Acessibilidade / Reportar erro

Os desafios no tratamento de paciente grande queimado e politraumatizado com trombose arterial em membro inferior durante a pandemia de COVID-19: relato de caso

■ RESUMO

Introdução:

A pandemia de COVID-19 se espalhou rapidamente pelo mundo trazendo a necessidade de ações emergenciais para o controle da doença em nível coletivo e individual. Assim, a Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do maior complexo hospitalar da América Latina foi fisicamente destinada aos infectados. Neste contexto, encontramos os desafios de tratar um paciente grande queimado e politraumatizado, que apresentou trombose arterial em membro inferior, uma rara complicação associada à queimadura térmica. Todo tratamento foi realizado em hospital não especializado ao atendimento de trauma.

Relato de Caso:

Paciente masculino, 18 anos, sem comorbidades, com queimaduras predominantemente de 3º grau de 50% de superfície corpórea queimada e neurotrauma grave, que apresentou trombose arterial em perna direita 24 horas após a queimadura. Paciente submetido à amputação do membro e a seriadas intervenções cirúrgicas para desbridamento e enxertia de pele. Apesar dos protocolos de prevenção, paciente foi infectado pela COVID-19 durante a internação.

Conclusão:

Este caso enfoca uma complicação rara relacionada à lesão por queimadura, que ainda não possui critérios de diagnóstico e medidas profiláticas definidas. Além disso, a pandemia de COVID-19 trouxe impactos em diversos âmbitos nos serviços de saúde, sendo fundamental o compartilhamento de conhecimentos durante esta pandemia pela busca de adaptações à situação de crise.

Descritores:
Queimaduras; Traumatismo múltiplo; Trombose; Coagulação intravascular disseminada; Vírus da SARS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br