Ensinar é…
|
1. Expor os conteúdos programáticos de forma lógica, pois o objetivo primordial do ensino é a transmissão de conhecimento. |
3,24 |
1,27 |
0,84 |
0,45 |
2. Proporcionar oportunidades de discussão ativa e de trabalho cooperativo entre os alunos. |
4,45 |
0,68 |
0,84 |
0,47 |
3. Instruir, testar e classificar a aprendizagem dos alunos. |
3,27 |
1,18 |
0,84 |
0,49 |
4. Promover a aprendizagem autorregulada e o espírito crítico. |
4,55 |
0,65 |
0,84 |
0,44 |
5. Preparar os alunos na observação e na metodologia da investigação científica. |
4,02 |
0,94 |
0,84 |
0,37 |
Aprender é…
|
6. Assimilar e reproduzir conteúdos programáticos lecionados nas aulas. |
2,92 |
1,21 |
0,83 |
0,50 |
7. Capacidade de construir conhecimento através do questionamento mútuo e da colaboração com os pares. |
4,41 |
0,71 |
0,84 |
0,45 |
8. Utilizar conceitos, princípios e técnicas nas atividades que ocorrem na sala de aula. |
4,30 |
0,76 |
0,85 |
0,41 |
9. Utilizar os novos conceitos adquiridos para mudar comportamentos de forma permanente. |
4,21 |
0,77 |
0,84 |
0,38 |
10. Reorganizar informação de forma pessoal, adquirindo competências alargadas de desenvolvimento pessoal. |
4,49 |
0,69 |
0,84 |
0,47 |
Avaliar é…
|
11. Corrigir as respostas dadas nos testes, avaliando os conhecimentos adquiridos pelos alunos. |
3,19 |
1,29 |
0,83 |
0,51 |
12. Fornecer feedback aos alunos de forma a oferecer uma orientação clara e objetiva de como melhorar a aprendizagem e o desempenho académico. |
4,63 |
0,63 |
0,84 |
0,41 |
13. Testar os alunos por provas periódicas e exames finais, para ajuizar sobre os conhecimentos adquiridos dos alunos e decidir sobre a sua progressão. |
3,03 |
1,19 |
0,83 |
0,54 |
14. Facilitar o desenvolvimento pessoal e a promoção de competências de autoavaliação. |
4,43 |
0,67 |
0,84 |
0,45 |
15. Observar os progressos das aprendizagens e avaliar a sua adequação comparativamente aos objetivos formativos. |
4,38 |
0,69 |
0,85 |
-0,20 |
Acerca das práticas pedagógicas…
|
16. As estratégias e os recursos são ajustados às necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, tomando em consideração os objetivos de aprendizagem. |
4,19 |
0,83 |
0,84 |
0,27 |
17. A diferenciação pedagógica é um processo que incorpora o uso de várias estratégias de ensino. |
4,50 |
0,63 |
0,84 |
0,55 |
18. Existem alunos que precisam de alguns conteúdos ajustados aos seus interesses, não devendo receber, nestes casos, conteúdo igual aos seus pares. |
3,87 |
0,99 |
0,84 |
0,41 |
19. As atividades de aprendizagem devem ser iguais e simultâneas para todos os alunos. |
2,21 |
1,13 |
0,83 |
0,58 |
20. O ensino implica a utilização de diferentes materiais adaptados às necessidades dos alunos. |
4,53 |
0,69 |
0,84 |
0,48 |
21. Alguns alunos aprendem melhor através do trabalho em grupo e alguns trabalhando individualmente, alguns aprendem melhor fazendo projetos, enquanto outros aprendem melhor em discussão com os pares. |
4,52 |
0,68 |
0,84 |
0,50 |
22. Numa aula existem sempre oportunidades para ajustar (diminuindo ou aumentando) a dificuldade das tarefas. |
4,22 |
0,79 |
0,84 |
0,41 |
23. O ambiente físico da sala de aula deve ser alterado, regularmente, para permitir mudar os alunos de grupo, alocando tempo e recursos distintos a cada grupo. |
3,95 |
0,96 |
0,84 |
0,41 |
24. A repetição por parte do professor das mesmas estratégias de ensino-aprendizagem permite aos alunos aprender melhor. |
2,63 |
1,07 |
0,84 |
0,28 |
25. A utilização de métodos de avaliação diagnóstica permite determinar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o tema a lecionar. |
3,81 |
0,99 |
0,85 |
0,42 |
26. A utilização de instrumentos de avaliação iguais para todos os alunos é o procedimento mais correto em termos pedagógicos. |
2,13 |
1,09 |
0,84 |
0,46 |
27. Os professores devem diferenciar as atividades, dando aos alunos diferentes opções de expressão para demonstrar o que aprenderam. |
4,43 |
0,72 |
0,84 |
0,47 |
28. A organização da turma em grupos flexíveis e heterogéneos é uma mais valia em termos de aprendizagem. |
4,20 |
0,82 |
0,84 |
0,44 |
29. O ensino deve ser focado em toda a turma, valorizando o grupo e não a individualidade de cada aluno. |
2,39 |
1,20 |
0,84 |
0,41 |