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Desempenho energético de trator agrícola com rodas radiais simples versus diagonais duplas em operação de gradagem

RESUMO

A roda do trator agrícola interage diretamente com o solo, afetando seu desempenho energético e operacional. Diversos trabalhos estudam as particularidades entre configurações de rodado buscando interpretar o tipo e arranjo mais eficiente de rodagem, entretanto ainda há uma demanda de estudos que elucidem a tomada de decisão quanto a necessidade da troca do tipo de rodado ou melhoria do arranjo pré-existente. O experimento teve como objetivo avaliar o desempenho energético do trator agrícola quando equipado com rodas radiais simples e diagonais duplas no eixo traseiro, em operação de gradagem intermediária. O experimento em faixas foi conduzido no delineamento de blocos casualizado, nas parcelas dois arranjos de rodados (radiais simples e diagonais duplas) e nas subparcelas quatro velocidades alvo (4, 6, 8 e 10 km h-1), com quatro repetições, totalizando 32 unidades experimentais. Foi monitorado a patinagem dos rodados, rotação do motor, consumo horário e específico de combustível, força, potência e rendimento na barra de tração, velocidade operacional e eficiência térmica do motor. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e, quando significativo, ao teste de Tukey e análise de regressão. Os pneus radiais simples proporcionaram acréscimo da velocidade e força na barra de tração sem acréscimo do consumo de combustível, proporcionando, consequentemente, um incremento no desempenho energético e operacional em operação de gradagem intermediaria.

Palavras-chave:
arranjo de rodas; consumo de combustível; eficiência térmica do motor

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