Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre o desempenho de sprint repetido e salto vertical intermitente de atletas de basquetebol

Relationship between repeated sprints and intermittent vertical jump performance of basketball athletes

Relación entre el resultado de sprints repetidos y salto vertical intermitente de jugadores de baloncesto

Resumo

Objetivo:

Verificar a relação da capacidade de sprints repetidos e salto vertical intermitente em atletas de basquetebol.

Métodos:

Foram avaliados 20 atletas adultos do sexo masculino (21,4 + 2,18 anos). Os atletas fizeram um teste de sprints repetidos (6x30metros) e de salto vertical intermitente (4x15 segundos).

Resultados:

Verificaram-se correlações negativas moderadas a forte entre o desempenho dos sprints com a altura do salto vertical (r= 0,459 a 0,612; p< 0,05), com exceção da fase de aceleração do sprint, que não apresentou correlação significativa com o salto vertical. Forte coeficiente de correlação intraclasse foi observado para o decréscimo de sprint e salto vertical (CCI = 0,814; p < 0,001).

Conclusão:

O desempenho do salto vertical apresentou maiores coeficientes de correlação com os sprints feitos em distâncias mais longas (> 20 metros), sugeriu que a aceleração no sprint pode ser considerada uma variável física com características específicas em relação à velocidade máxima de sprint e salto vertical.

PALAVRAS-CHAVE
Desempenho esportivo; Esporte; Aptidão física; Fadiga

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com