Acessibilidade / Reportar erro

Pandemia, desigualdade e pobreza nas regiões metropolitanas brasileiras1 1 Agradecemos ao CNPq pelas duas bolsas de produtividade em pesquisa e pela verba conferida através do edital Universal 2021. Somos gratos à PORTICUS, que financiou parte da pesquisa através da RedODSAL. A pesquisa também se beneficiou do trabalho do IBGE e do DataZoom. Agradecemos aos pareceristas adhoc da RBCS pelos questionamentos e sugestões que nos ajudaram a aprimorar o presente artigo. Como de praxe, as possíveis falhas e limitações são inteiramente de responsabilidade dos autores.

Pandemic, inequality and poverty in Brazilian metropolitan regions

Resumo

O artigo avalia o comportamento da desigualdade de renda e da pobreza no Brasil metropolitano durante a pandemia de Covid-19. O objetivo principal é analisar o papel desempenhado, entre 2019 e 2021, pelas políticas federais de transferência de renda – em especial o Auxílio Emergencial - no que diz respeito às variações no nível de desigualdade e de pobreza nas metrópoles brasileiras. Os dados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc – IBGE), em sua divulgação anual, e compreendem as vinte e duas principais regiões metropolitanas do país. Através de técnicas de decomposição, os resultados evidenciam em que medida as variações no rendimento do trabalho e nas políticas de transferência de renda explicam a evolução das desigualdades e da pobreza no período da pandemia.

Palavras-chave:
pandemia; desigualdades; pobreza; auxílio emergencial; regiões metropolitanas

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br