RESUMO
Introdução:
A orelha é uma estrutura da face que tem valor estético. As dimensões da orelha e aparência dos seus componentes anatômicos são modificados com a idade, doenças e práticas culturais que podem resultar em uma estética desagradável com o tempo. O lóbulo é um componente anatômico importante da orelha que é bastante influenciado esteticamente por estes fatores. Ele é composto por tecido adiposo e pele e pode sofrer mudanças na sua proporção e flacidez, as quais podem ser melhoradas, por meio procedimentos cirúrgicos, para ficarem esteticamente mais agradáveis, com o intuito de oferecer uma aparência mais proporcional ou jovem. Este trabalho descreve um caso de um paciente de 30 anos que considerou os lóbulos das suas orelhas desproporcionais ao resto da orelha e fez cirurgia para reduzi-los.
Métodos:
Foi realizado um procedimento cirúrgico simples, de recuperação rápida para reduzir o tamanho dos lóbulos do paciente por marcação e resseção de uma parte de cada lóbulo do paciente.
Resultados:
Os resultados se mostraram satisfatórios com lóbulos mais proporcionais ao resto das orelhas e melhora da estética do paciente.
Conclusão:
A técnica descrita neste trabalho para a redução de lóbulos auriculares hipertrofiados se mostrou eficaz.
Descritores:
Orelha/anatomia & histologia; Hipertrofia; Orelha/cirurgia; Ritidoplastia; Cicatriz; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos.