Acessibilidade / Reportar erro

Livro didático e currículo: do objeto fetiche à articulação discursiva1 1 O presente artigo traz versão ampliada e revista da participação da autora na live da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) presente na Quarta da Educação realizada em 7 de abril de 2021, que teve como tema "Passando a Boiada no MEC: o PNLD em análise".

Textbook and curriculum policies: from the fetish object to discursive articulation

Libro de texto y currículo: del objeto fetiche a la articulación discursiva

RESUMO

Este estudo tem como foco discutir as relações do livro didático com políticas curriculares, com base em uma concepção de currículo como enunciação cultural. Argumenta-se que esse material pedagógico é partícipe de disputas pela significação da educação e do currículo, problematizando uma perspectiva representacional que o toma como materialização de disputas e sentidos que o antecedem. Discute-se a visão estereotipada numa leitura do estereótipo como fetiche, como estratégia discursiva que funciona como aparato de poder em função de sua ambivalência. Defende-se que o livro didático é uma produção híbrida que participa da produção curricular e, como currículo, é enunciação cultural.

Palavras-chave:
Livro Didático; Políticas Curriculares; Fetiche; Discurso; Currículo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br