Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de diferentes marcas comerciais de milho-pipoca

Evaluation of the quality of diferent commercial brands of popcorn

Com o objetivo de avaliar a qualidade de diferentes marcas comerciais de milho-pipoca, desenvolveu-se um trabalho durante o período de setembro a dezembro de 1998. O delineamento experimental foi o de blocos inteiramente casualizados, com dez tratamentos e três repetições, em que os tratamentos constaram das marcas do milho-pipoca: Yoki, Hikari, Sinhá, Maitá, Dona Clara, Zaeli, Super Grão, Poty, Kero-Kero 1 e Kero-Kero 2. As características avaliadas foram: índice de capacidade de expansão (ICE), peso de 100 grãos, teor de umidade (TU) e análise sensorial (AS). Os resultados mostram que as marcas Zaeli, Yoki, Maitá e Dona Clara apresentaram alto ICE e preferência na AS, enquanto a marca Kero-Kero 2 teve o maior percentual de umidade e, com relação ao peso de 100 grãos, as marcas Yoki e Dona Clara mostraram os maiores pesos médios, embora não diferindo estatisticamente das marcas Sinhá, Zaeli e Kero-Kero 2.

milho-pipoca; qualidade; marcas do milho-pipoca


Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com