Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente: alterações da hemoglobina e ferro sérico após lipoaspiração e/ou abdominoplastia

RESUMO

Introdução:

A lipoaspiração é o sendo segundo procedimento mais realizado no Brasil. Com os avanços da técnica, melhores equipamentos e aumento da segurança no ambiente cirúrgico, passaram-se a ser lipoaspiradas grandes áreas. Contudo, existe uma preocupação com a segurança do paciente. Comitês de segurança têm feito recomendações sobre a infiltração, anestesia, seleção do paciente, volume aspirado, entre outros. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o Conselho Federal de Medicina também determinaram parâmetros de volumes de segurança do aspirado e superfície corporal aspirada. Ainda assim, a literatura de apoio para as recomendações é escassa. O objetivo é avaliar as alterações dos níveis de hemoglobina, ferro sérico e proteínas totais no pré e pós-operatório mediato (7-10 dias), assim como seus reflexos nos pacientes.

Métodos:

Realizamos um estudo prospectivo, com pacientes submetidos à lipoaspiração isolada e associada à dermolipectomia abdominal, por indicações estéticas. Avaliamos 30 pacientes, sendo coletados dados demográficos, peso, Índice de Massa Corporal, níveis de hemoglobina, ferro sérico e proteínas totais, no pré-operatório, e entre 7 a 10 dias de pós-operatório. Resultados: A queda da hemoglobina foi entre 2-6g/dl, com média de 3,1g/dl aos 7-10 dia de PO. Tivemos como valor mínimo de hemoglobina 7,8g/dl no pós-operatório com 7-10 dias, enquanto o ferro sérico apresentou redução média de 44,87g/dl.

Conclusão:

A redução no nível da hemoblogina foi responsável pela sintomatolgia clinica apresentada. A reposição de ferro se mostrou necessária no pós-operatório imediato.

Descritores:
Abdominoplastia; Anemia hipocrômica; Lipectomia; Astenia; Tontura; Hipotensão ortostática; Taquicardia.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br