RESUMO
Introdução:
O câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo é o de mama. Não bastasse o mal que a doença ativa é capaz de causar, após a cura as sequelas continuam atormentando a vida de milhares de mulheres. O trauma psicológico de uma mutilação pode ter repercussões psicológicas de difícil controle. A mastectomia salva a vida da mulher com câncer mamário; entretanto, a perda da mama pode manter o biopsicossocial da paciente doente. Reconstruir as mamas se torna, então, tempo crucial no tratamento destas mulheres.
Métodos:
O estudo dos acervos públicos e pessoais dos autores permitiram discorrer sobre a evolução artística e técnica das reconstruções mamárias através dos anos.
Resultados:
Estudos e reflexões de cirurgiões plásticos em todo o mundo possibilitaram a padronização de uma série de técnica e ferramentas para reconstrução da mama, que vão compor o arsenal do cirurgião moderno. Existem várias, incluindo técnicas com retalhos locais, como o plug flap e as técnicas de mamoplastia, retalhos de vizinhança, como retalho toracodorsal, materiais aloplásticos (expansores teciduais e próteses), numerosos retalhos autólogos, incluindo retalhos microcirúrgicos ou, ainda, técnicas combinadas frente aos variados tipos de casos. Paralelamente, a indústria de produtos médico-hospitalares desenvolveu material aloplástico (próteses e expansores) mais adequados e de melhor qualidade, que propiciam reconstruções mais seguras e mais previsíveis no que concerne ao uso dos implantes.
Conclusão:
O estado da arte atual da reconstrução mamária encontra pilares históricos bem fundamentados e auxílio tecnológico avançado, provendo condições para tratamentos refinados, de alta exigência e preparo do artista.
Descritores:
Neoplasias da Mama; Mastectomia; Mama; Implante Mamário; Mamoplastia; História; Arte