NOTAS DE LEITURA
Denice Barbara Catani
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque, BRITTO, Jader de Medeiros (orgs.). Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. 2ª ed. aumentada. Rio de Janeiro: Editora UFRJ & MEC/INEP/COMPED, 2002, 1008p.
Desde a primeira edição do Dicionário de Educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais, em 1999, seus organizadores assinalaram que a idéia do mesmo "...surgiu das dificuldades encontradas por professores, pesquisadores e estudantes ante a falta de informações sobre as matrizes do pensamento nessa área de trabalho, como também sobre a ação criadora empreendida por esses agentes do processo de desenvolvimento educacional no país..." (p. 23). A nova edição testemunha a boa acolhida que a comunidade acadêmica do campo educacional deu à obra. Sem dúvida, a iniciativa veio preencher considerável lacuna em nossa bibliografia.
Cabe reconhecer que, no domínio educacional, não tem sido muito freqüente a elaboração de obras básicas resultantes de pesquisas instrumentais que, sem fornecer construções e elaborações teóricas, circunscrevem sua ambição a paciente e generoso trabalho de ordenação de informações e sistematizações de análises fundamentais para auxiliar os estudos de outros investigadores. Decerto, nos últimos anos, e após a primeira edição do Dicionário, iniciativas congêneres, como as de edições de guias de fontes e catálogos de legislação, também puderam ser saudadas como contributos à pesquisa educacional. Mas, ainda estamos distantes da situação ideal na qual a maioria das investigações em diferentes territórios temáticos do campo educacional pudessem iniciar-se pelo recurso a esses referentes básicos para o conhecimento.
Os dados técnicos da publicação do Dicionário informam sobre a ação conjunta da Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Comitê dos Produtores da Informação Educacional (COMPED) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), no âmbito do Programa de Publicações e Apoio à Formação Inicial e Continuada de Professores. Tal parceria configura-se, no caso, como exemplar, esperando-se apenas que tenha poder proliferativo a bem dos empreendimentos bibliográficos e da circulação de saberes nos domínios educacionais. Deve ser ressaltado ainda o papel fundamental do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES), da UFRJ, responsável pela idéia e pela elaboração da obra um dos projetos de sua linha de pesquisa sobre o pensamento educacional brasileiro.
Também é de caráter exemplar a marca de pluralidade da obra, observável na forma generosa, confiante e bem sucedida pela qual abriga colaborações de intelectuais de todos os pontos do país e em diferentes etapas da formação e carreiras acadêmicas. As diversidades de origem geográfica e institucional permitem assim uma miríade de perspectivas e ênfases bastante férteis na reconstrução de contribuições e obras relativas ao pensamento e aos processos educacionais brasileiros. Ainda sobre o modo de produção do Dicionário, seus organizadores chamam a atenção para as diretrizes de composição obedecidas, na escrita dos textos, e que incluem:
a) dados sobre a história pessoal nome completo, data e local de nascimento e falecimento; b) dados relativos à vida profissional experiência de magistério, funções exercidas na administração educacional, produção acadêmico-científica na área, abrangendo estudos, pesquisas, livros, capítulos de livros, artigos, pareceres, relatórios etc.; c) análise da contribuição do educador ao desenvolvimento do país. (p.24)
Tais são as informações básicas encontráveis no Dicionário a propósito de 144 educadores dos vários estados brasileiros desde o período colonial até os dias de hoje. Da primeira para a segunda edição foram incluídos os perfis de setenta novos educadores e manteve-se o critério de abrigar apenas aqueles já falecidos, considerando-se como dizem os organizadores "que a obra por eles realizada se concluiu com o termo de sua existência". Sábia decisão que, certamente, minimiza a controvérsia estéril que poderia ser desencadeada por eventuais ausências de indivíduos ainda atuantes.
Dentre as inúmeras potencialidades do recurso à obra, algumas são assinaladas por Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero e Jader de Medeiros Brito, em sua apresentação à segunda edição. As observações dos organizadores dirigem a atenção dos leitores, simultaneamente, para as virtudes informativas dos verbetes, para modos possíveis de leitura e para peculiaridades que, eventualmente, ainda podem ser objeto de discussão e de retomadas e esse é o caso da seguinte advertência: "Outro aspecto a ressaltar é a presença das mulheres, elevando-se nesta edição ao total de 23 verbetes". Poderíamos indagar sobre o fato de serem poucas mulheres diante do número total de educadores inclusos no Dicionário, ou poderíamos considerar o número razoável pelo fato das mulheres terem tido pouca visibilidade nos quadros mais legítimos do campo educacional ou poderíamos ainda, como o tom e as palavras dos organizadores parecem permitir entender, sentirmo-nos desafiados enquanto estudiosos de história da educação a colaborar na superação desses limites, certamente provisórios das presenças e ausências dos educadores e educadoras na obra.
A coexistência de várias possibilidades de leitura é exemplificada pelos organizadores ao assinalarem incursões que privilegiem proximidades temporais (períodos da história da educação), afinidades disciplinares e temáticas (filosofia, sociologia ou psicologia da educação), ou ainda vizinhanças institucionais e geográficas. Em qualquer das hipóteses, é inegável a riqueza das informações às quais se tem acesso. Se é fato que as contribuições acadêmicas valem tanto pelo que mostram, e pelo que são quanto pelo que potencializam, estamos diante de uma obra que, para além do que mostra também configura plataformas para outros trabalhos da mesma natureza: obras de referência que ensejam análises com base em um trânsito mais produtivo entre os agentes, o campo educacional e os conhecimentos específicos da área, as idéias e as políticas, as teorias e as práticas. A obra potencializa mesmo o desejo de se ver multiplicada a iniciativa de produções congêneres: catálogos biobibliográficos da área, guias de bibliotecas pedagógicas, repertórios da imprensa especializada em educação... novas contribuições para fecundar pesquisas.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
27 Nov 2006 -
Data do Fascículo
Abr 2003