Acessibilidade / Reportar erro

Punção da artéria axilar para intervenções percutâneas em lactentes portadores de cardiopatias congênitas: "à procura de um caminho mais curto e mais seguro"

Axillary artery access for percutaneous interventions in infants with congenital heart disease: "in search of a shorter and safer pathway"

INTRODUÇÃO: O acesso através da punção da artéria axilar (AAx) tem sido utilizado em adultos com bons resultados, porém seu uso em neonatos e lactentes jovens tem sido pouco relatado. Nosso objetivo foi relatar a experiência inicial com o uso desse acesso em diferentes intervenções nessa faixa etária de pacientes. MÉTODO: De janeiro de 2009 a setembro de 2010 foram incluídas 11 crianças submetidas a diferentes procedimentos intervencionistas realizados através de punção da AAx. O procedimento foi realizado com agulha 21 G, sendo utilizados introdutores 4 F ou 5 F pediátricos. RESULTADOS: A média de idade foi de 26 ± 12 dias e o peso médio, de 4,2 ± 1,7 kg. Os procedimentos intervencionistas realizados foram: implante de stent no canal arterial (6), valvoplastia aórtica (1), angioplastia aórtica (2), implante de stent em Blalock-Taussig (1), e redilatação do stent do canal arterial (1). A punção da AAx direita foi realizada com sucesso em todos os pacientes e sem dificuldade técnica. Os tempos médios do procedimento e da fluoroscopia foram de, respectivamente, 52 ± 15 minutos e 13 ± 4 minutos. Apenas um paciente teve como complicação um pneumotórax sem repercussão hemodinâmica, e os demais pacientes não apresentaram intercorrências. Não houve complicações isquêmicas nem neurológicas no membro puncionado. O tempo médio de internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foi de 48 ± 16 horas. Não houve mortalidade durante os procedimentos intervencionistas e um paciente faleceu na UTI cinco dias após por sepse. CONCLUSÃO: O acesso axilar obtido por punção demonstrou ser uma alternativa segura e eficaz para a realização de diferentes procedimentos intervencionistas em neonatos e lactentes com cardiopatias congênitas.

Artéria axilar; Recém-nascido; Cardiopatias congênitas


Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI R. Beira Rio, 45, 7o andar - Cj 71, 04548-050 São Paulo – SP, Tel. (55 11) 3849-5034, Fax (55 11) 4081-8727 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbhci@sbhci.org.br