Acessibilidade / Reportar erro

O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes* * A primeira versão deste texto foi apresentada na 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd), em 2011. As autoras agradecem o apoio da prefeitura de Belo Horizonte/MG, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

LITERACY AND PLAY IN SOCIALIZATION PROCESSES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: PLAYING DIFFERENTLY

EL LETRAMIENTO Y EL JUEGO EN LOS PROCESOS DE SOCIALIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: JUGAR DE MANERA DIFERENTE

O objetivo do presente texto é examinar, com base na análise do cotidiano de uma escola pública de educação infantil em Belo Horizonte, MG, os significados do ler, escrever e brincar para crianças pequenas. Este estudo situa-se no contexto das discussões sobre o lugar do letramento e da alfabetização na educação infantil que foram intensificadas com o estabelecimento da obrigatoriedade do ensino fundamental de nove anos (leis federais n. 11.114/2005 e n. 11.274/2006 e emenda constitucional n. 59/2009). A análise apresentada faz parte de estudo mais abrangente, desenvolvido tomando-se por base a abordagem etnográfica interacional (Green; Dixon; Zaharlick, 2005Green, J.; Dixon, C.; Zaharlick, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, n. 42, p. 13-79, dez. 2005.), a abordagem interpretativa da sociologia da infância (Corsaro, 2005______. The sociology of childhood. 2. ed. London: Sage Publications, 2005.) e a perspectiva social do letramento (Castanheira; Green; Dixon, 2007______. Aprendizagem contextualizada: discursos e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2004.; Soares, 1999Soares, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.; Street, 1984Street, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.). Tal análise nos permite demonstrar a possibilidade da integração do letramento e do brincar na educação infantil.

brincar; letramento; educação infantil; etnografia interacional


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br