Acessibilidade / Reportar erro

A gestão escolar e seu funcionamento na perspectiva da identidade profissional

RESUMO

O principal objetivo da pesquisa é analisar a gestão escolar do ponto de vista da identidade profissional dos gestores escolares, partindo da ideia de que o sucesso de suas práticas depende, em grande medida, de como se configura sua identidade profissional. Com uma abordagem biográfico-narrativa, as vozes de 12 diretores de centros educacionais públicos selecionados por meio de amostragem intencional contam como vivem e constituem sua identidade no desenvolvimento de suas funções. Foram realizadas três entrevistas a cada participante, nas quais se recolheu informação sobre a configuração da identidade profissional, tendo em conta a carreira anterior e a identidade profissional e o exercício da liderança escolar e da identidade profissional. Os resultados referem-se a estas dimensões de análise: perspetiva interna da identidade profissional e dupla identidade; identidade para os outros; e construção da identidade no exercício diário da gestão.

Palavras-chave:
Gestão Escolar; Identidade Profissional; Diretores; Professores; Desenvolvimento Profissional

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br