RESUMO
A percepção dos estudantes sobre a avaliação da qualidade do ensino superior e dos aspectos envolvidos nesse processo é uma lacuna evidente na literatura. Por meio de um estudo comparado, analisamos a percepção discente de duas universidades públicas, uma de Portugal e uma do Brasil, sobre essas práticas avaliativas. Participaram do estudo 300 universitários (50% de Portugal; 50% do Brasil). Os resultados revelam que os estudantes de ambos os contextos conhecem os indicadores de qualidade avaliados e as instituições responsáveis pelo processo avaliativo em seus países (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior — A3ES em Portugal; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/ Ministério de Educação e Cultura — SINAES/MEC no Brasil). Por outro lado, 89,3% dos estudantes de Portugal e 86,7% dos estudantes do Brasil reportam que não possuem conhecimento sobre tal processo. Ademais, parte considerável dos participantes (75,3% portugueses, 59,3% brasileiros) reportam não haver participado desse processo, demonstrando as duas faces de uma mesma moeda. Discutem-se os resultados e algumas considerações são fornecidas.
Palavras-chave:
Percepções Discentes; Avaliação da Qualidade; Ensino Superior; Estudo de Caso Comparado