Acessibilidade / Reportar erro

AÇÃO INSTITUCIONAL, CONFIANÇA NA POLÍCIA E LEGITIMIDADE EM SÃO PAULO* * Este artigo foi desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no programa “Building democracy daily: human rights, violence and institutional trust” do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/USP (Cepid-Fapesp). Agradeço ao apoio da Fapesp para a realização deste trabalho. Agradeço também aos pareceristas anônimos da RBCS que muito me ajudaram a refletir sobre este texto, com importantes e enriquecedores comentários e críticas construtivas que me levaram a revisar, aprimorar e compor esta versão final.

INSTITUIONAL ACTION, TRUST IN THE POLICE, AND LEGITIMACY IN SÃO PAULO

ACTION INSTITUTIONNELLE, CONFIANCE DANS LA POLICE ET LÉGITIMITÉ À SÃO PAULO

O artigo apresenta uma investigação sobre os determinantes da confiança nas polícias e da legitimidade nas leis, baseada em um survey realizado em 2013 na cidade de São Paulo. A análise testa hipóteses presentes no cenário internacional, que sugerem que a percepção de determinadas condutas institucionais realizadas pelos agentes públicos, chamadas de justeza procedimental (procedural justice) tem mais impacto no processo de legitimação das polícias que os fatores relacionados com a eficácia policial. Os resultados corroboram parcialmente essa perspectiva destacando uma associação significativa entre confiança institucional e as variáveis relativas às dimensões da justeza procedimental e da eficácia policial. Ressaltam também a associação da legitimidade das leis com a dimensão da justeza procedimental, em menor grau que o observado em relação à confiança.

Confiança; Legitimidade; Ação institucional; Polícia; Justeza Procedimental


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, CEP: 05.655-010, Tel.: (+55 11) 3091-4664 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br