RESUMO
Esta investigação inscreve-se dominantemente no âmbito dos estudos da criança e ancora a sua área específica nas questões linguísticas, assumindo os pressupostos teóricos e metodológicos da análise do discurso (de tradição francófona), considerando também contributos de áreas conexas. Analisa textos de manuais/livros escolares usados no sistema de ensino português, pretendendo tornar visíveis as imagens que estes constroem das crianças e da infância, bem como os recursos linguísticos mais relevantes associados a tal construção. Procura desvendar a representatividade das tipologias textuais nos manuais e de que forma estas contribuem para a construção das referidas imagens. Conclui que as crianças dos textos são seres sem voz e sem poder, consumidoras, mas não coprodutoras de cultura, com os textos inculcando valores conformadores da manutenção da ordem social estabelecida, sendo a forma como as tipologias textuais estão organizadas contribuidora para se alcançar esse propósito.
PALAVRAS-CHAVE:
educação; análise do discurso; tipologia textual; criança; livro escolar