RESUMO
No momento da aquisição e utilização de um trator agrícola, o consumo de combustível pelo motor deve ser levado em conta pelo usuário, tendo em vista sua origem não renovável e o preço de comercialização. Estratégias adequadas de condução de tratores podem auxiliar os usuários a reduzirem os custos de produção. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o consumo de combustível de um trator agrícola utilizando diferentes estratégias de condução. Cargas parciais foram impostas, seguindo instruções contidas no Código 2 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, utilizando carro dinamométrico instrumentado, em pista de concreto. Foram aplicadas seis cargas parciais (30; 40; 50; 60; 70 e 80% de Q0) e três velocidades de deslocamento (5,16; 7,29 e 10,48 km h-1), para as estratégias utilizadas (Aceleração Máxima; e Marcha Longa - Aceleração Reduzida), onde Q0 é a força de tração correspondente à potência máxima na barra de tração, para cada marcha selecionada. Foram realizadas três repetições, que totalizaram 108 unidades experimentais (2 x 3 x 6 x 3), em um delineamento experimental inteiramente casualizado. O modo Marcha Longa - Aceleração Reduzida deve ser utilizado como uma estratégia de condução do trator, pois pode-se economizar até 29,39% de combustível em relação ao modo Aceleração Máxima, normalmente utilizado pelos usuários.
Palavras-chave:
pista de teste de concreto; cargas parciais; eficiência energética