm nexos e tem determinações históricas. Portanto, o que nós produzimos, que mantém a nossa vida, que garante a nossa existência, que são os elementos da cultura, eles estão inter-relacionados dentro dessa minha perspectiva de compreensão do que é sociedade, do que é o ser humano, do que é conhecer". "Então, eu não reivindico cultura vista por [...] apesar de defender a cultural corporal como objeto de estudo da educação física. Eu reivindico, do ponto de vista da teoria epistemológica, ou seja, da teoria que explica o desenvolvimento do conhecimento, como aqueles que defendem que a interrelação, o nexo, e as determinações históricas, é que configuram a coisa. E não algo está no centro, ou na periferia". |
Hugo Lovisolo |
"Quando você se pergunta se há alguma coisa no futebol [...] um traço cultural [...] se a cultura que explica isso, ou se é a fisiologia [...] ou não sei que coisa [...] bom, você pode fazer tantas interpretações; nenhuma delas é uma explicação superior; quase que diria que todas elas são possibilidades interpretativas e vivemos num mundo de muitas possibilidades, possibilidades de interpretação". "O que passa é que a cultura tem uma característica de poder englobar, de poder agregar coisas, mas têm muitas coisas que são centrais para entender aquilo que ocorre no campo da educação física [...] o campo dos esportes, da educação física etc". "Mas, eu não diria que uma das interpretações, a não ser em casos [...] muito concretos, uma é superior a outra, uma é mais central que a outra". |
Valter Bracht |
"[...] pra mim, o conceito cultura é o conceito chave na mudança que nós tentamos operar na educação física brasileira, a partir da década de 1980". "No meu entendimento, o conceito de cultura ocupa uma posição central [...]. Isso não significa, por exemplo, dizer que não faz sentido estudar a dimensão biológica do corpo etc. Significa que esse conhecimento precisa ser, de alguma forma, mediado pelo conceito de cultura. Então, os fatos, os elementos biológicos não aparecem nas práticas sem a mediação da cultura; aparecem com a mediação da cultura, que é conceito de uma determinante central". |