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Comenius & Educação

NOTAS DE LEITURA

NARODOWSKI, Mariano. Comenius & Educação, trad. de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2001,109p.

O livro é o primeiro da Coleção Pensadores & Educação, dirigida especialmente a docentes, estudantes de Pedagogia e das licenciaturas, pesquisadores, pesquisadoras e estudiosos e estudiosas da área, objetivando oferecer um panorama sobre a obra de autores e autoras que refletem sobre questões da educação, com destaque à contribuição que oferecem. Apresenta sugestões de leituras referentes ao autor estudado e indica sites de interesse na Internet.

Em Comenius & Educação, encontramos uma contextualização rigorosa do autor e de sua obra Didática Magna. Tal tratamento confere ao livro seriedade sem pedantismo, oportunizando uma leitura ao mesmo tempo densa, instigante e prazerosa. O livro nos brinda também com uma completa cronologia comeniana.

Abordando as questões centrais para a didática e a pedagogia em Comenius, Narodowski nos remete ao tema da modernidade e aos modos como a educação escolar está imbricada na lógica que a sustenta, tornando-se ela própria um ícone dessa racionalidade.

O livro está estruturado em cinco capítulos: 1. Comenius e seu tempo; 2. A utopia comeniana; 3. Comenius e a escola; 4. Comenius e a educabilidade e 5. Comenius e os educadores, Não lhes falta concisão, clareza e apoio em citações retiradas da própria Didática Magna. É especialmente nos comentários dessas citações que Narodowski nos faz estabelecer conexões importantes entre o "conteúdo" da educação e a gênese da escola de massas que ainda hoje se alimenta de elevadas doses de ordem, seqüenciação e gradualização na perpétua busca de um método racional capaz de produzir o milagre de ensinar tudo a todos e ao mesmo tempo. A insistência nesses mecanismos de controle, a existência de uma articulação muito forte entre família e escola, a educação sendo desenvolvida em ambiente não materno e por especialistas para esse fim formados, a reunião da juventude e da infância em espaços próprios de ensino formal, a consideração da infância como distinta do mundo adulto apenas em grau, idade de vida incompleta, imatura e imperfeita, caracterizam a modernidade pedagógica e o pensamento de Comenius, que é chamado o pai da didática.

O caráter universalizante da educação, princípio e fim das preocupações de Comenius, concretiza-se através de dois dispositivos principais: a simultaneidade sistêmica e a aliança família-escola. Do primeiro, ou seja, desse ideal de um currículo único e simultâneo, rigorosamente controlado por tempos e espaços pedagógicos uniformes, podemos dizer que é sobre ele que ainda hoje se assenta grande parte dos currículos vigentes em instituições regidas pela busca da homogeneidade, pelo controle, pela ordem e em função do tempo: as escolas da modernidade.

Em Comenius, diversos problemas da educação estariam resolvidos se os métodos didáticos fossem esquematizados de forma racional e ordenada. A onipotência da razão sobre os métodos garantiria que os resultados do trabalho pedagógico fossem benéficos.

Maria Alice Goulart

Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS

E-mail: marialice@terra.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Abr 2011
  • Data do Fascículo
    Abr 2002
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