Acessibilidade / Reportar erro

Sistema miofuncional orofacial e trauma de face: revisão crítica da literatura

RESUMO

Introdução:

Esta revisão qualitativa da literatura levantou publicações científicas internacionais sobre a funcionalidade do sistema miofuncional orofacial nos traumas faciais, por meio da base de dados PubMed.

Método:

O levantamento realizado limitou-se a seres humanos, de qualquer faixa etária, no idioma inglês, entre os anos de 2005 e 2011. As publicações sem acesso completo, repetidas por sobreposição das palavras chave, estudos de caso, revisões de literatura, cartas ao editor e as não relacionadas diretamente ao tema foram excluídas.

Resultados:

Foram identificados 831 estudos, sendo 14 dentro dos critérios estabelecidos. Notou-se que a avaliação mais frequente foi a da função mandibular e depois análise de tratamentos; ocorreu mais fratura no côndilo que ângulo mandibular; utilizou-se mais tratamento cirúrgico juntamente com o conservador, seguido pelo somente cirúrgico e finalmente somente conservador; a maior incidência de traumas faciais foi em adultos do sexo masculino; poucas pesquisas foram realizadas com crianças e grupo-controle; utilizaram-se mais avaliações da função mandibular e clínicas, na maioria pré e pós-cirurgia; a força de mordida e a área oclusal apresentaram melhora póstratamento, no entanto a assimetria mandibular permaneceu; os valores de abertura máxima da boca atingiram a normalidade, porém inferiores ao grupo-controle; houve persistência de alterações na mobilidade mandibular e dor, mesmo após o tratamento; e a terapia miofuncional melhorou o quadro de alterações.

Conclusão:

É necessário mais publicações sobre o tratamento fonoaudiológico baseado na abordagem miofuncional orofacial nos traumas faciais.

Descritores:
Lesões Faciais; Terapia Miofuncional; Reabilitação; Fonoaudiologia; Sistema Estomatognático

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br