Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2024
  • Autocorrelação espacial de populações de plantas de soja e atributos físicos de um Latossolo Original Article

    Oliveira, Job T. de; Baio, Fábio H. R.; Silva, Eder E. da; Moura, Suzany S. de; Valente, Domingos S.; Teodoro, Paulo E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Dentre os ajustes fitotécnicos necessários, a correta recomendação da população de plantas de cada cultivar de soja é de suma importância para o sucesso na produção desta cultura. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a distribuição e autocorrelação espacial da população de plantas de soja de acordo com a variabilidade espacial de atributos físicos e químicos de um Latossolo na região do Cerrado brasileiro. Os atributos estudados foram: população de plantas, produtividade de grãos de soja, condutividade elétrica aparente do solo, teor de matéria orgânica do solo, capacidade de troca catiônica, potencial hidrogeniônico e teor de argila no solo. A população de plantas variou inversamente em função da condutividade elétrica aparente do solo. As áreas com os maiores valores de condutividade elétrica aparente do solo, teor de matéria orgânica do solo, capacidade de troca catiônica e teor de argila apresentaram as menores populações de plantas. A produtividade da soja não foi influenciada pelo aumento ou diminuição da população de plantas, por isso é economicamente viável plantar com menor densidade de plantas para melhorar a margem de lucro do agricultor.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Maps with the use of bivariate techniques are important tools for exploratory studies of agricultural fields. The soybean crop yield does not increase or decrease according to the variation of the adopted plant population. Sowing planning with plant population reduction is important to increase the producer’s profit.
  • Entalpia como índice de conforto térmico na produção de frango de corte Original Article

    Pecoraro, César A.; Gonçalves, João C.; Nunes, Emanuele H.; Bumbieris Junior, Valter H.; Tavares Filho, João; Miranda, Késia O. da S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A entalpia tem sido proposta atualmente como um índice adequado para a avaliação do ambiente interno de galpões de frangos de corte, pois depende basicamente da temperatura e da umidade relativa do ar. Dessa forma, objetivou-se analisar a entalpia como índice de conforto térmico na produção de aves para o município de Londrina, Paraná, e modelar a entalpia aos índices de conforto térmico que proporcionam eficiência na produção. Para o estudo, utilizaram-se dados de 1961 a 2021 do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de Brasília, Distrito Federal. Os dados meteorológicos desse período foram analisados para conhecer suas variações e as relações entre eles, através de um estudo descritivo e de correlação entre diferentes parâmetros, para comparar as condições de conforto térmico e os limites críticos estabelecidos para as aves. Com base nos resultados desta pesquisa, considerando os índices de entalpia obtidos através de médias históricas, pode-se concluir que a utilização de aquecimento para as aves na primeira e segunda semanas de alojamento, no período de inverno, considerando o local estudado, é imprescindível, devido às baixas temperaturas registadas. Para aves alojadas na terceira, quarta, quinta e sexta semana de idade, considerando os índices de entalpia, pode-se concluir que é necessária a utilização de sistemas de resfriamento para as aves.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Attention to heating management during the first and second weeks of poultry rearing is crucial. Attention should be directed towards cooling management during the third week of broiler chickens rearing. Enthalpy is important to support environmental management practices in broiler buildings.
  • Produção e qualidade de couve-rábano roxa sob soluções nutritivas de diferentes condutividades elétricas Original Article

    Oliveira, Francisco de A. de; Oliveira, Mychelle K. T. de; Santos, Sandy T. dos; Medeiros, José F. de; Góis, Helena M. de M. N.; Cordeiro, Carla J. X.; Alves, Francisco A. T.; Costa, Mário J. V.

    Resumo em Português:

    RESUMO O manejo dos níveis de condutividade elétrica é um dos fundamentos necessários para se obter maior produção e melhor qualidade de hortaliças. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da condutividade elétrica da solução nutritiva na cultura da couve-rábano cultivada em sistema semi-hidropônico. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos associados à condutividade elétrica da solução nutritiva (1,31; 1,71; 2,37; 2,98 e 3,75 dS m-1) e quatro repetições. As plantas foram colhidas 78 dias após o transplante e avaliadas quanto ao crescimento, produção e qualidade pós-colheita. Solução nutritiva com condutividade elétrica (CE) de 1,31 dS m-1 proporciona maior produção de couve-rábano roxa. O aumento da CE reduziu linearmente a maioria das variáveis analisadas (área foliar, massa fresca de folhas, bulbos e parte aérea, massa seca de folhas e totais, volume e firmeza de bulbos), com perdas mais expressivas para as variáveis massa fresca de bulbos (50,54%) e volume de bulbos (57,37%). A utilização de solução nutritiva com CE entre 2,3 e 2,9 dS m-1 aumentou o teor de vitamina C e a acidez titulável.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Kohlrabi is sensitive to electrical conductivity of the nutrient solution greater than 1.31 dS m-1. Vitamin C content in kohlrabi increases with salt stress provoked by nutrient solutions between 2.3 and 2.9 dS m-1. Bulb is the part of the kohlrabi plant most affected by salinity of 3.75 dS m-1.
  • Fertilidade e estoque de carbono em ambientes de pastagem e floresta no sul da Amazônia Original Article

    Silva, Fernando L.; Silva, Marcus H. M. e; S. Oliveira-Júnior, Ernandes; López-Alonso, Marta; Pierangeli, Maria A. P.

    Resumo em Português:

    RESUMO O manejo inadequado de solos de pastagens na Amazônia resulta em predomínio de pastagens degradadas. Considerando as características naturais dessa região pode favorecer estratégias mais adequadas para sua sustentabilidade, o objetivo desse estudo foi avaliar as diferenças de atributos químicos e físicos de solos de pastagens e florestas no sul da Amazônia e identificar os atributos mais sensíveis de sua fertilidade. Além disso, sugerir práticas de manejo mais adequadas para essas pastagens em direção à sustentabilidade. Amostras de solo da camada de 0 a 0,20 m foram analisadas para determinação de pH, bases trocáveis (cálcio, magnésio e potássio), alumínio trocável, acidez potencial, fósforo, carbono orgânico, densidade aparente e textura. Os solos de pastagem tiveram maior pH, cálcio e densidade aparente do que os solos de floresta. No entanto, os solos de pastagem apresentaram menores teores de fósforo e matéria orgânica. Os estoques de carbono orgânico do solo também foram menores nas pastagens, com teores de 0,8 a 12 Mg ha-1 inferiores aos solos da floresta. Os atributos de fertilidade mais sensíveis ao manejo do solo nessas pastagens foram fósforo, pH, carbono orgânico e densidade aparente. A carência de nutrientes e de práticas de conservação do solo e da água têm contribuído para o estado de degradação dessas pastagens. Portanto, o manejo recomendado para essas pastagens deve visar a melhoria da matéria orgânica, redução da compactação, além da reposição e ciclagem de nutrientes.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Phosphorus, pH, organic carbon, and bulk density were the attributes most sensitive to soil management. Pasture soils had carbon stock levels 0.8 to 12.4 Mg ha-1 lower than forest soils. Lack of conservation management has led these pastures to degradation.
  • Inoculação de Saccharomyces cerevisiae com caldo de cana-de-açúcar como cultura iniciadora na fermentação do café (Coffea arabica) Original Article

    Ladino-Garzon, Wilmer L.; Barrios-Rodríguez, Yeison F.; Amorocho-Cruz, Claudia M.

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do caldo de cana-de-açúcar e da adição levedura comercial Saccharomyces cerevisiae var. bayanus (≥ 1 × 1010 cfu/g) durante a fermentação do café nas características sensoriais da bebida e na composição química do grão de café. Foi realizado um experimento completamente aleatório com duas repetições para quatro tratamentos, distribuídos da seguinte forma: i) adição de água (0.78 kg), ii) adição de caldo de cana-de-açúcar (0.78 kg), iii) adição de caldo de cana-de-açúcar (0.78 kg) combinado com a levedura Oenoferm® Freddo (0.78 kg) e iv) adição de caldo de cana-de-açúcar (0.78 kg) combinado com a levedura Oenoferm® Color (0.78 kg). Após fermentação e a secagem, as amostras sáo submetidas à torrefação média e analisadas por espectroscopia de infravermelho e análise sensorial de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association. A implementação de aditivos orgânicos afetou diretamente os atributos e as notas sensoriais, permitindo que o café fosse classificado como um café especial com uma pontuação acima de 80 pontos. A adição de suco de cana-de-açúcar ou de uma combinação de suco de cana-de-açúcar e Saccharomyces cerevisiae apresentou resultados promissores na melhorar da qualidade da bebida do cafe. Além disso, a análise quimiométrica do espectro infravermelho mostrou que as características químicas do café torrado foram afetadas, o que se correlacionou com os resultados sensoriais. A adição apenas de suco de cana (T2) e da cepa de levedura Oenoferm® Freddo (T3) apresentou a melhor qualidade sensorial.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Yeast from wine production is an alternative to inoculation as a starter in coffee fermentation chaptalized with sugar cane. Treatments with sugar cane and S. cerevisiae are a proposal that contributes to the production of specialty coffee. The incorporation of additives such as sugar can favor the metabolism of yeast because it is a source of carbohydrates.
  • Mitigação do estresse salino em mudas de maracujá com aplicação de H2O2 Original Article

    Nobre, Reginaldo G.; Vasconcelos, Emanoel dos S.; Sales, Guilherme da S.; Linhares, Edna L. da R.; Souza, Maria do S. M. de; Moreira, Allyson R. P.; Aviz, Rhaiana O. de; Casais, Luana K. N.; Neitzke, Taíla R.

    Resumo em Português:

    RESUMO O peróxido de hidrogênio (H2O2) pode ser indicado como uma estratégia para mitigar o estresse salino em plantas, por isso o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das concentrações e métodos de aplicação de H2O2 como mitigador do estresse salino sobre o crescimento, fisiologia e qualidade de mudas de maracujá cv. BRS Gigante Amarelo. O experimento foi conduzido em ambiente protegido (telado) pertencente a UFERSA, em Caraúbas - RN, Brasil, em delineamento em blocos casualizados e analisados em esquema fatorial 2 × 4 × 3, com quatro repetições e uma planta por parcela. Os tratamentos consistiram em: condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,5 e 3,2 dS m-1); concentrações de H2O2 (0, 12, 24 e 36 μM); e métodos de aplicação de H2O2 (M1 = embebição das sementes, M2 = pulverização foliar e M3 = embebição das sementes + pulverização foliar). O aumento dos níveis de salinidade da água de irrigação afeta negativamente a qualidade das mudas. O peróxido de hidrogênio na concentração de 24 µM mitiga o estresse salino em mudas de maracujazeiro cv. BRS Gigante Amarelo. A aplicação de H2O2 em sementes associada à pulverização foliar mitiga os efeitos do estresse salino sobre a taxa de crescimento absoluto da área foliar de mudas de maracujá irrigadas com CEa de 3,2 dS m-1.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Hydrogen peroxide favors the physiology and growth of passion fruit seedlings. Hydrogen peroxide application allows the use of brackish water in the production of passion fruit seedlings. Methods of application of H2O2 have a distinct influence on the physiology and growth of passion fruit seedlings.
  • Análise multifractal das plantas-daninhas em sistema de semeadura direta na região Pré-Amazônia Original Article

    Silva, Daniel M. da; Silva, Guimarães V. da; Siqueira, Glécio M.

    Resumo em Português:

    RESUMO As plantas-daninhas possuem diversos mecanismos de dispersão e reprodução descrevendo elevada variabilidade espacial. O objetivo deste estudo foi avaliar a heterogeneidade de escala e espacial de plantas-daninhas utilizando análise multifractal em sistema de semeadura direta na região Pré-Amazônia. A amostragem foi realizada em uma parcela de produção comercial cultivada com soja (Glycine max). Na área de estudo foram demarcados 1.071 pontos, em malha regular de 10 × 10 m, no município de Mata Roma (Maranhão, Brasil). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise multifractal empregando o método box-counting. As plantas-daninhas apresentaram diferentes graus de multifractalidade, descrevendo maior ou menor heterogeneidade de escala e espacial na área de estudo. Euphorbia hirta e Turnera subulata apresentaram assimetria dos ramos do espectro de singularidade para a esquerda, indicando domínio de valores elevados de medidas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Weeds present varying spatial variability scales. Euphorbia hirta L. exhibited high density and abundance. Commelina benghalensis L. exhibited the greatest heterogeneity among the evaluated weeds.
  • Qualidade química e compostos bioativos de batata-doce sob adubação fosfatada Original Article

    Oliveira, Pablo H. de A.; Oliveira, Anna K. S. de; Coêlho, Ester dos S.; Silva, Valécia N. S. e; Lopes, Welder de A. R.; Santos, Gisele L. dos; Ribeiro, João E. da S.; Silva, Antonio G. C. da; Santos Júnior, José T. dos; Barros Júnior, Aurélio P.; Silveira, Lindomar M. da

    Resumo em Português:

    RESUMO A batata-doce está entre as culturas alimentícias mais importantes do mundo. Por apresentar alta diversidade genética, essa espécie possui cultivares que podem responder de maneiras diferentes em função da adubação mineral. Dentre os nutrientes, o fósforo está relacionado com processos fisiológicos e bioquímicos que podem influenciar na qualidade final do produto. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de doses de P na qualidade e compostos bioativos de cultivares de batata-doce - Paraná, BRS Amélia e BRS Cuia. Foram avaliados o pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT, açúcares solúveis e os compostos bioativos - flavonoides, antocianinas e carotenoides. As doses de P influenciaram as cultivares de batata-doce. A dose de 120 kg ha-1 promoveu incrementos nos parâmetros pH, SS, AT e relação SS/AT para a cultivar BRS Cuia. A mesma dose promoveu incrementos nos açúcares solúveis totais para a cultivar BRS Amélia. A dose de 240 kg ha-1 promoveu maiores teores de flavonoides e antocianinas na cultivar Paraná, e houve aumento no teor de carotenoides na dose de 60 kg ha-1.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: P dose of 60 kg ha-1 promoted increase in carotenoid content in the sweet potato cultivar Paraná. Cultivar Paraná showed an increase in the contents of anthocyanins and flavonoids at the maximum P dose of 240 kg ha-1. The pH, SS, TA and SS/TA ratio increased in the BRS Cuia cultivar at the phosphate dose of 120 kg ha-1.
  • Metabólito secundário do extrato de folhas de cardamomo de Java em função de sombreamento e doses de nitrogênio Original Article

    Arista, Rini A.; Nurcholis, Waras

    Resumo em Português:

    RESUMO O cardamomo de Java é uma espécie de planta medicinal herbácea endêmica de Java Ocidental, na Indonésia, que tem sido usada há muito tempo na medicina tradicional. Os efeitos do sombreamento e das doses de nitrogênio no perfil de cromatografia gasosa-espectrometria de massas (GC-MS), teores de fenólicos e flavonoides totais e atividade antioxidante em extrato etanólico de folhas de cardamomo de Java foram investigados neste estudo. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas com três repetições. A parcela principal foi constituída de sombreamento (sem, 25, 50 e 75%) e as subparcelas foram compostas por doses de nitrogênio (testemunha, 0.9 e 1.36 g de nitrogênio por saco). A análise GC-MS encontrou 27 tipos de compostos no extrato etanólico das folhas de cardamomo de Java. Os compostos 1,8-Cineol (36.87%) e 5-Hidroxi-3,7,4’-trimetoxiflavona (18.83%) apresentaram as maiores concentrações na combinação de 25% de sombreamento com 0.9 g saco poli-1 de fertilizante N e 50% sombreamento com 1.36 g saco poli-1 de fertilizante N. O maior teor de fenólicos totais (1.26 mg de ácido gálico equivalente g-1 peso seco), flavonóides (3.42 mg de quercetina equivalente g-1 peso seco) e atividade antioxidante de poder antioxidante redutor férrico (FRAP) (5.80 μmol Trolox capacidade antioxidante aquivalente g-1 peso seco) foram encontrados na sombra de 75%. Verificou-se que 1-Metil-4-isopropil -cis-3-hidroxiciclohex-1-eno-6-ona, 4-propoxi-catecol, ciclohexano, terc-pentil-, cis-p-Menth-2,8-dienol, cis-carveol, dan cis-p-mentha -1(7),8-dien-2-ol foram os metabólitos responsáveis pela atividade antioxidante no extrato etanólico das folhas de cardamomo de Java. O sombreamento de 75% é recomendado para produzir maior teor fenólico e flavonóide e ótima atividade antioxidante do extrato de folhas de cardamomo de Java.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of 75% shade was recommended to produce the maximum content of phenolics and flavonoids and antioxidant activity. Without shading, 2,2-diphenyl picrylhydrazyl (DPPH) antioxidant activity was higher. Compounds 1.8-Cineole and 5-Hydroxy-3,7,4’-trimethoxyflavone were the dominant metabolite extracts of Java cardamom leaves.
  • Uma revisão sistemática e meta-analítica da colheita mecanizada de soja na América do Sul Review

    Carreira, Vinicius dos S.; Aleixo, Edward V.; Ribeiro, Nágilla M.; Santos, Jamile do N.; Silva, Rouverson P. da

    Resumo em Português:

    RESUMO As perdas de grãos ameaçam a sustentabilidade na agricultura, especialmente em países em desenvolvimento. A colheita mecanizada é um importante estágio em que as perdas ocorrem, sendo crucial investigá-la. Portanto, uma revisão sistemática e meta-analítica foi conduzida para analisar estudos das últimas duas décadas no tema de perdas quantitativas de soja durante a colheita mecanizada na América do Sul. A pesquisa inicial resultou em 1094 artigos científicos, entretanto, apenas 25 estudos foram selecionados devido ao critério de inclusão estabelecido. Essa revisão descreve uma visão ampla dos aspectos técnicos monitorados no campo, instruções para garantir uma colheita eficiente e lacunas da literatura para futuras inovações. Os estudos foram predominantemente baseados em dados contínuos e observacionais, além de possuírem falhas metodológicas de acordo com uma pontuação qualitativa. Assim, apenas quatro estudos foram incluídos na meta-análise. Os resultados mostraram uma relação significativa entre perdas relacionadas à idade da máquina, indicando que colhedoras com mais de 10 anos de uso produziram perdas maiores que as novas (p ≤ 0.05). Por outro lado, operar em velocidades maiores que 5 km h-1 não levou a um aumento significativo das perdas de grãos (p > 0.05). No campo, muitas decisões podem ser tomadas para reduzir as perdas, e.g., treinar operadores e configurar a colhedora de acordo com as condições da lavoura. As discussões apresentadas nessa revisão são importantes para guiar as inovações em sistemas de colheita e diminuir as perdas de grãos ao entender os pontos críticos em um conceito de maior lucratividade durante o processo.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Combine harvesters with over 10 years of use may present higher soybean losses. Operations at ground speeds exceeding 5 km h-1 does not increase grain losses. The monitoring of soybean losses lacks a thoroughly analysis of crop-machine interactions.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com