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O efeito de um programa estruturado de iniciação as lutas sobre as capacidades físicas, a atenção visual e o desempenho escolar em crianças do ensino fundamental

Resumo

Objetivo

Verificar o efeito de um programa de iniciação as lutas (PIL) sob os aspectos psicobiológicos em crianças do ensino fundamental.

Metodologia

Estudo quase experimental, composto por 52 crianças divididas em dois grupos: controle (GC, n = 26, não participantes do PIL) e intervenção (GI, n = 26, participantes do PIL). O PIL foi baseado em jogos e brincadeiras de oposição com aspectos das lutas. Foram usados o programa TAVIS-4 (Avaliação da Atenção Visual), TDE (Teste de Desempenho Escolar) e a Proesp-BR (Avaliação das Capacidades Físicas).

Resultados

Foram observadas diferenças significativas nas capacidades físicas, atenção visual e desempenho escolar.

Conclusão

O PIL parece favorecer aspectos do desenvolvimento da criança.

Palavras-chave
Crianças; Cognição; Educação física; Desenvolvimento infantil

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