1. Memória Pedagógica Educativa
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Teia de relações que envolvem o conhecimento como categoria fundante dos processos de ensinar e aprender |
Vivências trazidas em processos de ensinar-aprender |
Recortes de vivências trazidos pelos sujeitos; representação de realidades e significados; recortes reinterpretados na dialética universidade, conhecimento e vida. |
Trajetórias de professores e alunos explicitadas e trazidas para construção de território comum; marca de diferenças, teia de relações construída com histórias de alunos e professor. |
Vínculos significativos entre alunos, alunos e professor, por meio das experiências que trazem de si e da vida; conflitos abertamente enfrentados. |
2. Protagonismo
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Participação consciente e autônoma de alunos e professores nos processos formativos |
Autoria (origem + principal) e protagonismo (principal + lutador) para construção da autonomia intelectual e ético-existencial |
Exercício da autoria em decisões de sala de aula, elaboração de trabalhos, reorganização de grupos, pesquisas, escrita de textos. |
Desenvolvimento da capacidade argumentativa. |
Desenvolvimento da capacidade para tomar decisões de forma independente e justificada. |
Decisões partilhadas em processo pedagógico de escolhas, no nível pessoal e coletivo. |
Experiências ensinar-aprender com apropriação da realidade como processo não aprontado. |
3. Territorialidade
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Circulação, ocupação e apropriação de diferentes espaços formais e não formais da vida acadêmica |
Configuração e reconfiguração de espaços com vistas ao ensinar-aprender |
Diferentes configurações tecidas por vínculos construídos no e pelo trabalho. |
Decisão do professor para que território não seja delimitado pela sua ação, nem pelos muros da universidade; sala de aula como intencionalidade de ensinar e aprender. |
Professor e alunos expandem fronteiras; relações socioculturais com o conhecimento e com a vida cotidiana, além do limite físico da sala de aula. |
4. Ruptura
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Ruptura epistemológica |
Busca de outras epistemes |
Diferentes epistemes na compreensão de conhecimento, ciência e mundo. |
Diferentes racionalidades além da cognitivo-instrumental. |
Superação do conhecimento como conteúdo estático – "cadáver de informação – corpo morto de conhecimento" (Freire; Shor, 1987). |
Formas de ensinar-aprender que ultrapassem o modo reprodutivo positivista. |
Superação do individualismo e compreensão da construção social do conhecimento. |
5. Historicidade do Conhecimento
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Modos de produção do conhecimento e suas relações com espaço/tempo sociocultural e político e estruturas de poder |
Valores implicados na produção histórica do conhecimento |
Manifestação de rompimento com crença mítica de superioridade do conhecimento científico. |
Manifestação de acolhida a diferentes interpretações da realidade. |
Reconhecimento da intencionalidade e dos interesses que forjam a história do conhecimento. |
Reconhecimento de valores implicados na produção do conhecimento em diferentes tempos, circunstâncias e espaços da práxis social. |
Compreensão reflexiva do conhecimento datado e situado; construção individual e coletiva da humanidade. |
6. Democracia Pedagógica
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Relação pedagógica partilhada |
Contrato de decisões partilhadas para desenvolvimento do processo pedagógico |
Relação de confiança construída por atitudes de respeito, acolhida, nos limites das relações humanas possíveis. |
Relações entremeadas de afeto e disponibilidade para o diálogo. |
Condição construída por professores e alunos-alunos em conjunto. |
Condição construída em processos de ensinar-aprender que transitam entre o individual e o social. |