Almeida (2022)Almeida FQ. Pedagogia crítica, saúde e pandemia: uma leitura com David Kirk. Motrivivência 2022;34(65):1-12. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89838. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2022...
, Motrivivência |
Segurança, precariedade (precariado), autonomia, saúde, segurança, afeto |
Maldonado et al. (2021a)Maldonado DT, Coelho MC, Souza PMM, Bastos JMV. Tematização dos jogos e brincadeiras nas aulas de educação física no ensino médio: experiências educativas em uma perspectiva intercultural e antirracista. Corpoconsciência 2021a;25(1):39-63. http://dx.doi.org/10.51283/rc.v25i1.10920. http://dx.doi.org/10.51283/rc.v25i1.1092...
, Corpoconsciência |
Classe, raça, gênero, religião, etnia, geração, diferenças, multiculturalismo, antirracismo, interculturalidade, cultura afro-brasileira, indígena |
Maldonado et al. (2021b)Maldonado DT, Farias US, Nogueira VA. Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo. Caderno de Educação Física e Esporte 2021b;19(3):183-90. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27119. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2021.n3....
, CEFE |
Contra-hegemonia, capitalismo, economia, neoliberalismo, participação feminina, injustiças sociais, gênero, etnia, cultura, desigualdade de gênero, mulher, negra, racismo, representatividade feminina, padrão de beleza, indígena, preconceito, transexuais, feminismo, diferença, diálogo intercultural |
Almeida (2019)Almeida FQ. Entre o passado e o futuro: uma descrição da pedagogia crítica da educação física na literatura anglófona. Movimento 2019;25:e25078. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.91416. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.914...
, Movimento |
Autorreflexão crítica, emancipação, empoderamento, crítica cultural, equidade de gênero, justiça social, pós-moderno, linguagem, discurso, subjetivação, diferença, subjetividades, cultura popular, mulheres, etnia, raça, sexualidade, classe social, voz dos estudantes, neoliberalismo, carreira e trabalho docente, afeto, pós-feminismo, teoria crítica de raça, pós-estruturalismo, estudos culturais e pós-coloniais |
Bracht e Almeida (2019)Bracht V, Almeida FQ. Pedagogia crítica da educação física: dilemas e desafios na atualidade. Movimento 2019;25(1),1-15. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.96196 http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.961...
, Movimento |
Raça, etnia, gênero, diferença, pós-estruturalismo, marxismo, justiça social, antifundacionismo, democracia |
Hickey et al. (2019)Hickey C, Mooney A, Afrey L. Localizando a criticidade na política: a contínua luta por justiça social na agenda da educação física escolar. Movimento 2019;25:e25063. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.96231. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.962...
, Movimento |
Justiça social associada a classe, cultura, raça, gênero, sexualidade, etnia, religião |
Kirk (2019)Kirk D. Quis custodiet ipsos custodes?: sobre ser crítico na pedagogia crítica da Educação Física. Movimento 2019;25(1):1-13. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.96244. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.962...
, Movimento |
Justiça social, autoconsciência, autocrítica, comunicação, emoção, unidade descentrada, pós-estruturalismo |
Kirk et al. (2019)Kirk D, Almeida FQ, Bracht V. Pedagogia crítica da Educação Física: desafios e perspectivas contemporâneas. Movimento 2019;25(1):e25061. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.97341. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.973...
, Movimento |
Capitalismo, superação de iniquidades sociais, esclarecimento, justiça social, pluralismo das pedagogias críticas |
Almeida (2018)Almeida FQ. As ciências humanas e sociais na pesquisa em educação física... interpretações. Revista da ALESDE 2018;9(1):1-14. http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v9i1.61089. http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v9i1.61...
, Alesde |
Pluralismo epistemológico, pluralismo político, pluralismo metodológico, pós-moderno |
Almeida (2017)Almeida FQ. Pedagogia crítica e educação física: uma leitura com Axel Honneth. Motrivivência 2017;29(Spe):181-96. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp181. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017...
, Motrivivência |
Autocrítica da tradição crítica, virada linguística, reconhecimento, limites à agenda emancipatória |
Souza et al. (2016)Souza CA, Marques CLS, Telles C. Teoria crítica e educação física: aproximações a partir da abordagem critico-emancipatória e didática comunicativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 2016;11(1):231-44. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p231. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.2016.v1...
, Revista Ibero-americana de Estudos em Educação |
Esclarecimento, emancipação, capitalismo |