Resumo
Desenvolvendo o conceito de “continuum de instabilidade”, reconhecemos que diferentes fenômenos, como a agência e a resiliência, são úteis para reenquadrar as diferentes dinâmicas e mecanismos de reinstalação e de correspondência entre emprego e educação num grupo de mulheres brasileiras reinstaladas no contexto espanhol. Este artigo contribui para o conhecimento científico da relação entre as estratégias de mobilidade transnacional e o reenquadramento da identidade profissional na sociedade de acolhimento. Através do procedimento de uma metodologia qualitativa, os dados foram colhidos em diferentes Comunidades Autônomas da Espanha durante e após a pandemia de Covid-19, entre 2021 e 2022. Este artigo explora as estratégias utilizadas por mulheres brasileiras altamente qualificadas para alcançar empregos correspondentes à sua educação na Espanha. Para tal, analisamos as estruturas de oportunidades e limitações que influenciaram os seus percursos profissionais no contexto sócio-ocupacional espanhol. Por outro lado, ao considerar o nível micro-analítico, a subjetividade sofre alterações relevantes a partir da negociação com factores externos a nível macro (estrutural) e meso (relacional), dependendo das formas de adaptação e transformação de cada mulher. Neste contexto, a agência e a resiliência são os fatores de estímulo e tornam-se estratégias ativas por meio do processo de desconstrução e reconstrução da nova identidade na fase pós-migratória.
Palavras-chave:
Mulheres migrantes com elevado nível de educação; agência; estratégias; vulnerabilidades; correspondência entre emprego e educação