Acessibilidade / Reportar erro

Marcação de incisões receptoras em cirurgia da restauração capilar - nova metodologia para simetria de densidade

RESUMO

Introdução:

Em cirurgias de restauração capilar, as incisões receptoras para a inserção das unidades foliculares são realizadas com micro lâminas ou agulhas, procurando conseguir a maior proximidade possível, mas visando a segurança da nutrição sanguínea dos enxertos. O objetivo deste trabalho é relatar uma metodologia de marcação prévia de traços ou pontos na pele calva da região frontal, usando carimbos criados pelo autor, objetivando fazer incisões nessas marcas, a fim de se obter simetria de densidade.

Métodos:

Alguns tipos de carimbos são descritos, e também suas opções de utilização na região frontal, juntamente com três tipos de tinta, uma em cada indivíduo de quatro grupos de pacientes, visando a escolha da tinta que apresentasse maior tempo de permanência na pele. Nos grupos A e B, foram testados, respectivamente, o uso das concentrações usuais das tintas de uso médico e o de uma tinta permanente. Nos grupos C e D, foi testada uma solução alcoólica de 3% de violeta de genciana, sem e com uma película de barreira em spray.

Resultados:

Os carimbos descritos, umedecidos com o corante testado no grupo D, deixaram traços e pontos sobre o couro cabeludo que, cobertos com a película de barreira, foram resistentes a sangue e lavagens freqüentes.

Conclusões:

O uso de carimbos para marcar a pele calva, usando o método descrito, facilita a simetria das incisões e a identificação das fendas para a inserção das unidades foliculares, resultando em densidade simétrica na região frontal.

Descritores:
Incisões Receptoras; Transplante de Cabelo; Marcação de Pele

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br