Acessibilidade / Reportar erro

A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno"

The media and the construction of sporting hero: analysis of advertisements with Ronaldo "Phenomenon"

Los médios de comunicación y la construcción de héroe deportivo: análisis de los anúncios con Ronaldo "Fenómeno"

O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda "Ronaldo toureiro" criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas "Boas vindas a Ronaldo" e "Ronaldo brahmeiro", as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.

Mídia; publicidade; herói esportivo; discurso


Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com