RESUMO
Este artigo analisa as percepções que professores, gerentes e assistentes educacionais têm sobre as dimensões que são consideradas como constituindo uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, a fim de identificar diferenças entre diferentes contextos educacionais. A metodologia de pesquisa corresponde a um estudo misto simultâneo com uma estratégia de estudo de casos múltiplos em três escolas chilenas. Ao considerar os resultados obtidos a partir do questionário PLCA-R, juntamente com os grupos focais, observa-se que as percepções dos três casos coincidem na avaliação positiva daquelas dimensões ligadas ao desenvolvimento da missão e dos valores compartilhados, bem como das relações dentro das comunidades e do aprendizado colaborativo. Entretanto, a prática pessoal compartilhada e as condições e os recursos para o desenvolvimento do Comunidade de Aprendizagem Profissional ainda são um desafio para as equipes de gestão e os financiadores.
Palavras-chave:
Ensino colaborativo; Aprendizagem organizacional; Comunidades de Aprendizagem Profissional; Aprendizagem cooperativa; Desenvolvimento profissional