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depois a gente pode brincar
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O grupo olha para Paula. |
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1 - Todas as crianças estão prestando atenção, sentadas com as pernas cruzadas. Wanda tem as pernas esticadas, e Gabriela senta-se sobre os próprios joelhos. Lúcio está sentado de lado, olhando na direção oposta à professora. |
2 - O objeto “livro” chama muito a atenção das crianças, não apenas por ser sobreas novas brincadeiras. Em outros eventos, as crianças prestam muita atenção aos livros e às histórias. |
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Carlos fala algo (inaudível) |
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pois é Carlos
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vão variar
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Né, Carlos?
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pra gente aprender outras
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((Jade aponta a capa do livro)): amarelinha |
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é
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amarelinha
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depois a gente pode brincar
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((folheia o livro)) |
Lúcio, que estava virado de lado, volta-se para olhar o livro. |
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eu achei uma
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Todo o grupo olha para Paula. |
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eu achei uma
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que é muito legal
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3 - Paula demonstra interesse pela brincadeira. |
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chama
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alerta 1 2 3
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((vira o livro para as crianças)) |
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Criança: vão brincar dessa?
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pois é |
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((virando o livro para si mesma)) |
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4 - Indicação do uso social do livro e da escrita. |
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vou ler pra vocês:::s
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deixa eu ler
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é assim, ó
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((Gabriela se ajoelha)) |
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5 - Gabriela demonstra interesse em ver as páginas do livro. |
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é sentado ((olhando para Gabriela)) |
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Isadora: tchau, Paula |
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Tchau, Isadora
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((Crianças olham para Isadora)) |
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ó |
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uma criança ((lendo o livro)) |
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6 - Crianças observam a leitura. |
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conta
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até 5 |
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1 2 3 4 5
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quando terminar o 5 tem que
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falar
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ALERTA
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então
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((Marcela se aproxima do livro que Paula segura))((Taís se ajoelha no meio da roda, inclinando o corpo para o chão)) |
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7 - Marcela está interessada em ver as páginas do livro. |
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todas as outras crianças
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têm que parar de correr
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e ficar igual estátua
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Gilberto: dá licença/Taís
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8 - Gilberto manteve-se todo o tempo quieto, olhando a professora. |
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(inaudível) pessoal
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((Marcela e Taís voltam para seus lugares)) |
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não PODE sair do lugar ((encostando a mão no braço de Marcela)) |
((Marcela chega um pouco mais para trás)) |
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vocês esquecem
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que tem outra pessoa atrás de vocês
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((Lúcio olha para o próprio tênis e depois para cima e faz barulhos: bá-bá)) ((Wanda olha para seu tênis)) |
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9 - Quando Paula chama a atenção das crianças, Lúcio e Wanda se dispersam e voltam a prestar atenção quando Paula retoma a leitura. |
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que não são só vocês
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você senta aqui ((apontando para o meio da roda)) |
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Marcela
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ela não vê((encostando a mão na perna de Júnia)) |
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ela fica atrás de você
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o pega
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((Taís coloca o polegar na boca)) |
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a CRIANÇA
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que falou 1 2 3 4 5 é o pegador
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ela pode escolher uma criança
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dar 3 saltos
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e tentar pegar o jogador MAIS próximo
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tira o dedo da boca ((olhando para Taís)) |
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((Taís tira o dedo da boca e sorri, olhando para os colegas)) |
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Bruno: igual pare bola
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10 - Bruno relaciona a brincadeira nova a uma que o grupo já conhecia. A primeira resposta de Paula (não) é retomada logo a seguir (parece, né?). |
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não
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só que é sem bola
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Parece, né?
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((Bruno balança a cabeçaafirmativamente)) |
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vão tentar brincar disso?
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11 - Paula se inclui na brincadeira. |
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pra ver se é legal?
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Marcela: olha aqui, Paula
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((Crianças olham para Marcela)) |
12 - Marcela compartilha com Paula uma brincadeira nova. |
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sabe aquela (inaudível) |
((Lúcio vira de costas para Marcela)) |
13 - Lúcio se dispersa quando a colega fala. |
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entra num negócio onde
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((Carlos se levanta em direção à Paula e olha o livro em suas mãos. A seguir, olha para Marcela)) |
14 - Carlos se interessa em ver a página que Paula está lendo para o grupo. |
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ele deita
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joga a bola
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aí esconde
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você viu lá na sua casa?
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15 - Paula mostra-se interessada no que Marcela compartilha. |
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depois eu quero entender
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((começa a se levantar)) |
((Crianças se levantam)) |
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16 - Crianças acompanham o movimento da professora. |
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bom
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eu vou ser o pegador primeiro
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17 - Paula se inclui na brincadeira. |
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pra gente poder entender essa brincadeira
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Lúcio: ah não/ essa brincadeira é muito chata |
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18 - Lúcio se recusa a participar da brincadeira com o grupo e senta-se na escada do pátio. |
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todo mundo lá ((apontando o pátio azul))
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pertinho de mim
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((Crianças correm para o pátio azul e sobem no banco de cimento)) |
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19 - Transição para a brincadeira. |
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não
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((anda em direção ao meio do pátio, estende as mãos)) |
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aqui
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pertinho
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((Crianças se agrupam ao redor de Paula)) |
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