Acessibilidade / Reportar erro

Estão por aí?: Situações sociais em uma experiência de formação contínua de professores a distância, no contexto da COVID-19

RESUMO

A pesquisa visa compreender as situações sociais vivenciadas em um programa de Formação Continuada de Professores com foco na Experiência de Aprendizagem Mediada, com base nas perspectivas da equipe de treinamento. O caso foi desenvolvido no Chile em modo remoto, por conta da pandemia de COVID-19. Uma metodologia qualitativa de projeto narrativo foi aplicada, utilizando-se registros etnográficos e entrevistas. Os resultados mostram três cenários de interação em um contexto virtual: câmeras desligadas, baixa participação e controvérsia em relação à proposta de treinamento. Nestas situações, a equipe de treinamento experimenta emoções de desconforto, tristeza e frustração quando não vê a presença e envolvimento do grupo de professores participantes, desenvolvendo performances interativas. A importância de elaborar experiências considerando a novidade do contexto é discutida a fim de se conseguir uma adaptação efetiva dos diferentes cenários de interação.

Palavras-chave:
Formação Contínua de Professores; Aprendizagem Online; Interação Educativa

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br