Resumo em Português:
A intenção foi analisar como os espaços públicos de lazer na periferia de Curitiba atendem as necessidades infantis, suas relações com a gestão pública e a problemática urbana. Os procedimentos metodológicos foram: aplicação de protocolos, observações, entrevistas com lideranças locais, e análise interpretativa. Conclui-se que nessa região existem poucas possibilidades para a vivência do lazer infantil, limitadas pela violência, vazio dos espaços, raridade de ações do Estado, ausência dos pais no cotidiano infantil. Parece inerente a necessidade de articular ações para a vivência do lúdico, mobilizando a comunidade e o Estado na busca do direito ao lazer na infância, nas periferias das grandes cidades.Resumo em Espanhol:
La intención era analizar cómo los espacios públicos de ocio en las afueras de Curitiba satisfacen las necesidades de los niños, sus relaciones con la administración pública y los problemas urbanos. Los procedimientos metodológicos fueron: aplicación de protocolos, observaciones, entrevistas con líderes locales y análisis interpretativo. Llegamos a la conclusión de que en esta región hay pocas posibilidades para la experiencia del área de juego, la violencia limitada, espacios vacíos, la rareza de las acciones del Estado, la ausencia del padre en la vida diaria de los niños. Parece inherente a la necesidad de articular acciones con la experiencia de juego, la movilización de la comunidad y el Estado en busca del derecho al ocio en la infancia en los suburbios de las grandes ciudades.Resumo em Inglês:
The intention was to analyse how public spaces of leisure on the outskirts of Curitiba meet children’s needs, its relations with the public administration and urban problems. The methodological procedures were: implementation of protocols, observations, interviews with local leaders and interpretive analysis. We concluded that in this area there is little chance for experience leisure areas, limited violence, empty spaces, the rarity of state actions, and the absence of parents in children’s daily lives. It seems inherent the need of articulating actions for leisure experience, by mobilizing the community and the state in search of the right to leisure in childhood in the suburbs of large cities.Resumo em Português:
O texto trata da relação de influências recíprocas entre esporte e cidade, focalizando a cidade de Vitória/ES e cinco modalidades fomentadas pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte de Alto Rendimento (Lei n° 5892). O objetivo é identificar a existência ou não de relações de proximidade entre um modelo de vida esportiva e o cotidiano da cidade, isto é, relações de auxílios sociais, políticos e econômicos entre Vitória e as modalidades fomentadas. Constatou-se uma relação frágil entre o esporte de alto rendimento e a cidade de Vitória, devido à carência em eficácia e efetividade social de tais políticas.Resumo em Espanhol:
El texto aborda la relación de influencia recíproca entre el deporte y la ciudad, considerando la ciudad de Vitoria / ES y cinco acuerdos impulsados por la Ley Municipal para el Fomento del deporte de alto rendimiento (Ley N º 5892). El objetivo es identificar si existen relaciones entre el deporte y la vida cotidiana de la ciudad, es decir, las relaciones de la ayuda social, político y económico. Se encontró una débil relación entre el deporte de alto rendimiento y la ciudad de Victoria, debido a la falta de eficacia y efectividad de tales políticas sociales.Resumo em Inglês:
The text discuss the relation of reciprocal influences between Sports and the City, by considering the city of Vitoria / ES and five modalities of sports promoted by the Municipal Law to encourage high performance sports (Law No. 5892). The goal is to identify the existence of a relation between a model of sports and the daily life of the city, that is, relations of social aid, political and economic arrangements between the city of Vitoria and the promoted modalities of sports. We found a weak relation between high performance sport and the city of Victoria, due to lack of efficiency and effectiveness of such social policies.Resumo em Português:
Por diversas hipóteses, as quais vêm sendo levantadas em estudos recentes, o interesse de Antonio Gramsci pelo esporte foi próximo de zero. Entretanto, suas lucubrações e seu legado são profícuos, pois contribuem indiretamente à intelecção desse fenômeno, um dos mais expressivos da atualidade. Este trabalho tem como objetivo trazer à tona um pouco dessa discussão, isto é, aproximar de forma exploratória Antonio Gramsci e o esporte. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, que buscou investigar a obra do filósofo sardo, alguns de seus intérpretes no Brasil, bem como artigos de estudiosos do esporte que utilizam Gramsci como referencial teórico-metodológico, fundamentalmente da literatura anglófona.Resumo em Espanhol:
Por diversas hipótesis, las cuales vienen siendo levantadas en recientes estudios, el interés de Antonio Gramsci por el deporte fue próximo de cero. Sin embargo, sus elucubraciones y su legado son proficuos, puesto que contribuyen indirectamente a la intelección de ese fenómeno, uno de los más expresivos en la actualidad. Este trabajo tiene como objetivo traer a baila un poco de esa discusión, es decir, aproximar de forma exploratoria Antonio Gramsci al deporte. Para tanto, fue realizada una revisión bibliográfica que buscó investigar la obra del filósofo sardo, algunos de sus intérpretes en Brasil, así como artículos de estudiosos del deporte que utilizan a Gramsci como referencial teórico y metodológico, fundamentalmente de la literatura anglófona.Resumo em Inglês:
According to several hypotheses which have been raised in recent studies, Antonio Gramsci’s interest in sport was close to zero. However, his lucubrations and his legacy are proficuous because they indirectly contributed to the intellection of this phenomenon which is one of the most expressive nowadays. This research has the goal of bringing to light a little of this discussion; that is, approximating Antonio Gramsci and sport in an exploratory way. For this purpose, a bibliographic review was carried out in order to investigate the work of this Sardinian philosopher, some of his interpreters in Brazil, as well as scholars of sport’s articles that use Gramsci as theoric-methodological reference, mainly from Anglophone literature.Resumo em Português:
A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos.Resumo em Espanhol:
La midea se ha establecido como un fuerte componente de la realidad de la sociedad contemporánea. Hay, en consecuencia, un creciente interés en analizar como los medios de comunicación son temas que influyen en el universo infantil. Sob este punto de vista, el objetivo de este estudio es investigar y analizar la presencia mediática en el entorno escolar a través de la cultura corporal del movimiento en los niños. Ocurrió en la metodologia una observación participante en uma escuela pública de educación infantil de Brasilia-DF. Como resultado, se constató que existe una apropiación de la midea por los niños en sus momentos lúdicos y en sus relaciones sociales, que se refleja en los juegos simbólicos.Resumo em Inglês:
Media has established itself as a strong component of the reality in contemporary society. In this sense, there is a growing interest in the analysis of how media issues influences children's universe. From this perspective, this study aims to investigate and analyze the presence of the media at school by observing the body behavior in children’s movements. An interactive observation at a public children school in Brasilia was methodologically used. As a result, it was found that there is a cultural interaction of media by children in their leisure moments and in their social relationship, which is reflected in symbolic games.Resumo em Português:
Esta pesquisa é uma análise do currículo de formação dos professores de Educação Física de uma universidade estadual baiana no que diz respeito às especificidades para a futura atuação na Educação Infantil. O trabalho objetivou identificar se o currículo atual do referido curso oferece subsídios para atuação dos futuros professores nas escolas de Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa documental com enfoque dialético. O currículo analisado dá conta de aspectos gerais referentes a uma atuação consciente na Educação Infantil. No entanto, poucas são as citações específicas à Educação Infantil, e estas apresentam enfoques contraditórios, além de uma sobreposição de conteúdos entre as disciplinas.Resumo em Espanhol:
Esta investigación es un análisis de los programas de capacitación de profesores de educación física en una universidad del estado de Bahía, con respecto a las características específicas para el desempeño futuro en la educación infantil. El objetivo del estudio fue determinar si el actual plan de estudios de este curso proporciona subvenciones para el desempeño de los futuros maestros en las escuelas para la educación infantil. Es una investigación documental con el enfoque dialéctico. Los informes de planes de estudios muestran aspectos generales relacionados con una actividad consciente en el kindergarten. Sin embargo, hay pocas citaciones específicas a la educación infantil, y estas presentan enfoques conflictivos y un solapamiento de contenidos entre las disciplinas.Resumo em Inglês:
This research is an analysis of the curriculum of physical education for teachers, at a state university of Bahia, with regard to the specific characteristics for future performance in kindergarten. This study aimed to identify whether the current curriculum of this course provides grants for the performance of future teachers in schools for children's education. It was a documental research with dialectical approach. The analysis of the curriculum found general aspects related to a conscious activity in kindergarten. However, there are few specific citations to kindergarten and they have conflicting approaches, and an overlap of content between the disciplines.Resumo em Português:
O presente trabalho procura mostrar como o processo de escolarização e a disciplina de Educação Física ajudaram a produzir e engendrar comportamentos masculinos e femininos. Para alcançar tal intento, apoia-se nas estratégias de análises genealógicas de Michel Foucault. A título de conclusão, o trabalho aponta que a Educação Física, através das práticas de Ginástica e de Esporte, contribuiu significativamente para a construção desse modelo dual nos processos de escolarização.Resumo em Espanhol:
Este trabajo intenta mostrar cómo el proceso de la escolarización y la disciplina de la Educación Física ayudaron a producir y generar comportamientos masculino y femenino. Para lograr este propósito, se basa en la reflexión genealógica de Michel Foucault. En conclusión, el estudio indica que la Educación Física, mediante prácticas de Gimnasia y Deportes, ha contribuido significativamente a la construcción de este modelo dual en los procesos de escolarización.Resumo em Inglês:
This work aims to show the way the process of schooling and the discipline of Physical Education helped to produce and generate male and female behavior. To achieve this purpose, this research is based on the genealogical reflections of Michel Foucault. In conclusion, the study indicates that the Physical Education, through the practices of Gymnastics and Sports, has contributed significantly to the construction of this dual model in the process of schooling.Resumo em Português:
Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma aproximação com a obra de Johann Christoph Friedrich Guts Muths, pedagogo alemão que, no final do século XVIII, publicou uma das obras fundamentadoras da ginástica alemã: Gymnastik für die Jugend (Ginástica para a Juventude). Seu trabalho baseia-se principalmente nas teorias da denominada polícia médica, e apresenta um forte discurso em defesa da instituição dos exercícios físicos como instrumento de regeneração e fortalecimento da população alemã.Resumo em Espanhol:
Este trabajo tiene como propósito analizar la obra de Johann Christoph Friedrich Guts Muths, pedagogo alemán que en el fin del siglo 18 publicó una de las obras fundamentales de la gimnasia alemana: Gymnastik für die Jugend (Gimnasia para la Juventud). Su trabajo se basa especialmente en las teorías de la policía médica y defiende vigorosamente la introducción de los ejercicios físicos como instrumento de regeneración y fortalecimiento de la población alemana.Resumo em Inglês:
This paper focuses on the work of Johann Christoph Friedrich Guts Muths. At the end of the 18th Century, this German teacher published one of the fundamental works for German gymnastics: Gymnastik für die Jugend (Gymnastics for Youth). Based essentially on the theories of the medical police, it presents a strong defense of the introduction of physical exercises as important means of regenerating and strengthen the German population.Resumo em Português:
A identidade é contingente e relacional. É definida sempre em comparação com um "outro" através de marcações simbólicas e sociais. Partindo dessa premissa, este estudo busca demonstrar que as narrativas identitárias da Capoeira atual se estruturam por "processos reflexivos". Utilizando métodos etnográficos, os discursos identitários de um grupo de capoeira foram comparados aos discursos acadêmicos sobre essa prática. Concluímos que as narrativas identitárias da Capoeira se estruturam por meio de uma reflexividade incompleta que transparece o processo de modernização da sociedade e, consequentemente, de ressurgimento do nacional.Resumo em Espanhol:
El discurso académico sobre la Capoeira, que circula en el campo de la Educación Física, reafirma identidades y mitos nacionalistas. Tomando como base esa afirmación, el estudio presente tiene como objetivo demostrar que en la actualidad las narrativas están estructuradas por procesos reflexivos. Por medio de métodos etnográficos, los discursos identitarios de un grupo de Capoeira fueron comparados a los de la esfera académica. Concluimos que esta reflexividad es incompleta, revelando el proceso de modernización de la sociedad y, consecuentemente, el renacer de la idea nacional.Resumo em Inglês:
It seems to be possible to show how the academic discourses about Capoeira, in the field of Physical Education, reaffirm essentialized and nationalistic myths and identities. Taking it for grant, the present study aims to demonstrate how the identity narratives on Capoeira are structured by "reflective processes". Using ethnographical methods, the identity discourses of a group of Capoeira were compared to academic discourses. We concluded that the identity narratives of Capoeira are structured by an incomplete reflexivity which reveals the process of modernization of the society and, therefore, the rebirth of the national.Resumo em Português:
O objetivo deste estudo foi analisar a influência de conseguir a primeira posse da bola sobre o marcador parcial e final em polo aquático. Gravaram-se as 192 partidas disputadas por todas as equipes participantes nos Campeonatos do Mundo, de 2003 e 2007. A amostra do estudo foram as equipes participantes das referidas competições. Utilizou-se a metodologia observacional. Os jogos foram filmados e, posteriormente, analisados com o software "Polo Análisis v. 1.0 directo". O resultado demonstrou que 43,4% das equipes masculinas e 52,6% das equipes femininas que conseguiram a primeira posse da bola, desfrutaram de um resultado parcial favorável ao longo dos períodos. As equipes masculinas que ganharam mais de 50% das partidas, conseguiram a primeira bola em mais de um período. Isto ocorreu na categoria feminina em mais de dois períodos. Em conclusão, conseguir a primeira posse da bola em um maior número de períodos está relacionado com um resultado parcial e final favorável.Resumo em Espanhol:
El objetivo de este estudio fue analizar la influencia de tener la primera posesión del balón sobre el marcador parcial y final en waterpolo. Se grabaron los 192 partidos disputados por todos los equipos participantes en los Campeonatos del Mundo de 2003 y 2007. La muestra estuvo formada por todos los equipos participantes en ambas competiciones. Se utilizó la metodología observacional. Se filmaron los partidos y posteriormente fueron analizados con el software Polo análisis v. 1.0 directo. El 43,4% de los equipos masculinos y el 52,6% de los equipos femeninos que consiguieron la primera posesión del balón disfrutaron de un resultado parcial favorable a lo largo de los periodos. Los equipos masculinos que ganaron más del 50% de los partidos cogieron el primer balón en más de un periodo. Esto ocurrió en la categoría femenina en más de dos periodos. En conclusión, coger el primer balón en un mayor número de periodos se relaciona con un marcador parcial y final favorable.Resumo em Inglês:
The purpose of this study was to analyze the influence of taking the first ball possession on the partial and final score in water polo. The 192 matches disputed by team’s participants in the 2003 and 2007 Water Polo World Championship were recorded. The sample included all participants on both competitions. The observational methodology was applied. Matches were filmed and later they were analyzed with "Polo Análisis v. 1.0 directo" software. The 43.4% of men’s teams and 52.6% of the female teams, who got the first ball possession, got a favourable partial result along the periods. The men’s teams that won more than 50% of the matches took the first ball in more than one period. This occurred in the female category in more than two periods. In conclusion, to take the first ball in the majority number of periods is related to favourable partial and final score.Resumo em Português:
A proposta deste estudo piloto foi verificar os efeitos da velocidade de nado e dos ciclos inspiratórios sobre os parâmetros coordenativos do nado borboleta. Participaram quatro nadadores de nível regional, com desempenho médio de 69 ± 3,6% do recorde mundial na prova de 100 m borboleta em piscina de 25 m. Em resposta ao incremento da velocidade de nado, entre os principais resultados, destaca-se: redução da duração absoluta dos ciclos (de 2,01 ± 0,43 s para 1,07 ± 0,09 s, entre velocidade relativa aos 200 m e velocidade máxima em 25 m, com inspiração frontal e similar comportamento para ciclos não inspiratórios); marcado aumento na duração das fases propulsivas da braçada, expressas em % da duração média de quatro ciclos de braçada (fase B de 14,6 ± 3,2% para 22,8 ± 4,7% e fase C de 12,9 ± 1,0 para 19,1 ± 0,9% com inspiração frontal e similar comportamento para ciclos não inspiratórios), bem como maior sincronismo entre as ações da braçada e da pernada.Resumo em Espanhol:
La propuesta de este estudio piloto fue verificar los efectos de la velocidad de nado y de los ciclos inspiratorios sobre los parámetros coordinativos del nado mariposa. Participaron cuatro nadadores de nivel regional, con desempeño medio de 69 ± 3,6 % del record mundial en la prueba de 100 m mariposa. En respuesta al aumento de la velocidad de nado, entre los principales resultados, hubo: reducción en la duración absoluta de los ciclos (de 2,01 ± 0,43 s para 1,07 ± 0,09 s, entre la velocidad relativa a los 200 m e velocidad máxima en 25 m, con inspiración frontal y similar comportamiento para la condición sin respirar); un marcado aumento en la duración de las fases propulsivas de la brazada (fase B de 14,6 ± 3,2% para 22,8 ± 4,7% y fase C de 12,9 ± 1,0 para 19,1 ± 0,9% con inspiración frontal y similar comportamiento para la condición sin respirar).Resumo em Inglês:
The purpose of this pilot study was to describe the effects of pace and breathing actions on the coordinative parameters of the butterfly stroke. Four regional level swimmers participated of this study (mean performance level: 69 ± 3.6 % of the world record in the 100-m butterfly). Increasing speed, similar results were observed for both frontal breathing and non-breathing conditions. From the 200m pace to the maximal speed trial, there is a decrease in the absolute duration of arm stroke (from 2.01 ± 0.43s to 1.07 ± 0,09s), increasing the relative duration of propulsive phases (pull phase: from 14.6 ± 3.2% to 22.8 ± 4.7%; push phase: from 12.9 ± 1.0 to 19.1 ± 0.9%). Regarding to the inter-limb coordination, there is a higher continuity between the arm and leg stroke key points.Resumo em Português:
O objetivo deste estudo foi analisar o tempo de incidência, origem e local dos gols do Campeonato Brasileiro de Futebol da série A, no ano de 2008, bem como verificar a influência desses parâmetros na classificação final. A coleta de dados foi realizada por dois avaliadores independentes, que classificaram os gols quanto ao tempo de incidência, origem (bola parada ou bola rolando) e local da finalização (dentro ou fora da área). No total, foram marcados 1034 gols. A maior incidência de gols foi no segundo tempo (579 gols, ~56%), principalmente nos últimos quinze minutos (221 gols, ~21%). Em todos os períodos, a maioria dos gols foi originada em jogadas com a bola rolando e com a finalização realizada dentro da área. Os resultados deste estudo indicaram que a maior incidência de gols ocorre no final dos jogos, bola rolando e dentro da área. As equipes mais bem classificadas ao final da competição apresentaram maior regularidade na realização dos gols entre os períodos.Resumo em Espanhol:
El objetivo de este estudio fue analizar el tiempo de incidencia, la origen y el lugar de los goles del Campeonato Brasileño de Fútbol del 2008, y para comprobar la influencia de estos parámetros en la tabla de posiciones. La recogida de datos se realizó por dos evaluadores independientes que clasificaron los goles de las 380 partidas de la competición con relación al tiempo de incidencia, origen (balón parada o balanceo de la bola) y lugar de finalización (dentro o fuera del área penal). En total, se marcaron 1.034 goles. La mayor incidencia de goles fue en el segundo tiempo (579 goles, ~56%), principalmente en los últimos quince minutos (221 goles, ~21%). En todos los periodos, la mayoría de los goles se originó en jugada con finalización en el área penal. Como conclusión, los resultados de este estudio indicaron que la mayor frecuencia de goles tiene lugar al final de las partidas, aunque los mejores equipos presenten más regularidad en la distribución de los goles a lo largo de la partida. Los equipos mejores clasificados al final de la competición presentaron más regularidad en la realización de goles entre los dos periodos.Resumo em Inglês:
The aim of this study was to analyze the incidence time, origin and place of the goals of the 2008 Brazilian Championship, and to verify the influence of these parameters in the final classification. Data collection was performed by two independent evaluators that classified the goals according to the time of incidence, origin (stationary ball or ball rolling), and place of conclusion (inside or outside the area). A total of 1034 goals were scored. It was verified that there were more goals in the second half of the game (579 goals, ~56%), mainly in the last fifteen minutes (221 goals, ~21%). In all periods of the game, most of the goals were scored with the ball rolling and were performed inside the area. The results of the present study show higher incidence of goals at the end of the matches. The best ranked teams showed greater regularity in the distribution of goals between the intervals than the other teams.Resumo em Português:
O estudo descreveu o nível de atividade física e as barreiras percebidas para a prática de atividades físicas em uma amostra de 316 policiais militares de Feira de Santana, Bahia. Houve 37% de indivíduos insuficientemente ativos, sem diferença significante entre os sexos e a idade. Entre as barreiras percebidas para a prática de atividade física destacaram-se: compromissos familiares (39,2%), jornada de trabalho (36,7%), falta de equipamento (30,4%), ambiente inseguro (26,9%), falta de companhia (25,6%), tarefas domésticas (20,6%) e falta de recursos financeiros (20,3%). A prevalência de policiais insuficientemente ativos foi maior entre os que percebem barreiras pessoais, ajustado pelo sexo, idade e pelas barreiras ambientais, sociais e financeiras (RP: 1,5; IC95%: 1,00-2,26).Resumo em Espanhol:
El objetivo del estudio fue describir el nivel de actividad física y barreras percibidas a practicar actividades físicas en una muestra de 316 policía militar de Feira de Santana, Bahia. Hubo 37% de los oficiales de policía con el nivel de actividad física insuficiente, pero ninguna diferencia significativa entre los sexos y la edad. Entre las barreras percibidas para la práctica de actividad física se situó: compromisos com la familia (39.2%), la jornada laboral (36.7%), falta de equipo (30.4%), entorno inseguro (26.9%), carencia de la compañía (25.6%), tarefas del hogar (20.6%) y la falta de recursos financieros (20.3%). La prevalencia actividad física insuficiente fue mayor entre los que se dan cuenta de las barreras personales, ajustadas por sexo, edad y por barreras ambientales, sociales y financieras (RP: 1.5; IC95%: 1.00-2.26).Resumo em Inglês:
This research describes levels of physical activity and perceived barriers to physical activities of military police in Feira de Santana, Bahia. This is a cross sectional study, with a sample of 316 subjects. The results showed that in regard to physical activity, 37% of the military police are inactive, no significant difference related to gender and age. Among perceived barriers to practice physical activity stood out: family commitments (39.2%), the workday (36.7%), lack of equipment (30.4%), unsafe environment (26.9%), lack of company (25.6%), housework (20.6%) and lack of financial resources (20.3%). The prevalence of inactive police was higher among those who perceived personal barriers, adjusted by gender, age, and by environmental, social and financial barriers (OR: 1.5; CI95%: 1.00-2.26).Resumo em Português:
Identificar a prevalência de distorções de imagem corporal (IC) entre os sexos, em professores atuantes no mercado do Fitness da cidade do Rio de Janeiro. Para avaliação da IC foi utilizado o Body Shape Questionnaire (BSQ) em 255 professores (179 homens). Observamos que 7,3% dos professores e 32,8% das professoras apresentaram leve ou moderada distorção. As mulheres (71,2 ± 22,4) apresentaram escores de BSQ estatisticamente superiores (p < 0,001) aos homens (53,2 ± 17,0). Observou-se ainda uma crescente preocupação e cuidado com a construção de uma forma ideal de corpo entre os docentes, uma vez que níveis elevados de desempenho físico e estético significam garantia de domínio técnico e psicológico junto aos alunos, impactando em sua moral e sucesso.Resumo em Espanhol:
Identificar la prevalencia de distorciones de imagen corporal (IC) entre los sexos en profesores actuantes en el mercado de Fitness de la ciudad de Rio de Janeiro. Para la evaluación de la IC fue utilizado el Body Shape Questionnaire (BSQ) en 255 profesores (179 hombres). Observamos que 7,3% de los profesores y 32,8% de las profesoras mostraron una leve o moderada distorción. Las mujeres (71,2 ± 22,4) tuvieron resultados de BSQ estatisticamente superiores (p < 0,001) a los hombres (53,2 ± 17,0). Además se observó una creciente preocupación y cuidado con la construcción de una forma ideal del cuerpo entre docentes, porque niveles mas altos de rendimiento físico y estéticos significan una garantia de dominio técnico y psicológico con los alumnos, impactando en su moral y éxito.Resumo em Inglês:
This study aimed to identify the prevalence of body image distortions (IC) between genders in teachers working in the fitness market of the city of Rio de Janeiro. The Body Shape Questionnaire (BSQ) was used to evaluate the IC in 255 teachers (179 men). We found that 7.3% of male teachers and 32.8% of female teachers presented a slight or moderate distortion. Women (71.2 ± 22.4) achieved statistically superior BSQ scores (p <0.001) compared to men (53.2 ± 17.0). There was also a growing concern and care for the construction of an ideal body shape among teachers, since high levels of physical and aesthetic performance ensure technical and psychological domain with the students, influencing their morale and success.Resumo em Português:
O estudo examinou os efeitos da ingestão de cafeína em diferentes tarefas de tempo de reação. Em duas sessões, 22 homens (22,4 ± 2,9 anos; 77,3 ± 5,4 kg) ingeriram placebo ou cafeína (3 mg/kg) 45 minutos antes do teste de tempo de reação simples visual (TRS visual), auditivo (TRS auditivo), audiovisual (TRS audiovisual) e de discriminação sensorial (TR discriminação sensorial). Não foram encontradas diferenças significativas no TRS auditivo e TR de discriminação sensorial, sendo encontradas diferenças significativas apenas no TRS visual (Cafeína: 242,1 ± 25,98 ms vs. Placebo: 254,34 ± 28,29 ms) e TRS audiovisual (Cafeína: 242,55 ± 31,27 ms vs. Placebo: 255,68 ± 30,02 ms). Os resultados comprovam o efeito psicoestimulante causado pelo consumo de cafeína no TRS visual e audiovisual.Resumo em Espanhol:
El estudio examinó los efectos de la ingestión de cafeína en diferentes tareas de tiempo de reacción. En dos sesiones, 22 hombres (22,4 ± 2,9 años; 77,3 ± 5,4 kg) ingeriran placebo o cafeína (3 mg/kg) 45 minutos antes de la prueba del tiempo de reacción simple visual (TR visual), auditivo (TR auditivo), audio-visual (TR audio-visual) y de la discriminación sensorial (TR discriminación sensorial). No se encontraron diferencias significativas en el TRS auditorio y TR de la discriminación sensorial, se encontraron diferencias significativas sólo en lo TRS visual (Cafeína: 242,1 ± 25,98 ms vs. Placebo: 254,34 ± 28,29 ms) e TRS audio-visual (Cafeína: 242.55 ± 31.27 ms vs. Placebo: 255.68 ± 30.02 ms). Los resultados muestran el efecto psicoestimulante causado por la ingesta de cafeína en TRS visual y audio-visual.Resumo em Inglês:
The study examined the effects of caffeine ingestion on different reaction time tasks. In two sessions, 22 males (22.4 ± 2.9 years; 77.3 ± 5.4 kg) ingested placebo or caffeine (3 mg/kg) 45 minutes before the test of visual simple reaction time (Visual SRT), auditory (Auditory SRT), auditory-visual (Auditory-visual SRT) and of sensory discrimination (sensory discrimination RT). No significant difference was found in the auditory SRT and of sensory discrimination, significant difference was found only in the visual SRT (Caffeine: 242.1 ± 25.98 ms vs. Placebo: 254.34 ± 28.29 ms) and auditory-visual SRT (Caffeine: 242.55 ± 31,27 ms vs. Placebo: 255.68 ± 30.02 ms). The results confirm the psychostimulant effect caused by the consumption of caffeine on visual and auditory-visual TRS.Resumo em Português:
O objetivo do estudo foi analisar se as dicas de aprendizagem auxiliam crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa. Dez crianças com TDC e 14 de desenvolvimento típico, de 9 a 11 anos, foram divididas nos grupos TDC com dicas (TDCD), TDC sem dicas (TDCS), desenvolvimento típico com dicas (GDTD) e desenvolvimento típico sem dicas (GDTS). As crianças participaram de sete aulas, durante três semanas, para a aprendizagem do rolamento peixe, com o uso das dicas "empurre o chão", "coloque a mão o mais longe possível" e "queixo no peito". Os resultados não foram estatisticamente significantes entre os grupos, o que evidencia que as dicas não apresentaram efeito positivo na aprendizagem do rolamento peixe.Resumo em Espanhol:
La finalidad fue analizar si las instrucciones ayudan a los niños con el Desarrollo de la coordinación (TDC) en el aprendizaje de una habilidad motora compleja. Diez niños con DCD y 14 con desarrollo típico, 9-11 años, divididos en los grupos TDC con las instrucciones (TDCD), TDC sin las instrucciones (TDCS), desarrollo típico con las instrucciones (GDTD) y desarrollo típico sin las instrucciones (GDTS). Los niños participaran de siete clases por tres semanas para aprender la rotación-pez con el uso de las instrucciones "empuja el suelo", "pon las manos más lejos posible" y "barbilla en el pecho". Los resultados no fueron estadísticamente significativos entre los grupos, lo que demuestra que las instrucciones no señalaron ningún efecto positivo en el aprendizaje de la rotación-pez.Resumo em Inglês:
The objective was to analyze if learning cues help children with Developmental Coordination Disorder (DCD) on the acquisition of a complex motor skill. The sample consisted of ten children with DCD and 14 children with typical development, from 9 to 11 years, divided into the groups DCD with cues (DCDC), DCD without cues (DCDW), typical development with cues (TDC) and typical development without cues (TDW). The children participated in seven classes, during three weeks, to learn to dive roll. Cues used were "push the ground", "place your hands as far as possible" and "chin on the chest". The results weren’t statistically different among the groups, which indicate that cues didn’t show significant effect in learning of the dive roll.Resumo em Português:
O presente trabalho tem como objetivo apontar as características dos meios e métodos de influência prática e, posteriormente, sugerir um modelo de organização e estruturação na etapa preparatória, na modalidade futebol profissional. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram artigos publicados em periódicos indexados no Qualis CAPES, dissertações, bem como livros registrados no International Standard Book Number (ISSN). A partir das informações encontradas, destaca-se que o meio de treinamento representa o exercício, e o método o modo de sua utilização; os métodos de influência prática têm sido tratados com maior importância no âmbito desportivo. A discussão direciona no sentido de que os diferentes meios e métodos constituem os elementos práticos da preparação desportiva, intervindo diretamente na organização do treinamento, bem como no entendimento de que quanto maior é o grau de correspondência entre os modelos utilizados (exercícios de treinamento) e a competição, maiores e mais eficazes resultarão seus efeitos. Por fim, aponta-se que no contexto atual da modalidade, torna-se necessário evidenciar que a forma de organização deve buscar o desempenho dos jogadores em curto período de tempo, e a preparação de futebolistas profissionais indica a necessidade de pesquisas envolvendo propostas de sistematização de treinamento.Resumo em Espanhol:
Este trabajo tiene como objetivo mostrar las características de los medios y métodos prácticos de preparación y proponer un modelo de organización en fútbol profesional. Los instrumentos utilizados fueron artículos publicados en revistas indexadas en Qualis CAPES, disertaciones, libros registrados en el International Standard Book Number (ISSN). La información que se encuentra indica que el meio de entrenamiento es lo ejercício y el método es la forma de su utilización; los métodos prácticos han sido tratados con la mayor importancia en los deportes. La discusión se dirige en el sentido de que los diferentes medios y métodos son los elementos prácticos para la preparación deportiva, interviniendo directamente en la organización de entrenamiento, así como en el entendimiento de que cuanto mayor sea el grado de correspondencia entre los modelos utilizados (ejercícios) y la competición, mayor sus resultados y más efectivos sus efectos. Finalmente, cabe señalar que en el actual contexto de este deporte, es necesario demostrar que la forma de organización debe buscar el rendimiento de los jugadores en un corto período de tiempo y para la preparación de los futbolistas profesionales indicase la necesidad de investigaciones que incluyen propuestas sistemáticas de entrenamiento.Resumo em Inglês:
The purpose of this study was to point out the characteristics of exercises and methods, and then to suggest a structure model in the preparatory stage in professional soccer. The instruments used in the research were articles published in journals indexed in Qualis CAPES, dissertations, books registered in the International Standard Book Number (ISSN). We found out that the mean of training is the exercise and the method is how to use it; practical methods have been treated with the utmost importance in sports. The discussion guides in the sense that the different exercises and methods are the practical elements of sports preparation, directly intervening in the organization of training as well as on the understanding that the greater the degree of correspondence is between the models used (exercise training) and competition, larger and more effective result its effects. Finally it is noted that in the current context of the sport, it’s necessary to show that the form of organization should seek the players’ performance in a short period of time, and preparation of professional soccer indicates the need for proposals for research involving systematic training.Resumo em Português:
Esta obra clássica chegou à 5ª edição em 9 anos, provavelmente explicada pelas características de veicular uma gama enorme de informações práxicas da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, jamais reunidas na Educação Física, e colocadas com todo o cuidado pedagógico, com linguagem clara e detalhada, incluindo sugestões. O compêndio está distribuído em prefácio, introdução e mais 13 partes, fontes de consulta e anexos.Resumo em Espanhol:
Esta obra clásica llegó a su 5 . Edición en 9 años, posiblemente explicada por las características de conducir una gama enorme de informaciones practicas de la actividad física, salud y cualidad de vida, jamás reunidas en educación física. Colocadas con todo cuidado pedagógico, con un lenguaje claro y detallado, incluyendo sugerencias. El compendio está distribuido en prefacio, introducción y más 13 partes, fuentes de consulta y anexos.Resumo em Inglês:
This classic work has come to the 5th edition in 9 years, probably explained by characteristics of conveying a wide range of praxic information for Physical Activity, Health and Quality of Life, ever assembled in Physical Education. Placed carefully teaching, clear and detailed, with suggestions. The compendium is distributed in preface, introduction and 13 parts, sources of advice and attachments.