RESUMO
É por meio da educação que o ser humano se desenvolve, sai do estado de alienação e se torna capacitado para a autorreflexão. Apesar de ser um direito garantido pela Constituição de 1988, a acessibilidade à educação ainda enfrenta grandes desafios. Por isso, torna-se objeto de estudo deste artigo, e para isso foram utilizados dados do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação de qualidade, em associação com o Projeto Acesso a Oportunidades, com foco no acesso a pé, enfatizando a oferta de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio em 15 capitais brasileiras. Dessa forma, esta pesquisa revela que a desigualdade de acesso, de acordo com a renda e com a cor/raça, foi maior em Belém, Campo Grande e Porto Alegre. A capital Belém apresentou os piores índices da análise.
Palavras-chave:
Modo Ativo de Transporte; Pedestre; Acessibilidade; Oportunidades de Acesso