Acessibilidade / Reportar erro

Shortcomings of the Brazilian Pre-Salt Auction Design* * We thank the comments of Flávio Menezes and three anonymous referees. We acknowledge the financial support of CNPq-Brazil.

O governo Brasileiro estabeleceu regras de partilha de produção, regulamentando o leilão do pré-sal, em subtituição ao regime de concessão anterior. Motivados por essas mudanças estudamos aqui um modelo de leilão com repartição de receitas. Demonstramos a existência de equilíbrio monótono e determinamos a sua forma analítica. Em seguida introduzimos no modelo uma função representando a taxa sobre os direitos de exploração, contingente no valor da produção. Este instrumento pode aumentar a receita esperada tanto do leilão de bonus quanto do leilão de partilha e reduzir a diferença entre ambos. Analisando o novo regimento do ponto de vista dos resultados teóricos e numéricos obtidos, discutimos algumas consequências e argumentamos que o regime de concessão anterior é superior.


Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br