Acessibilidade / Reportar erro

DERIVAÇÃO DE UMA EQUAÇÃO PARA O CÁLCULO DO TEOR DE UMIDADE DE SEMENTES DE TRIGO UTILIZANDO-SE O FATOR DE QUALIDADE Q1 1 Apoio financeiro da International Foundation for Science (IFS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

DERIVATION OF A DENSITY-INDEPENDENT EQUATION FOR ESTIMATION OF WHEAT MOISTURE CONTENT USING THE QUALITY FACTOR Q

RESUMO

Objetivou-se, com este trabalho, obter um modelo para o cálculo do teor de umidade do trigo, independentemente de sua massa específica aparente, ρ, a partir da medição simultânea da permissividade elétrica relativa, ε', do produto, em duas freqüências, utilizando-se um medidor do fator de qualidade Q. Avaliaram-se as possíveis fontes de erro durante a medição, em função das diferenças entre os valores experimental e calculado da capacitância do sensor. Verificou-se, também, o efeito causado pela utilização de grânulos de poliestireno expandido para redução artificial do valor da massa específica aparente dos grãos de trigo. O modelo obtido permitiu estimar-se o teor de umidade do trigo, variedade Estica, no intervalo entre 12 e 18% b.u., com desvio-padrão e erro máximo de 0,8 e 1,1 pontos percentuais de umidade, respectivamente. Concluiu-se que a metodologia proposta não permite, para as condições estudadas, a obtenção de um modelo para a estimativa do teor de umidade do trigo e que seja independente de ρ.

Palavras-chave:
instrumentação; teor de umidade; trigo

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com