Acessibilidade / Reportar erro

Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil

Resumo

Este trabalho pretende criar um Índice de Motivação Multidimensional (IMM) a partir dos dados do PISA 2015, verificar o efeito deste sobre o desempenho escolar e identificar qual das dimensões possui maior impacto na redução do diferencial de notas entre os alunos com melhores e piores condições socioeconômicas. A partir das metodologias de Fuzzy Sets, Balanceamento por Entropia e a decomposição de Oaxaca-Blinder, observou-se que, tanto o IMM como os índices motivacionais dos alunos e professores foram positivos e significativos em relação à proficiência. Ademais, a diferença nas notas entre os grupos reduziu ao ponderar pelo IMM ou pelas dimensões.

Palavras-chave
Índice de motivação multidimensional; desempenho escolar; PISA

Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br