Open-access A integração disciplinar na concepção dos discentes do ensino médio integrado

LA INTEGRACIÓN DISCIPLINAR EN LA CONCEPCIÓN DE LOS DISCENTES DE LA ENSENÃNZA SECUNDARIA INTEGRADA

RESUMO

O ensino médio integrado possui três conceitos basilares: indissociabilidade entre educação básica e profissional, formação humana integral e integração de conhecimentos gerais e específicos na perspectiva da totalidade social, permitindo ao discente compreender que os diferentes campos do saber não são independentes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos discentes em relação à integração das disciplinas de história e conservação de alimentos presentes no currículo do curso técnico integrado em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Para o planejamento das aulas, foi utilizada a metodologia dos momentos pedagógicos da pedagogia histórico-crítica, e as concepções de 40 discentes foram avaliadas por meio de questionário aberto. Do total, 30 discentes avaliaram positivamente a proposta, 37 relataram que ela contribuiu para sua aprendizagem, 28 disseram que facilitou o entendimento e 37 gostariam que fosse replicada em outras disciplinas.

PALAVRAS-CHAVE educação profissional e tecnológica; ensino médio; institutos federais; práticas pedagógicas; pedagogia histórico-crítica

location_on
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro