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A educação das relações étnico-raciais nas instituições de educação infantil em Minas Gerais

The education of ethnic-racial relations in early childhood education institutions in Minas Gerais

La educación de las relaciones étnico-raciales en las instituciones de educación infantil en Minas Gerais

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar um diagnóstico da implementação da educação antirracista nas instituições de educação infantil do estado de Minas Gerais, Brasil. O método se ancora nos estudos das infâncias e relações étnico-raciais, articulados com metapesquisa oriunda de 24 teses e dissertações produzidas entre 2012 e 2022. Apenas sete das 18 universidades que compuseram a amostra desenvolveram pesquisas sobre o tema educação infantil e relações étnico-raciais. A primeira pesquisa realizada foi em 2012; desde então, o tema encontra-se em estado de "resistência" nas pesquisas em educação no estado. Os resultados revelam que mesmo os desafios sendo maiores que os avanços quanto à implementação da educação das relações étnico-raciais na educação infantil, foram identificadas práticas antirracistas por meio da literatura infantil, jogos e brincadeiras, visitações, salão de beleza e diversidade religiosa.

Palavras-chave:
Educação Infantil; Relações Étnico-Raciais; Lei 10.639; Antirracismo

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