RESUMO
A proposta deste artigo é apresentar a análise e comparação dos resultados de simulação computacional usando a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) em rotores de bomba centrífuga. Três rotores foram simulados: 1) rotor original; 2) rotor original com pás intermediárias na saída; 3) rotor original com pás intermediárias na entrada. O comprimento das pás intermediárias foi de 30% do comprimento da pá principal. Eles foram simulados usando o software ANSYS-CFX na rotação de 1500 rpm para diferentes vazões. O modelo de turbulência adotado foi o Shear Stress Transport (SST). Com os resultados foram construídas as curvas de altura produzida pelas pás do rotor, além da apresentação da distribuição de pressão e comportamento das linhas de corrente dentro do rotor. Foi verificado que a inserção das pás intermediárias levou à redução da altura produzida pelas pás do rotor, principalmente para o rotor com pás intermediárias na saída, na qual a redução foi maior.
Palavras-chave:
projeto de turbomáquinas; modelagem de escoamento; distribuição de pressão; comportamento de linhas de corrente