Acessibilidade / Reportar erro

A saída da carreira docente na educação básica: uma revisão sistemática

Exit of the teaching career in basic education: a systematic review

La salida de la carrera docente en la educación: una revisión sistemática

RESUMO

A carreira docente é objeto de estudo em diferentes áreas do conhecimento, no entanto a saída da carreira docente foi pouco explorada no contexto brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre a saída da carreira docente na Educação Básica. Utilizou-se uma revisão sistemática. A busca ocorreu nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2000 a 2020. Observa-se que existe uma classificação dos tipos de saída que podem anteceder à saída definitiva. Identificam-se os motivos que podem levar o professor a sair da carreira, com ênfase na baixa remuneração e na falta de infraestrutura. Os resultados sugerem que a saída da carreira docente é um processo lento que pode passar por diferentes fases e que ocorre por motivos geralmente associados ao próprio sistema escolar.

Palavras-chave:
Saída da Carreira Docente; Escola; Valorização Profissional; Professores

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br