Acessibilidade / Reportar erro

Simple Macroeconomic Policies and Welfare: A Quantitative Assessment* * The authors acknowledge financial support from the Brazilian Council of Science and Technology (CNPq) and the helpful comments of an anonymous referee. The views expressed in this paper are those of the authors and should not be interpreted as representing the positions of the Central Bank of Brazil.

Desenvolve-se neste artigo uma comparação quantitativa, em um modelo do tipo "cash-credit goods", de três políticas macroeconômicas: a ótima, uma que leva a completa suavização das oscilações do produto e uma extremamente simples que prescreve valores constantes para as alíquotas de impostos e a taxa de crescimento da oferta de moeda. Em consonância com os resultados encontrados na literatura, os ganhos ou as perdas de se mudar de uma política para outra são modestos. Mostra-se ainda que a política simples domina, sob o ponto de vista de bem-estar, aquela que leva a um produto constante.


Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br