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O processo de especialização e desespecialização em educação do Ministério Público de Goiás: uma análise da mudança 1 1 O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com apoio do CNPq, Chamada MCTI/CNPq n° 01/2016 - Universal, processo nº 432345/2016-7.

The process of specialization and despecialization in education of the Public Prosecution Service of Goiás: an analysis of change

Resumo:

A partir de leituras neoinstitucionais e organizacionais, o texto propõe um modelo de análise sobre o processo de mudança no Ministério Público, destacando que os valores dos sujeitos que integram a organização devem ser reconhecidos no processo de formação da agenda. O modelo de estudo foi aplicado ao Ministério Público de Goiás (MPGO) e se propôs a compreender como se deu esse processo de mudança organizacional, retirando o tema da educação da agenda, apesar da sua importância. Constatamos que fatores exógenos podem induzir a especialização, mas as mudanças institucionais só permanecem se forem incorporadas pelos membros da organização. Fatores endógenos contribuem para, a partir de um rearranjo de forças, levarem a mudança de preferências e da estrutura organizacional.

Palavras-Chave:
especialização em educação; Ministério Público; educação; políticas públicas; mudança organizacional; mudança institucional

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