Acessibilidade / Reportar erro

Conquering Credibility for Monetary Policy Under Sticky Confidence* * We are grateful to an anonymous referee and the Associate Editor, Alexandre B. Cunha, for helpful comments and suggestions. Any remaining errors are our own. We are also grateful to CNPq (Brazil) for providing us with research funding.

Derivamos uma política monetária de melhor resposta quando a confiança dos formadores de preços no comprometimento da autoridade monetária com a meta de nível de preços pode ser incompleta e rígida. Concluímos que a confiança completa (ou credibilidade plena) não é uma condição necessária para o alcance da meta de nível de preços, mesmo quando a heterogeneidade de expectativas dos formadores de preços sobre o nível geral de preços varia endogenamente ao longo do tempo e pode emergir como um resultado de equilíbrio no longo prazo. De fato, na ausência de perturbações endógenas sobre a dinâmica da construção de confiança, é o alcance da meta de nível de preços por um período longo o suficiente que, devido à rigidez do estado de confiança, assegura a conquista da maior confiança possível. Este resultado tem implicações relevantes para a conduta da política monetária em busca da estabilidade de preços. Uma implicação é que o estabelecimento de uma meta de nível de preços importa mais como uma forma de dar à política monetária um foco mais estrito na estabilidade de preços do que como um mecanismo de conquista de credibilidade. No que tange à conquista de credibilidade, segue-se que ações falam mais alto do que palavras, pois é o contínuo alcance da estabilidade de preços que, em última instância, funciona melhor como mecanismo de construção de confiança dos formadores de preços com relação à política monetária.


Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br