Open-access La idea de universidad en Van Rensselaer Potter y Jürgen Habermas: nuevas miradas sobre la universidad en la era digital

rbedu Revista Brasileira de Educação Rev. Bras. Educ. 1413-2478 1809-449X ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação RESUMEN La Universidad es parte del proceso de “digitalización social” y se sitúa como un espacio de interacción discursiva. La idea de Universidad tiene su sentido desde su constitución en forma de proyecto de formación integral y ciudadana. El objetivo de este artículo es analizar los conceptos de Universidad y sus implicaciones en el contexto de las tecnologías digitales desde los marcos teóricos de Van Rensselaer Potter y Jürgen Habermas. Esta investigación consiste en un estudio filosófico e investigación bibliográfica a través de un análisis minucioso y comparativo de referentes teóricos. Potter entiende que el ámbito universitario es el espacio de prospección del futuro de la humanidad y la garantía de su supervivencia. La visión bioética de Potter arraiga a la Universidad en su proyecto de servir a la sociedad a través de la resolución de problemas globales. En Habermas, la idea de Universidad hace brillar el espacio de la acción comunicativa en la formación humana. En este contexto, la Universidad en la Era Digital proyecta sus actividades formativas y constituye un ámbito abierto y plural para el fortalecimiento de las bases democráticas de la sociedad. INTRODUÇÃO A universidade do século XXI está vivenciando uma profunda transformação em sua concepção como instituição e sua contínua interação com as questões sociais. A revolução digital proporcionou que o conhecimento não estivesse mais centrado nas instituições. As diversas formas de conhecimento e saberes podem ser acessadas, compartilhadas e construídas entre os sujeitos que não estão no ambiente universitário. A universidade inseriu-se na modalidade digital para manter a sua capacidade de análise e investigação dos problemas com rigor científico e veracidade (UNESCO, 1998). O processo de informatização da sociedade sublinha a necessidade de um novo paradigma na educação superior: a interatividade entre as áreas e os saberes na formação para a cidadania e o desenvolvimento de pesquisa (Sônego, 2015). A educação universitária deve repensar suas formas de ensino-aprendizagem em um contexto de cultura digital (Damas, 2001). As ferramentas de ensino digital podem favorecer o engajamento dos estudantes. As tecnologias educacionais constituem-se de forma a fomentar o processo de ensino-aprendizagem com qualidade na educação superior porque os aplicativos educativos possibilitam o desenvolvimento de amplas habilidades e competências. Elas enfatizam a competência dos estudantes para desenvolver o processo formativo com autonomia. Isso porque o ensino deve estar centrado na capacidade dos estudantes em adquirir as habilidades conforme as ferramentas digitais que melhor se adaptam às suas características de aprendizagem (Perrenoud, 2002; Zabala e Arnau, 2010). A universidade no século XXI estará em rede e não terá fronteiras geográficas. Ela continuará a desenvolver a função de orientar as sociedades para o futuro com responsabilidade. A qualidade na educação superior terá a capacidade de aproximar os estudantes e inseri-los nas questões sociais por meio das tecnologias digitais de ensino e o compartilhamento da cultura digital. A prática docente no ensino superior está sendo reestruturada para a valorização das relações interativas e dialógicas entre o educador e os educandos no processo de construção de conhecimento e os saberes aplicados ao cotidiano. Esse processo de reconstrução das habilidades como docente faz repensar a identidade docente e a busca de novas estratégias de ensino para propiciar os contextos autênticos de aprendizagem. Essa nova prática docente colabora para a efetivação do ideal de universidade como instituição que atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes percebem a interligação entre a teoria e a prática e agem como cidadãos críticos. Dessa forma, esta investigação realiza o estudo filosófico e a pesquisa bibliográfica sobre as concepções de universidade na perspectiva bioética de Van Rensselaer Potter e na teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Esse referencial teórico colabora para a melhor compreensão da universidade como espaço de interação comunicativa e sua preocupação com os problemas que afetam a sociedade. Nesse estudo comparado, as obras de Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas orientam a reflexão sobre a função e propósito da universidade no século XXI e a forma como as inovações tecnológicas na educação podem fomentar a sociedade dialógica e crítica. Ademais, o referencial teórico possibilita pensar o sentido da universidade no contexto de digitalização social e sua capacidade de influenciar o processo de ensino-aprendizagem. O referencial bioético de Van Rensselaer Potter indaga sobre a orientação da universidade para o futuro da sociedade e da humanidade. A bioética instiga a refletir sobre as novas formas de ação docente que priorizam a resolução de problemas em conformidade com os princípios éticos, o “saber ser” e o “saber conviver”. Como disciplina e saber interdisciplinar, ela se propõe a desenvolver as habilidades reflexivas e críticas dos educandos ao associar os valores éticos e o conhecimento científico em uma formação holística (Potter, 2018a). O desenvolvimento da reflexão bioética no contexto universitário segue uma sequência didática que seja significativa, dialógica e colaborativa. A bioética convida os estudantes a refletirem sobre as suas corresponsabilidades no processo de tomada de decisão em um estudo de caso. A ação docente realiza previamente o brainstorming para diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes e incentivar a pesquisa dos temas de estudo e os conceitos centrais da disciplina. Posteriormente, é apresentada a situação-problema e o docente atua como intermediador no desenvolvimento das competências e na resolução do caso. O trabalho docente está se remodelando para propiciar o protagonismo dos estudantes. A universidade constitui-se como o espaço interativo para a realização de sua função social de ensino, pesquisa e extensão. A bioética propicia a investigação de situações-problemas e a efetivação da mediação pedagógica pela capacidade colaborativa entre o educador e o educando. A reconstrução do sentido de universidade conforme a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas irá complementar as discussões sobre o ambiente universitário como o espaço público de debate e comunicação para a formação humanística na sociedade digital e na resolução de situações-problemas. Nesse sentido, as reflexões serão apresentadas da perspectiva da concepção bioética de universidade em Potter, sua função e seu propósito, com o intuito de enfatizar a pluralidade dos saberes e das práticas sociais na sociedade digital. Posteriormente, as reflexões teórico-críticas de Habermas colaborarão para pensar a universidade como esfera pública e formação cidadã e seu resgate do valor da interação comunicativa no processo de ensino-aprendizagem. REFLEXÕES BIOÉTICAS E A FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE EM VAN RENSSELAER POTTER Em 1970, Van Rensselaer Potter, inspirado pela concepção de Aldo Leopold sobre a ética da terra, cunhou o termo “bioética”. Em seu primeiro livro, Bioética: ponte para o futuro, Potter descreveu este novo campo de estudo e ação localizado nos limites entre a biologia e a humanidades. Ele intitulou seu segundo livro Global Bioethics: Building on the Leopold Legacy (“Bioética Global: Construindo a partir do legado de Leopold”) (Whitehouse, 2018, p. 192). Van Rensselaer Potter é considerado o pioneiro fundador dos estudos em bioética, na década de 1970, nos Estados Unidos da América. Deu significado ao neologismo “bio-ética” ao concebê-lo como a “ciência da sobrevivência” e o direcionamento das reflexões ao cuidado com a terra (questões ecológicas) e o cuidado com os seres humanos (questões sociais, sanitárias, econômicas, educacionais etc.). A bioética é a análise da complexidade das relações humanas e ambientais em prol da sobrevivência da espécie humana e das diferentes formas de vida, animal e vegetal (Schramm, 2011; Pessini, 2013). Potter (2016) propôs essa nova concepção sobre as relações humanas e o meio ambiente como área interdisciplinar de reflexão sobre o conhecimento científico e a orientação aos valores humanos (ética). Empenhou-se em construir o diálogo entre a formação acadêmica/científica e a preocupação com o futuro da espécie humana. Se existem “duas culturas” que parecem incapazes de dialogar entre si - a ciência e as humanidades - e se isso é parte da razão de que o futuro parece em dúvida, então possivelmente nós podemos construir uma “ponte para o futuro”, por edificar a disciplina da bioética como uma ponte entre as duas culturas (Potter, 2016, p. 23). A bioética cumpre a função de ser a “ponte para o futuro” e estabelecer o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento científico e saberes em conformidade com a orientação ética. Nesse primeiro momento de reflexão, a bioética é denominada como a “ciência da sobrevivência” e tem o intuito de aprimorar a qualidade de vida de todas as pessoas e o cuidado com o meio ambiente (Potter, 2016, p. 27). Em outras palavras, Potter assentou o pensar bioético na possibilidade de direcionar o conhecimento científico para o bem da humanidade. Ele tinha o anseio de que os resultados da pesquisa científica se transformassem em sabedoria. A sabedoria expressa a interação entre a formação acadêmica, a experiência de vida e os saberes em consonância com os valores éticos. O olhar para o futuro da humanidade e do meio ambiente foi uma inquietação constante nos escritos de Potter. A proposta de elaboração do “Conselho do Futuro” e seu estabelecimento como o espaço público para o debate interdisciplinar entre a ciências e as humanidades demonstra a centralidade da questão da sobrevivência humana em harmonia com o meio ambiente (Potter, 2011). É importante notar a influência de John Dewey em Potter, e posteriormente veremos em Habermas, na concepção do desenvolvimento científico como aberto à comunidade, a interação entre os diversos atores de pesquisa e os membros da sociedade civil e organizações não governamentais1. Acredito que concordariam com John Dewey que o progresso consiste em um movimento em direção a uma sociedade de indivíduos livres em que todos, com seu próprio trabalho, contribuiriam para a libertação e o enriquecimento da sociedade como um todo. Acredito que a revitalização de nosso sistema de valores é tanto necessária quanto possível (Potter, 2016, p. 100). Em sua análise da bioética potteriana, Ten Have (2018) destaca a concepção de ciência e pesquisa científica em Potter como a compreensão de que nenhuma área de especialização conseguirá responder adequadamente aos problemas contemporâneos e complexos e que os atores sociais têm que trabalhar interdisciplinarmente para responderem assertivamente aos problemas globais. Da mesma forma, a pesquisa acadêmica deve restabelecer a conexão e o diálogo entre as áreas científicas e as humanidades. Porque há sempre a possibilidade de erro, os cientistas não devem assumir que sua própria área de especialização fornecerá toda a resposta para um problema complexo. A fim de fazer recomendações para políticas públicas, os cientistas devem desenvolver uma compreensão realista dos dados relevantes, orientando um curso entre avaliações otimistas e pessimistas para que resulte na política mais viável. Eles também devem manter um senso de limitação dos dados e processos em mãos, buscando tanto a colaboração interdisciplinar quanto o teste empírico de ideias como medida corretiva (Ten Have, 2018, p. 77). Ten Have (2018, p. 79) recorda a influência da antropóloga Margaret Mead na concepção bioética de Potter, uma vez que ela defende que as universidades sejam as “cátedras do futuro” e façam o diálogo entre as ciências e as humanidades2. Como vimos, essa mesma ideia fez Potter propor que as universidades fossem os “Conselhos do Futuro”. De acordo com Ten Have: O conselho deveria ser interdisciplinar e incluir especialistas das ciências naturais e sociais e das humanidades, e ser equilibrado por um fórum democrático, aberto “a pessoas de fora” e ao debate público sobre problemas sociais. Esses mecanismos, conforme afirma, poderiam contribuir para ligar as lacunas entre saber e fazer, entre valores e fatos (Ten Have, 2018, p. 79). Na perspectiva de Potter, a universidade seria o espaço de excelência para a formação moral e política dos cidadãos e cidadãs, assim como o espaço aberto para a interação democrática e dialógica sobre a complexidade social. As discussões bioéticas podem revigorar a participação popular em uma sociedade democrática porque a bioética almeja que o processo de tomada de decisão ocorra por meio do consenso revigorado. Ao refletir sobre o contexto educacional estadunidense, Potter enfatizou a relevância da perspectiva bioética para superar as cisões sociais e integrar os grupos sociais para a cooperação social e o entendimento mútuo. A questão apresentada pela discussão e prática da bioética em uma sociedade democrática pode fornecer uma base para um novo consenso que hoje está tristemente ausente nos Estados Unidos. Essas questões precisam ser apresentadas e discutidas em todos os níveis da nossa educação e do nosso sistema educacional (Potter, 2018b, p. 47). Nesse contexto de pensar a bioética como a “ponte para o futuro” é que Potter demonstrou a sua preocupação com o futuro e a sobrevivência humana. Por isso, a bioética demonstra ser a inter-relação entre o saber científico em conformidade com a responsabilidade moral de seus/suas pesquisadores/as. A universidade deve se constituir como o espaço público para a garantia da espécie humana. Potter destaca a virtude da humildade perante a capacidade tecnocientífica e a capacidade humana de intervir na natureza. Em outras palavras, é necessário agir com responsabilidade perante a capacidade interventiva e tecnológica que possui a humanidade. Ele enfatiza a necessidade de critérios éticos para orientar a pesquisa científica e o exercício da capacidade crítica, reflexiva e transdisciplinar para pensar possíveis soluções aos problemas humanos globais. Assim como nenhum indivíduo conhece os critérios mais apropriados para julgar as ações orientadas ao futuro, deve-se estar disposto a superar os limites das disciplinas, a exercitar a crítica, a desenvolver abordagens e soluções pluralistas, baseando-se em grupos interdisciplinares. Na prática, dentro desse contexto é que se situa a minha proposta de uma bioética como “ponte para o futuro” (Potter apud Spinsanti, 2018, p. 53). Quando Potter ocupava o cargo de presidente do Interdisciplinary Studies Committee on the Future of Man (Comitê de Estudos Interdisciplinares sobre o Futuro do Ser Humano) na Universidade de Wisconsin (Madison, EUA), ele e outros membros publicaram na Science Magazine o artigo “Purpose and Function of the University (“O propósito e a função da Universidade”). Esse artigo precedeu a obra que inaugura as reflexões de Potter sobre a bioética, Bioética: ponte para o futuro (2016), e expressa as indagações que perpassaram pelas obras subsequentes sobre a preocupação com o futuro da humanidade3, por exemplo, a obra Bioética Global (Potter 2018a). De acordo com Potter (2018a, p. 66-67), foram três anos na referida atividade universitária e ele tinha o objetivo de analisar a responsabilidade da comunidade universitária em apresentar as ações possíveis para a sobrevivência humana e a garantia da qualidade de vida. O paper sobre a universidade objetivou responder às quatro questões, realizadas pelo Board of Regents da Universidade de Wisconsin, sobre o propósito e as metas da educação superior (higher education). As questões referiam-se aos propósitos do ensino superior (i), às metas da universidade como entidade (ii), aos objetivos de cada segmento da universidade (iii) e ao envolvimento dos estudantes e das organizações estudantis na administração da universidade (iv). O artigo de Potter buscou dialogar com o Report of 1967 (Relatório de 1967) sobre a educação superior em uma época em que era vital o repensar as estruturas educacionais nos Estados Unidos da América. Potter avaliava a repercussão da formação universitária na vida social e política dos cidadãos e cidadãs estadunidenses. O texto é seminal em defender a preocupação com as questões do “presente”, as questões do “futuro” e a sobrevivência humana. O contexto educacional do paper era a efervescente reconstrução cultural e a imprescindibilidade da integração étnico-social. As decisões da Suprema Corte americana posteriores ao caso “Brown of Board of Education of Topeka” (1955)4 enfatizaram a urgência de integração racial, o fortalecimento da democracia e a efetivação dos direitos civis na sociedade estadunidense5. O Interdisciplinary Studies Committee on the Future of Man, fundado em 1962 e presidido na década de 1970 por Potter, tinha a função de analisar o propósito e os objetivos da universidade em consideração com o futuro da humanidade. De acordo com Potter, a universidade teria a responsabilidade de indicar os meios para a sobrevivência humana, a função de oferecer as informações adequadas ao projetar as possibilidades de resolução de problemas e a tomada de decisão em situações de crise política, econômica e ambiental. Diante da ausência de planejamento entre os governos sobre as questões emergentes da sociedade, como a desigualdade social e o avanço tecnocientífico, a função da universidade não poderia ser reduzida à resolução dos problemas do presente imediato e à questão da utilidade pública. As instituições de ensino superior deveriam se preocupar com as futuras gerações. SOBRE O PROPÓSITO DA UNIVERSIDADE NA ERA DIGITAL A atuação da universidade, segundo Potter, caracteriza-se pela busca da verdade. O fomento à pesquisa deve elucidar as questões humanas em suas múltiplas atividades e discernir entre os problemas imediatos e os problemas futuros da humanidade. O propósito da universidade está em proporcionar o ambiente de descobertas, a realização de exame crítico e a formação em conhecimento e valores. As atividades universitárias devem se caracterizar pela pesquisa interdisciplinar e proporcionar os meios para se alcançar a qualidade de vida. “Nossa crença é que os problemas de sobrevivência e aprimoramento podem ser mais bem atendidos com uma abordagem aberta e pluralista, na qual o julgamento das prioridades está sob a constante vigilância e reexame” (Potter et al., 1970, p. 1591). A busca pela verdade na universidade deve orientar para o futuro para ao agir com responsabilidade. A universidade provê o conhecimento, as habilidades e os valores sociais. O governo e as outras entidades sociais, como as indústrias e as empresas privadas, teriam o objetivo de colaborar na resolução de problemas emergentes em sua cooperação e fomento às atividades da instituição universitária. Nas palavras de Potter: Nós acreditamos que uma universidade orientada para o futuro encontraria as maneiras dos estudantes e docentes a se engajarem em esforços interdisciplinares que contribuiriam não apenas para o futuro, mas também para o presente (Potter et al., 1970, p. 1591). Essa proposta de pensar a universidade como o espaço de interação social e análise dos problemas sociais do presente e do futuro faz-nos refletir sobre o ambiente universitário como o espaço social caracterizado pela liberdade de investigação e a possibilidade de investigar por diversos caminhos. Assim, Potter enfatiza a necessidade de integração e pluralidade nas formas de pesquisa. Nós afirmamos que os membros do corpo docente da universidade têm a obrigação de identificar a orientação de sua busca pela verdade em termos explícitos e significativos para a juventude de hoje, para a geração mais velha, e um para o outro. É possível ser explícito sobre a orientação no que diz respeito ao futuro, ao mesmo tempo em que tem uma mente aberta quanto aos meios ou à possibilidade de diferentes orientações individuais (Potter et al., 1970, p. 1592). Ele chama a atenção para a relevância da interdisciplinaridade no trabalho docente e propõe a organização de programas interdisciplinares de estudo e pesquisa. As recomendações de Potter para o desenvolvimento da pesquisa científica e docente salientam o aspecto de assumir a postura de humildade perante o futuro. Isso é fortemente enfatizado pela produção científica e bioética de Potter. Acreditamos que a universidade tem a obrigação de examinar e preservar os julgamentos de valor que podem elevar a condição da sociedade da qual depende. Ela pode servir a essa função por uma busca pela verdade orientada para o futuro e que reconhece explicitamente a necessidade de transmitir não apenas conhecimento, mas também julgamentos de valor significativos para as gerações seguintes (Potter et al., 1970, p. 1592). A ideia de universidade em Potter faz-nos refletir sobre a imprescindibilidade de reconhecer que a adoção da perspectiva pluralista poderá propiciar a liberdade intelectual e acadêmica - a universidade como espaço público de interação e diálogos entre os indivíduos para a construção e o fortalecimento da sociedade democrática e a proteção da igualdade de oportunidades. O propósito da universidade deve ser orientado pelos problemas do futuro, a sobrevivência e o aprimoramento humano. Essa perspectiva poderá engendrar o desenvolvimento do senso de comunidade, como arguiu J. Dewey, e fortalecer as utopias e a significância do processo de ensino e aprendizagem, como recordou M. Mead. A universidade na era digital tem vivenciado as transformações em sua autocompreensão como espaço de formação humana e redimensionado a sua atuação para o exercício da cidadania planetária. O ambiente universitário não se reduz à formação de força de trabalho qualificada, mas se propõe a formar cidadãos e cidadãs que tenham a preocupação com o futuro da humanidade e do planeta Terra (Morin, 2000; Nelson e Wei, 2012; UNESCO, 2015). As reflexões de Potter reforçam a defesa da interdisciplinaridade e a pluralidade de perspectivas e abordagens no ambiente universitário. Além disso, o fortalecimento da cidadania democrática e a interação entre os saberes desenvolvidos na universidade e em outros espaços de interação social e partilha de experiências deverão fundamentar a perspectiva da universidade global. A relevância do processo de ensino-aprendizagem no século XXI será caracterizada pela capacidade dos docentes em interagir com os estudantes como coconstrutores dos saberes, corresponsáveis e atuantes na sociedade. O processo de ensino-aprendizagem deve ser relevante e significativo aos estudantes. Os docentes e estudantes devem se observar em processo contínuo de aprendizagem e formação. A marca da educação no século XXI será a ênfase no lifelong learning (“processo de aprendizagem contínuo”) como resultado do desenvolvimento e capacitação da autonomia e das escolhas dos sujeitos do conhecimento. Como afirmam Rita Barros et al. (2014): “A Unesco sublinha a questão humanista do impacto educativo, sendo a aprendizagem ao longo da vida condição essencial para o bem-estar das pessoas e a educação uma responsabilidade coletiva” (Barros et al., 2014, p. 549). Essa perspectiva defendida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deve ser o referencial para a formação docente no século XXI. A formação universitária tem que considerar a formação humanista como relevante ao processo de aprendizagem; deve indicar os caminhos para a aprendizagem contínua e ser relevante às experiências de vida dos estudantes. Essa perspectiva para a universidade na era digital como a “Cátedra do Futuro” - proposta por Potter - poderá ser mais bem compreendida da perspectiva da teoria social de Jürgen Habermas ao destacar a necessidade de diálogo entre os saberes e os problemas sociais, bem como o direcionamento para a emancipação social. Em Habermas, a universidade tem o intuito de formar para a autonomia e o esclarecimento dos cidadãos e cidadãs em sua interação entre o conhecimento científico e as relações sociais nos ambientes não institucionais. Da mesma forma, no artigo de Potter et al. (1970), o contexto da universidade alemã era de reconstrução de sua identidade e atuação na sociedade. Os contextos universitários estadunidense e alemão, junto com os seus respectivos teóricos sociais, estavam se reorientando para atender às necessidades sociais de inclusão e maior democratização das instituições políticas. A IDEIA DE UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E SOCIEDADE EM JÜRGEN HABERMAS Por isso, as funções que a universidade desempenha em prol da sociedade têm que continuar unidas, de certa forma, a partir de dentro, com as metas, motivos e ações de seus membros, que cooperam no âmbito de uma divisão do trabalho (através do entrelaçado de intenções). Nesse sentido, a universidade deve incorporar institucionalmente - e ancorar nos motivos - uma forma de vida exemplar, compartilhada intersubjetivamente por seus membros (Habermas, 2005, p. 72). Jürgen Habermas tem se destacado por sua proposta de reconstrução das esferas sociais com base na teoria do agir comunicativo e sua atuação na práxis social desde o período de estudante universitário e, posteriormente, como professor universitário. Ele é inspirado pelo ideal de emancipação social e crítica às formas sistêmicas de racionalidade instrumental/estratégica (Oliveira, 2002; Pinzani, 2009; Brunkhorst et al, 2017). A teoria do agir comunicativo tem o objetivo de resgatar o potencial emancipatório da capacidade de dialogar, a busca pelo entendimento mútuo, o exercício da argumentação e do pensamento intersubjetivo na esfera pública (Habermas, 2012). A universidade constitui-se em um modelo de esfera pública por causa de sua pluralidade de perspectivas e orientações teórico-práticas. O processo de formação acadêmica universitária ocorre pela interlocução entre seus integrantes em sua busca pela compreensão dos fenômenos sociais e naturais. Em “A ideia de universidade - processos de aprendizagem”, Jürgen Habermas (2005) desenvolve a reflexão baseado no contexto de reconstrução educacional e cultural da Alemanha no período de pós-guerra (1945) e o resgate de seu sentido clássico proposto por Schelling, Humboldt e Schleiermacher. Segundo ele, havia a necessidade de renovação da “ideia de universidade” ou as instituições de ensino superior iriam se limitar à função de fornecimento de força de trabalho com qualificação técnico-cientifica. Essa renovação do significado da universidade fez reavivar a importância da formação humanística de seus integrantes. Os autores Humboldt (1997) e Schleiermacher (1996) fazem-nos pensar sobre a defesa da autonomia do ensino universitário e da ciência moderna em relação à religião e à interferência estatal (Leopoldo e Silva, 2001; Coves, 2008). Este parece ser o aspecto essencial para o desenvolvimento das atividades na universidade: a liberdade acadêmica e sua autonomia. O desenvolvimento das pesquisas científicas no ambiente universitário alemão demonstrou a sua capacidade de autonomia funcional. A universidade e seus integrantes têm a capacidade de se modificar e se inserir no desenvolvimento cultural e nas formas de interação social. Na perspectiva desses autores, o desenvolvimento dos saberes na universidade iria conduzir ao aprofundamento da bildung (formação cultural). A bildung compreende a formação cultural, acadêmica e pessoal; em outras palavras, refere-se à formação humana integral, a que os gregos antigos evocavam por meio do conceito de paideia (Jaerger, 2003; Alves, 2019). A “ideia de universidade” denota a alma da instituição e seu propósito na sociedade. Esse propósito descreve os processos de cooperação entre os membros da comunidade científica. Por isso, Habermas dedicou-se a compreender os processos de aprendizagem organizados na universidade com base em seu processo de desenvolvimento histórico-social em resposta à restauração democrática alemã no pós-1945. Esse período foi marcado pela ampliação do acesso à educação formal e culminou com a crise econômica na década de 1970, a recessão no planejamento educacional e a revisão da política educacional, incluídas as tensões com o movimento estudantil universitário de 1967-69 (Santos, 1989; Adorno, 1995). A crise econômica ocasionou a diminuição de ingressantes na universidade e dificuldades para que eles pudessem realizar a inserção no mercado de trabalho. A crise afetou também as finanças públicas e as fontes financiadoras da universidade. Nesse contexto de crises e questionamento do sistema educacional, foi preciso que a universidade alemã se reinventasse e resgatasse o sentido primordial de sua atuação na sociedade. A universidade deve cumprir a sua função social como espaço de interação e socialização. Deve ser o ambiente para o compartilhamento cultural e a formação da opinião e da vontade política. Habermas enfatiza que o espaço universitário se caracteriza pelo nexo entre os processos de aprendizagem científicos e as formas de vida das sociedades modernas ou entre a universidade e mundo da vida. O mundo da vida caracteriza-se por ser o espaço de vivência de valores e cultura mediatizados pelo diálogo e o exercício da racionalidade comunicativa, por exemplo, no ambiente familiar e escolar. Distingue-se da racionalidade sistêmica (administração pública e economia) porque as relações sociais se efetivam pelo processo de autocompreensão entre os indivíduos e a formação humana (Mühl, 2016). Por isso, a formação universitária deve transcender o aspecto técnico-científico e objetivar a formação humana e cultural. O sistema científico diferenciado não deve se concentrar apenas na economia, na técnica e na administração, mas continua enraizado no mundo da vida mediante o enfeixamento tradicional de suas funções. E esse enfeixamento das funções deve ser explicado a partir da própria estrutura da ciência (Habermas, 2005, p. 90). Habermas descreve o espaço universitário em sua unidade com o mundo da vida porque possibilita as formas de socialização e integração social mediante os processos de ensino-aprendizagem e pesquisa. O âmbito do ensino é a forma de apresentação de resultados e interação docente-estudantes. A pesquisa acontece pela construção coletiva dos saberes competências. O ensino e a pesquisa possibilitam o desenvolvimento cultural e a realização do ideal de sociedade aberta aos temas contemporâneos e ao processo de aufklärung (esclarecimento). A aufklärung e sua discussão ocupam espaço destacado na análise filosófica sobre o desenvolvimento da emancipação social e a crítica às formas opressoras do conhecimento técnico-científico. A filosofia crítica de Immanuel Kant, em seu famigerado opúsculo sobre o esclarecimento, enfatiza o processo de crítica como a avaliação e julgamento realizados no espaço público. O processo de esclarecimento e o desenvolvimento das capacidades racionais, no indivíduo ou na sociedade, apresentam as condições para se observar como livre de qualquer submissão ou cerceamento da capacidade de pensar. De acordo com Kant, o processo de esclarecimento é assinalado pela liberdade que os indivíduos possuem para realizarem as críticas ao status quo das instituições políticas. Esse comportamento crítico é denotado pela liberdade de exposição pública do pensamento e da opinião. Esse processo de esclarecimento público proporcionaria o desenvolvimento social e científico como a expressão da liberdade crítica. Um grau maior de liberdade civil parece vantajoso para a liberdade de espírito do povo e, no entanto, estabelece para ela limites intransponíveis; um grau menor daquela dá a esse espaço o ensejo de expandir-se tanto quanto possa (Kant, 1985, p. 114). Michel Foucault, no texto dedicado ao esclarecimento em Kant, caracteriza esse processo social como se referindo às questões da atualidade. A filosofia se desenvolveria na problematização da atualidade e objetivaria compreender o seu processo de racionalização social: “[...] a filosofia como problematização de uma atualidade e como interrogação para o filósofo dessa atualidade da qual faz parte e em relação à qual tem que se situar poderia caracterizar a filosofia como discurso da modernidade e sobre a modernidade” (Foucault, 1984, p. 3). De acordo com Foucault, a aufklärung é o processo cultural autorreflexivo que se situa entre o passado e o presente e age nas estruturas sociais do presente. A Aufklärung é uma época, uma época que formula ela mesma seu lema, seu preceito e que diz o que se tem de fazer, tanto em relação à história geral do pensamento, quanto em relação a seu presente e às formas de conhecimento, de saber, de ignorância e de ilusão nas quais ela sabe reconhecer sua situação histórica (Foucault, 1984, p. 3). Habermas caracteriza a relação entre a ciência e o esclarecimento da sociedade como o processo de emancipação social e a garantia do desenvolvimento autônomo dos indivíduos. Essa relação entre a ciência e o esclarecimento social está na base filosófica reflexiva e pauta-se pela clareza intelectual e a liberdade de espírito. Nesse sentido, Habermas compreende que o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem no ambiente universitário garantiria a unidade entre o ensino e a pesquisa e entre as diferentes formas de expressão da pesquisa científica, a ciência e a formação geral e a ciência e o esclarecimento. No contexto alemão, a universidade e a ciência estruturam-se pela a pesquisa e o ensino desenvolvidos em seus âmbitos de atuação. Por um lado, a ciência une-se ao objetivo de formação geral e garante a relação de complementaridade entre o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, em unidade com o processo de esclarecimento da sociedade, poderá culminar com o ápice da cultura moral. Este é o sentido primordial da universidade alemã: a formação científica deve culminar na formação esclarecida e moral de seus integrantes. Os integrantes da universidade devem ter o compromisso moral com o bem da sociedade e sua garantia de liberdade crítica, como asseverou a filosofia kantiana. Habermas, sob a inspiração da filosofia de Karl Jaspers, advoga pela reflexão filosófica inserida na ciência como o processo de inclusão de pressupostos éticos e o cuidado do desenvolvimento científico na universidade. Esta não pode reduzir sua atividade ao aspecto funcional de formação de mão de obra qualificada; ela deve realizar a sua essência: a formação humana integral e sua ação na sociedade (Terra, 2014). [Jaspers] fala, inclusive, que as ciências necessitam da orientação filosófica, porque somente esta é capaz de garantir não somente o hábito de pensar cientificamente através da reflexão sobre os pressupostos, mas também a conscientização das ideias diretrizes da pesquisa, bem como o motivo da busca incondicional do saber. Destarte, compete à filosofia o papel de protetora da ideia de universidade - e com isso, o papel de marca-passo das reformas (Habermas, 2005, p. 91). Esse ideal de interação entre a filosofia e a ciência pode ser observado no modelo estadunidense de universidade mediante o estudo da sociologia de Talcott Parsons (Parsons, Platt e Gerald, 1973; Parsons, 1974) sobre as funções sociais da universidade. A análise social de Parsons observa o ambiente universitário como incentivador da pesquisa e da promoção de jovens pesquisadores com o objetivo de preparação acadêmica à profissão e à formação geral, a humanística. Neste caso, haveria o enfeixamento entre o processo de autoentendimento cultural e o esclarecimento intelectual. No contexto estadunidense, Parsons observa o processo de ampliação do sistema educacional no século XX como tendo o objetivo de garantir a igualdade de oportunidade e a cidadania para todas as pessoas perante as transformações sociais e econômicas. A modernização social conduziu ao processo de ampliação da democratização das instituições e sua forma colegiada de decisão. Muitas organizações estereotipadas como burocracia sob muitos aspectos se tornaram “colegiados”. O governo moderno não predominantemente burocrático, não apenas porque foi “democratizado” pelo cargo eletivo e pela responsabilidade perante o público, mas também porque sua estrutura interna, sobretudo seu “ramo executivo”, é em grande parte um “colegiado” (Parsons, 1974, p. 129). Habermas compreende os processos de aprendizagem no ambiente universitário como as formas comunicativas de desenvolvimento da argumentação científica. A universidade poderia ser analisada metaforicamente como a “comunidade pública de comunicação de pesquisadores”. Ao citar Schleiermacher e a questão do conhecimento como processo de linguagem e comunicação, ressalta o ambiente universitário como propiciador da interação social. Essa perspectiva filosófica compreende as relações humanas como inseridas no processo comunicativo e nas interações sociais do processo de desenvolvimento cognitivo. A primeira lei de toda a tendência voltada ao conhecimento é a seguinte: comunicação; e na impossibilidade de se produzir qualquer coisa para si mesmo sem a utilização da linguagem, a própria natureza expressou claramente essa lei (Schleiermacher apud Habermas, 2005, p. 99). No ambiente universitário estariam os resquícios do mundo da vida, por exemplo, a cooperação no processo de ensino-aprendizagem e a construção dos saberes desenvolvidos nela. A racionalidade comunicativa caracteriza-se por ser o exercício reflexivo e compreensivo das relações sociais entre os sujeitos. A relação intersubjetiva entre os atores comunicativos realiza-se pelo uso da linguagem (diálogo) com o intuito de se entender sobre as normas sociais. Esse agir orientado ao entendimento é por excelência reflexivo e preocupado com o Outro. Ele é direcionado para a superação de concepções individuais e subjetivas. O exercício da racionalidade comunicativa poderá fornecer a motivação para o agir ético e romper com o raciocínio estratégico-instrumental da sociedade contemporânea (Habermas, 2012). A racionalidade estratégico-instrumental caracteriza-se pela busca do êxito e a eficácia das decisões. Tem sido amplamente difundida e amplificada pela capacidade tecnológica e algorítmica da sociedade contemporânea. Por isso, o resgate da capacidade comunicativa dos sujeitos e o fortalecimento da universidade como esfera pública poderá ser o instrumento adequado para a formação de sujeitos morais e politicamente comprometidos com a sociedade. A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO NA SOCIEDADE DIGITAL O exercício da racionalidade comunicativa no ambiente universitário propicia a interação entre os membros com o telos (finalidade) da formação integral e humanística. Em uma sociedade em transformação tecnológica e digital, Harari (2018) alerta para a necessidade de formação para o pensamento reflexivo diante do avanço da inteligência artificial e a algoritmização da sociedade. A educação na sociedade contemporânea deve estar fundamentada na capacidade de interação entre os sujeitos e sua valorização da busca de sentido para a existência humana. Então, o que deveríamos estar ensinando? Muitos especialistas em pedagogia alegam que as escolas deveriam passar a ensinar “os quatro Cs” - pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. Num sentido mais amplo, as escolas deveriam minimizar habilidade técnicas e enfatizar habilidades para propósitos genéricos na vida. O mais importante de tudo será a habilidade para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhe são familiares (Harari, 2018, p. 279). No ambiente empresarial é comum o uso da distinção entre as hard skills (competências técnicas) e as soft skills (competências relacionais). As primeiras representam as habilidades técnicas e produtivas e as segundas referem-se às habilidades comportamentais e relacionais. O processo de robotização e automação nas diversas esferas sociais tem provocado a substituição da mão de obra humana pelas máquinas inteligentes e robôs. O avanço da Inteligência artificial, e sua capacidade de simular o raciocínio humano, tem questionado a distinção entre hard skills e soft skills e nos faz pensar na proposta de formação em human skills (competências humanas). Estas representam a capacidade de entender e se sensibilizar com o Outro (Iorio, 2021a; 2021b). Em outras palavras, as competências comunicativas, o agir ético e empático e a sensibilidade humana são elementos essenciais para uma sociedade que caminha para a automação na produção, na prestação de serviços e atividades laborais. A universidade pode desempenhar a função de mediação e formação de saberes humanísticos para a sociedade digital em um espaço comunicativo de interação e compartilhamento de saberes e experiências de vida. As mídias sociais ampliaram as possibilidades de interação e conexão entre os sujeitos. No entanto, elas mostraram-se avessas ao diálogo com o objetivo do entendimento mútuo e às questões essenciais e emergentes da sociedade contemporânea (UNESCO, 2019). A universidade pode manter-se como espaço de diálogo não midiatizado ou sob controle do sistema econômico-financeiro e os interesses de mercado. Como espaço público, é o ambiente de resistência às formas coercitivas da racionalidade estratégico-instrumental. A atuação da universidade propicia o esclarecimento das pessoase a garantia de uma sociedade mais democrática e livre. A ideia de universidade em Habermas conduz à reflexão sobre a relevância da autonomia e a liberdade universitária perante a influência dos interesses governamentais e o poder dos algoritmos. O agir comunicativo presente no ambiente universitário pode romper com a lógica dos sistemas sociais e propor maneiras interativas para o engajamento social dos membros da universidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS A universidade na era digital, como ideia e projeto de instituição social, está conectada e reflete sobre sua identidade na sociedade contemporânea. Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas defendem um espaço universitário que seja aberto e plural para servir de base e fundamento às instituições políticas democráticas. Esse espaço deve expressar o espírito democrático e seu modo de ação entre seus integrantes. Na perspectiva de Potter, a universidade tem a missão de se constituir como uma “Cátedra do Futuro” para colaborar com a resolução dos problemas globais urgentes e emergentes, a saber, as questões relacionadas às desigualdades socioeconômicas, à proteção ao meio ambiente e à garantia de saúde global. A sobrevivência humana e seu futuro devem ser o cerne das questões a serem investigadas no ambiente universitário. Em Habermas, a ideia de universidade preserva as relações não sistêmicas e mediadas pela capacidade comunicativa de entendimento entre os atores sociais. O exercício reflexivo e formativo na interação entre os membros da universidade poderá engendrar a formação humana integral e o compromisso moral com as questões sociais e políticas. As reflexões de Potter e Habermas, em contextos e tempos diferentes, complementam-se e fortalecem o ensejo de reconstruir a ideia de universidade do ponto de vista da revolução digital. Esta faz com que os atores sociais, em seus mais diversos âmbitos de atuação, reflitam sobre a essência do agir humano e o significado de sua existência e escolhas. As tecnologias cognitivas têm a capacidade de superar as habilidades produtivas e as técnicas humanas. Elas possuem maior precisão e eficácia na realização de raciocínio analítico e preditivo. O referencial teórico de V. R. Potter e J. Habermas sobre a ideia da universidade nos ajuda a refletir sobre esse espaço de interação discursiva e de formação humana como o lugar para a construção dos alicerces da sociedade democrática. A universidade e seus agentes possuem a responsabilidade de esclarecer os cidadãos e as cidadãs sobre o valor do conhecimento científico e sua veracidade. O espaço universitário é dedicado à formação humana e cidadã no intuito de fazer resplandecer a sua capacidade de orientar a espécie humana para a sua sobrevivência e a garantia de melhores condições para as pessoas mais vulneráveis, como argumentou Potter. A universidade é o locus para a interação comunicativa aberta e livre, o fomento e a representação das ideias, dos pensamentos e das vivências da sociedade plural. É preciso ir além das reflexões de Potter e Habermas e reconstruir a sociedade e suas instituições políticas para a formação de pessoas, com o intuito de proteger a dignidade da pessoa humana nas condições de vulnerabilidade. O projeto de emancipação social deve fazer com que os saberes produzidos, compartilhados e vivenciados na universidade atravessem suas fronteiras e cheguem às pessoas vulneráveis. A ideia de universidade na sociedade digital deve estar conectada com a responsabilidade social de seus agentes e a prática de atividades para além dos espaços universitários. Essas atividades de interação são possíveis nos contextos digitais e/ou na presencialidade. A guinada digital favorece o encontro da pluralidade de saberes e práticas. Ela convida à contínua interação discursiva e ao engajamento social. Diante das possibilidades tecnológicas, a universidade reinventa-se ao repensar sua estrutura e encontrar na formação humana integral (paideia, humanitas, bildung, universitas etc.) a sua essência como espaço público de interação entre os sujeitos capazes de se autoentenderem sobre as normas sociais e planejarem uma sociedade mais democrática, livre e justa para todas as pessoas. REFERÊNCIAS ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ADORNO Theodor Ludwig Wiesengrund Educação e emancipação São Paulo Paz e Terra 1995 ALVES, Alexandre. A tradição alemã do cultivo de si (Bildung) e sua significação histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, e83003, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623683003 ALVES Alexandre A tradição alemã do cultivo de si (Bildung) e sua significação histórica Educação & Realidade Porto Alegre 44 2 e83003 2019 10.1590/2175-623683003 BARROS, Rita Manuela Almeida; MONTEIRO, Angélica Maria Reis; MOREIRA, José António Marques. Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 544-566, set-dez. 2014, https://doi.org/10.1590/S2176-6681/305811495 BARROS Rita Manuela Almeida MONTEIRO Angélica Maria Reis MOREIRA José António Marques Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos Brasília 95 241 544 566 set-dez 2014 10.1590/S2176-6681/305811495 BRUNKHORST, Hauke; KREIDE, Regina; LAFONT, Cristina. The Habermas handbook. New York: Columbia University Press, 2017. BRUNKHORST Hauke KREIDE Regina LAFONT Cristina The Habermas handbook New York Columbia University Press 2017 COVES, Faustino Oncina. La filosofía clásica alemana y su idea de la universidad: ¿un anacronismo viviente? In: COVES, Faustino Oncina. Filosofía para la universidad, filosofía contra la universidad (de Kant a Nietzsche). Madrid: Editorial Dykinson, 2008. p. 13-47. COVES Faustino Oncina La filosofía clásica alemana y su idea de la universidad: ¿un anacronismo viviente? COVES Faustino Oncina Filosofía para la universidad, filosofía contra la universidad (de Kant a Nietzsche) Madrid Editorial Dykinson 2008 13 47 DAMAS, Luiz Antonio. Novo paradigma e novos desafios educacionais. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 10, p. 23-39, 2001. DAMAS Luiz Antonio Novo paradigma e novos desafios educacionais Revista de Educação PUC-Campinas Campinas 10 23 39 2001 DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. DEWEY John Democracia e educação São Paulo Companhia Editora Nacional 1979 FOUCAULT, Michel. “Qu’est-ce que les Lumières?”. Magazine Littéraire, n. 207, p. 35-39, 1984. FOUCAULT Michel “Qu’est-ce que les Lumières?” Magazine Littéraire 207 35 39 1984 HABERMAS, Jürgen. A ideia de universidade - processos de aprendizagem. In: HABERMAS, Jürgen. Diagnósticos do Tempo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005, p. 71-104. HABERMAS Jürgen A ideia de universidade - processos de aprendizagem HABERMAS Jürgen Diagnósticos do Tempo Rio de Janeiro Tempo Brasileiro 2005 71 104 HABERMAS, Jürgen. A teoria do agir comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. HABERMAS Jürgen A teoria do agir comunicativo São Paulo Martins Fontes 2012 HARARI, Yuval Noah. 21 Lições para o Século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. HARARI Yuval Noah 21 Lições para o Século 21 São Paulo Companhia das Letras 2018 HUMBOLDT, Wilhelm von. Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1997. HUMBOLDT Wilhelm von Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim Rio de Janeiro Editora UERJ 1997 IORIO, Andrea. Nem hard, nem soft: precisamos falar sobre as human skills. MIT Technology Review. 2021a. Disponível em: Disponível em: https://mittechreview.com.br/nem-hard-nem-soft-precisamos-falar-sobre-as-human-skills/ . Acesso em: 10 fev. 2022. IORIO Andrea Nem hard, nem soft: precisamos falar sobre as human skills MIT Technology Review 2021 Disponível em: https://mittechreview.com.br/nem-hard-nem-soft-precisamos-falar-sobre-as-human-skills/ 10 fev. 2022 IORIO, Andrea. Como a empatia nos torna mais inovadores. MIT Technology Review. 2021b. Disponível em: Disponível em: https://mittechreview.com.br/como-a-empatia-nos-torna-mais-inovadores/ . Acesso em: 01 fev. 2022. IORIO Andrea Como a empatia nos torna mais inovadores MIT Technology Review 2021 Disponível em: https://mittechreview.com.br/como-a-empatia-nos-torna-mais-inovadores/ 01 fev. 2022 JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003. JAEGER Werner Paideia: a formação do homem grego São Paulo Martins Fontes 2003 KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento” (Aufklärung)? In: KANT, Immanuel. Immanuel Kant: Textos seletos. Rio de Janeiro: Vozes, 1985. p. 100-116. KANT Immanuel Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento” (Aufklärung)? KANT Immanuel Immanuel Kant: Textos seletos Rio de Janeiro Vozes 1985 100 116 LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Reflexões sobre o conceito e a função da Universidade pública. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, p. 295-304, 2001. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200015 LEOPOLDO E SILVA Franklin Reflexões sobre o conceito e a função da Universidade pública Estudos Avançados 15 42 295 304 2001 10.1590/S0103-40142001000200015 LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Universidade: a ideia e a história. Estudos Avançados, v. 20, n. 56, p. 191-202, 2006. https://doi.org/10.1590/S0103-40142006000100013 LEOPOLDO E SILVA Franklin Universidade: a ideia e a história Estudos Avançados 20 56 191 202 2006 10.1590/S0103-40142006000100013 MEAD, Margaret. Towards More Vivid Utopias. Science, v. 126, n. 3280, p. 957-961, 1957. MEAD Margaret Towards More Vivid Utopias Science 126 3280 957 961 1957 MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. MORIN Edgar Os sete saberes necessários à educação do futuro São Paulo Cortez 2000 MÜHL, Eldon Henrique. Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade. Filosofia e Educação, Campinas, v. 8, n. 2, p. 97-120, 2016. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646391 MÜHL Eldon Henrique Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade Filosofia e Educação Campinas 8 2 97 120 2016 10.20396/rfe.v8i2.8646391 MUZUR, Amir; RINCIC, Iva. Van Rensselaer Potter and his place in the history of bioethics. Münster: LIT Verlag, 2019. MUZUR Amir RINCIC Iva Van Rensselaer Potter and his place in the history of bioethics Münster LIT Verlag 2019 NELSON Adam R.; WEI, Ian P. The global university. historical studies in education. New York: Palgrave Macmillan, 2012. NELSON Adam R. WEI Ian P. The global university. historical studies in education New York Palgrave Macmillan 2012 OLIVEIRA, Nythamar Hilário Fernandes de. Processos de aprendizagem, mundo da vida e sistema: a ideia de Universidade em Habermas. In: ROHDEN, Valerio (org.). Ideias de Universidade. Canoas: EDULBRA, 2002, p. 104-115. OLIVEIRA Nythamar Hilário Fernandes de Processos de aprendizagem, mundo da vida e sistema: a ideia de Universidade em Habermas ROHDEN Valerio Ideias de Universidade Canoas EDULBRA 2002 104 115 PARSONS, Talcott. O sistema das sociedades modernas. São Paulo: Pioneira, 1974. PARSONS Talcott O sistema das sociedades modernas São Paulo Pioneira 1974 PARSONS, Talcott; PLATT, Gerald M.; SMELSER, Neil Joseph. The American University. Cambridge: Harvard University Press, 1973. PARSONS Talcott PLATT Gerald M. SMELSER Neil Joseph The American University Cambridge Harvard University Press 1973 PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO Nilson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. p. 11-27. PERRENOUD Philippe A formação dos professores no século XXI PERRENOUD Philippe THURLER Monica Gather MACEDO Lino de MACHADO Nilson José ALLESSANDRINI Cristina Dias As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação . Porto Alegre Artmed Editora 2002 11 27 PESSINI, Leo. As origens da bioética: do credo bioético de Potter ao imperativo bioético de Fritz Jahr. Revista Bioética, v. 21, n. 1, p. 9-19, 2013. PESSINI Leo As origens da bioética: do credo bioético de Potter ao imperativo bioético de Fritz Jahr Revista Bioética 21 1 9 19 2013 PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: ArtMed, 2009. PINZANI Alessandro Habermas Porto Alegre ArtMed 2009 PITOT, Henry Clement; DRINKWATER, Norman R.; KASPER, Charles Boyer. Memorial Resolution of the Faculty of the University of Wisconsin-Madison on the Death of Professor Emeritus Van Rensselaer Potter II. Madison: Univerity of Wisconsin, 2002. Disponível em: Disponível em: https://kb.wisconsin.edu/images/group222/shared/2002-04-01FacultySenate/1628(mem_res).pdf . Acesso em: 01 fev. 2022. PITOT Henry Clement DRINKWATER Norman R. KASPER Charles Boyer Memorial Resolution of the Faculty of the University of Wisconsin-Madison on the Death of Professor Emeritus Van Rensselaer Potter II Madison Univerity of Wisconsin 2002 Disponível em: https://kb.wisconsin.edu/images/group222/shared/2002-04-01FacultySenate/1628(mem_res).pdf 01 fev. 2022 POTTER, Van Rensselaer; BAERREIS, D. A.; BRYSON, R. A; CURVIN, J. W; JOHANSEN, G; McLEOD, J; RANKIN, J.; SYMON, K. R. Purpose and Function of the University, Science, v. 167, n. 3925, p. 1590-1593, 1970. POTTER Van Rensselaer BAERREIS D. A. BRYSON R. A CURVIN J. W JOHANSEN G McLEOD J RANKIN J. SYMON K. R. Purpose and Function of the University Science 167 3925 1590 1593 1970 POTTER, Van Rensselaer. Credo bioético. Revista Bioethikos (Centro Universitário São Camilo), v. 5, n .3, p. 345, 2011. POTTER Van Rensselaer Credo bioético Revista Bioethikos (Centro Universitário São Camilo) 5 3 345 345 2011 POTTER, Van Rensselaer. Bioética: ponte para o futuro. São Paulo: Edições Loyola, 2016. POTTER Van Rensselaer Bioética: ponte para o futuro São Paulo Edições Loyola 2016 POTTER, Van Rensselaer. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold. São Paulo: Edições Loyola, 2018a. POTTER Van Rensselaer Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold São Paulo Edições Loyola 2018 POTTER, Van Rensselaer. Bioética. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos. Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Loyola, 2018b. p. 45-48. POTTER Van Rensselaer Bioética PESSINI Leo SGANZERLA Anor ZANELLA Diego Carlos Van Rensselaer Potter: um bioeticista original São Paulo Loyola 2018 45 48 RODRIGUES, Leda Boechat. A corte de Warren (1953-1969): revolução constitucional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. RODRIGUES Leda Boechat A corte de Warren (1953-1969): revolução constitucional Rio de Janeiro Civilização Brasileira 1991 RORTY, Richard. Verdade, universalidade e política democrática (justificação, contexto, racionalidade e pragmatismo). In: SOUZA, José Crisóstomo (org.). Filosofia, racionalidade, democracia: os debates Rorty & Habermas. São Paulo: EDUNESP, 2005. p. 79-126. RORTY Richard Verdade, universalidade e política democrática (justificação, contexto, racionalidade e pragmatismo) SOUZA José Crisóstomo Filosofia, racionalidade, democracia: os debates Rorty & Habermas São Paulo EDUNESP 2005 79 126 SANTOS, Boaventura de Souza. Da ideia de Universidade à Universidade das ideias. Revista Crítica de Ciências sociais, n. 27/28, p. 11-62, jun. 1989. SANTOS Boaventura de Souza Da ideia de Universidade à Universidade das ideias Revista Crítica de Ciências sociais 27/28 11 62 06 1989 SCHLEIERMACHER, Friedrich Daniel Ernst. Gelegentliche Gedanken Über Universitäten in Deutschen Sinn in Schriften. Frankfurt: Deutscher Klassiker Verlag, 1996. SCHLEIERMACHER Friedrich Daniel Ernst Gelegentliche Gedanken Über Universitäten in Deutschen Sinn in Schriften Frankfurt Deutscher Klassiker Verlag 1996 SCHRAMM, Fermin Roland. Uma breve genealogia da bioética em companhia de Van Rensselaer Potter. Revista Bioethikos (Centro Universitário São Camilo), v. 5, n. 3, p. 302-308, 2011. SCHRAMM Fermin Roland Uma breve genealogia da bioética em companhia de Van Rensselaer Potter Revista Bioethikos (Centro Universitário São Camilo) 5 3 302 308 2011 SÔNEGO, Aline. Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo. REBES - Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 1, p. 30-35, jul-set. 2015. SÔNEGO Aline Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo REBES - Revista Brasileira de Ensino Superior 1 1 30 35 jul-set 2015 SPINSANTI, Sandro. Um encontro com Van Rensselaer Potter. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos. Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Loyola, 2018, p. 49-60. SPINSANTI Sandro Um encontro com Van Rensselaer Potter PESSINI Leo SGANZERLA Anor ZANELLA Diego Carlos Van Rensselaer Potter: um bioeticista original São Paulo Loyola 2018 49 60 TEN HAVE, Henk Antonius Maria Johannes. O conceito de bioética de Potter. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos, (orgs). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Loyola, 2018. p. 75-98. TEN HAVE Henk Antonius Maria Johannes O conceito de bioética de Potter PESSINI Leo SGANZERLA Anor ZANELLA Diego Carlos Van Rensselaer Potter: um bioeticista original São Paulo Loyola 2018 75 98 TERRA, Ricardo. A universidade entre a excelência administrada e o social-desenvolvimentismo. Novos Estudos CEBRAP, n. 100, p. 81-95, nov. 2014. https://doi.org/10.1590/S0101-33002014000300005 TERRA Ricardo A universidade entre a excelência administrada e o social-desenvolvimentismo Novos Estudos CEBRAP 100 81 95 11 2014 10.1590/S0101-33002014000300005 UNESCO. Declaração mundial sobre a educação superior: declaração mundial sobre educação superior no século XXI; visão e ação, marco referencial de ação prioritária para a mudança e o desenvolvimento da educação superior. Brasília: UNESCO; 1998. Disponível em: Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140457 . Acesso em: 20 fev. 2022. UNESCO Declaração mundial sobre a educação superior: declaração mundial sobre educação superior no século XXI; visão e ação, marco referencial de ação prioritária para a mudança e o desenvolvimento da educação superior Brasília UNESCO 1998 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140457 20 fev. 2022 UNESCO. Perspectives on emerging issues. Lausanne: UNESCO; 2015. Disponível em: Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/usr15_perspectives_on_emerging_issues.pdf . Acesso em: 01 fev. 2022. UNESCO Perspectives on emerging issues Lausanne UNESCO 2015 Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/usr15_perspectives_on_emerging_issues.pdf 01 fev. 2022 UNESCO. Preliminary study on a possible standard-setting instrument on the ethics of artificial intelligence. In: 40th GENERAL CONFERENCE; 2019. Paris: UNESCO. Disponível em: Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000369455 . Acesso em: 30 jan. 2022. UNESCO Preliminary study on a possible standard-setting instrument on the ethics of artificial intelligence 40th GENERAL CONFERENCE 2019 Paris UNESCO Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000369455 30 jan. 2022 WHITEHOUSE, Peter J. Em direção a uma bioética mais profunda. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos, (orgs.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Loyola, 2018. p. 189-200. WHITEHOUSE Peter J. Em direção a uma bioética mais profunda PESSINI Leo SGANZERLA Anor ZANELLA Diego Carlos Van Rensselaer Potter: um bioeticista original São Paulo Loyola 2018 189 200 ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. O termo competência surge como resposta às limitações do ensino tradicional. In: ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 17-26. ZABALA Antoni ARNAU Laia O termo competência surge como resposta às limitações do ensino tradicional ZABALA Antoni ARNAU Laia Como aprender e ensinar competências Porto Alegre Artmed 2010 17 26 1 Em seu livro Democracia e Educação, John Dewey (1979) destaca a importância da educação para o fortalecimento da sociedade democrática e a participação dos cidadãos e cidadãs na construção dos alicerces institucionais para a manutenção e correção dos arranjos sociais em prol da igualdade e do bem comum. “Os dois elementos de nosso critério se orientam para a democracia. O primeiro significa não só mais numerosos e variados pontos de participação do interesse comum, como também maior confiança no reconhecimento de serem os interesses recíprocos fatores da regulação e direção social. E o segundo não só significa uma cooperação mais livre entre os grupos sociais (dantes isolados tanto quanto voluntariamente o podiam ser) como também a mudança dos hábitos sociais - sua contínua readaptação para ajustar-se às novas situações criadas pelos vários intercâmbios. E estes dois traços são precisamente os que caracterizam a sociedade democraticamente constituída. Quanto ao aspecto educativo, observaremos primeiro que a realização de uma forma de vida social em que os interesses se interpenetram mutuamente e em que o progresso, ou readaptação, é de importante consideração, toma a comunhão democrática mais interessada que outras comunhões na educação deliberada e sistemática” (Dewey, 1979, p. 93). 2 Muzur e Rincic (2019, p. 40) relatam a influência de Margaret Mead sobre a perspectiva bioética de Potter ao comentarem a transformação espiritual pela qual passou o bioeticista e a proposta da antropóloga em resgatar a importância da utopia na sociedade moderna. Em seu artigo “Towards More Vivid Utopias”, M. Mead (1957) reconstrói o conceito de utopia/s como o/s paradigma/s de um período experienciado por uma comunidade e sua potencialidade universal de conduzir para a responsabilidade perante o desenvolvimento técnico-científico, assim como ela propõe o estabelecimento da “Chairs of the Future” (“Cátedra do Futuro”) como o reencontro entre as ciências, as artes e as humanidades. “Finalmente, parece-me, nesta época em que a própria sobrevivência da raça humana, e, possivelmente, de todas as criaturas vivas depende de termos uma visão do futuro para os outros, que exigirá nosso mais profundo compromisso, precisamos em nossas universidades, que devem mudar e crescer com o mundo, não apenas cadeiras de história e linguística comparada, de literatura e arte - que tratam do passado e às vezes do presente, mas também precisamos de Cátedras do Futuro, cadeiras para aqueles que se dedicarão, com toda a erudição e atenção necessárias, a desenvolver a ciência em todas as suas possibilidades para o futuro, e quem o fará devotam-se tão fielmente aos pequenos detalhes do que o homem pode muito bem ser - à luz de todo o nosso conhecimento - quanto qualquer classicista ou medievalista se dedica aos textos de Píndaro e Horácio ou ao pensamento de São Tomás de Aquino” (Mead, 1957, p. 961). 3 Em seu memorial ao professor Van Rensselaer Potter II, o colegiado da Universidade de Wisconsin-Madison recordaram a importância desse artigo e o pioneirismo dele em dar densidade normativa ao termo “bioética” e sua expressão como a “ponte para o futuro” (Bioethics: Bridge to the Future). “O artigo ‘Purpose and Function of the University’, um produto em coautoria do Interdisciplinary Studies Committee on the Future of Man na University of Wisconsin, do qual Van era o presidente, ilustrou seu compromisso com o futuro da humanidade e com o meio ambiente e as enormes responsabilidades que nós, como acadêmicos, temos na transmissão de conhecimento e valores bioéticos” (Pitot et al., 2002). 4 Essa importante decisão da Suprema Corte americana objetivou restabelecer a integração étnico-racial nas escolas estadunidenses e romper o lema “Iguais, mas separados” (1866) (Rodrigues, 1991). 5 Algo semelhante à ideia de reeducação dos/as cidadãos e cidadãs estadunidenses e à defesa de medidas inclusivas pelo sistema educacional estadunidense foi analisado posteriormente por Richard Rorty: “Parece-me que a ideia reguladora que nós - liberais moles; nós, herdeiros do esclarecimento; nós, socráticos - mais frequentemente usamos para criticar a conduta de vários parceiros de conversação é a de que “é preciso educação, a fim de deixar para trás medos, ódios e superstições primitivos”. Esse é o conceito que os exércitos aliados vitoriosos usaram, quando trataram de reeducar os cidadãos da Alemanha e do Japão ocupados. É também aquele que foi utilizado pelos professores norte-americanos, que tinham lido Dewey e estavam interessados em pôr seus alunos para pensar, “cientificamente” e “racionalmente”, acerca de assuntos como a origem das espécies e o comportamento sexual (ou seja, fazê-los ler Darwin e Freud, sem nojo nem incredulidade). Trata-se de um conceito que eu e a maioria dos norte-americanos que ensinam humanidades ou ciências sociais em faculdades e universidades invocamos quando temos de arrumar as coisas de modo que os estudantes, que chegam preconceituosos, homofóbicos e religiosos fundamentalistas, saiam da faculdade com posições mais parecidas com as nossas” (Rorty, 2005, p. 119). Como citar este artigo: PAULO NETO, Alberto. A ideia de universidade em Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas: novos olhares para a universidade na era digital. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e290011, 2024. https://doi.org/10.1590/S1413-24782024290011 Financiamento: Fundação Araucária - Projeto de Pesquisa básica e Aplicada “Bioética, Inteligência Artificial e Direitos Humanos” 10.1590/S1413-24782024290012 Article The idea of university in Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas: new looks at university in the digital age 0000-0003-2322-1984 Paulo Alberto Neto I I Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Londrina, PR, Brazil. E-mail: apnsophos@gmail.com Conflicts of interest: The author declares he does not any commercial or associative interest that represents conflict of interests in relation to the manuscript. ALBERTO PAULO NETO has a doctorare in Philosophy from the Universidade de São Paulo (USP). He is an adjunct professor at the Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). ABSTRACT The university is part of the process of “social digitization” and shows itself as a space for discursive interaction. The idea of university derives its meaning from its establishment in the form of a project of integral and citizen formation. The aim of this article is to analyze the concepts of university and their implications in the context of digital technologies based on the theoretical frameworks of Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas. This investigation consists of a philosophical study and bibliographic research through a thorough and comparative analysis of the theoretical references. Potter understands that the university environment is the space for the prospection of humanity’s future and the guarantee of its survival. Potter’s bioethical view roots the university in its project of serving society through the resolution of global problems. In Habermas, the idea of university shines the space for communicative action in human formation. In this context, the university in the digital era projects its training activities and constitutes an open and plural environment for strengthening the democratic foundations of society. Keywords: Bioethics University Digital Society Van Rensselaer Potter Jürgen Habermas INTRODUCTION The 21st century university is going through a deep transformation in its conception as an institution and its continued interaction with social issues. The digital revolution allowed for knowledge to no longer be centered in institutions. The many forms of knowledge and knowing may be accessed, shared and built among subjects who are not in the university environment. University has inserted itself into the digital mode in order to maintain its ability to analyze and investigate issues with scientific rigor and truth (UNESCO, 1998). The informatization process of society demonstrates the need for a new paradigm in higher education: interactivity among areas and knowledges for the formation of citizenship and development of research (Sônego, 2015). University education must rethink its forms of teaching-learning within a context of digital culture (Damas, 2001). Digital teaching tools may favor student engagement. Educational technologies are constituted in a way that fosters the process of teaching-learning with quality in higher education because educational applications enable the development of wide abilities and competences. They emphasize the competence of students in developing the formative process with autonomy. Thus, teaching must be centered in students‘ ability to develop skills in line with the digital tools which better adapt to their learning characteristics (Perrenoud, 2002; Zabala and Arnau, 2010). The university in the 21st century will be online and have no geographic borders. It will retain the function of guiding societies responsibly into the future. The quality of higher education will have the ability to bring students closer to each other and introduce them to social issues through digital teaching tools and by sharing the digital culture. The teaching practice in higher education is being restructured for the appreciation of interactive and dialogical relations between teachers and students in the process of knowledge construction and application to everyday life. This process of reconstruction of abilities as a teacher leads to rethinking the teaching identity and the search for new teaching strategies to enable authentic learning contexts. This new teaching practice contributes to the application of the ideal of the university as an institution which acts in the fields of learning, research and extension. Students realize the interconnection betwen theory and practice and act as critical citizens. This investigation conducts a phylosophical study and bibliographic research on the conceptions of university under the bioethical perspective of Van Rensselaer Potter and the communicative action of Jürgen Habermas. This theoretical reference contributes to a better understanding of the university as a space of communicative interaction and concern with the problems that ail society. In this comparative study, the works of Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas guide the reflection on the function and purpose of the iniversity in the 21st century and the way technological innovations in education may foster a dialogical and critical society. Likewise, the theoretical reference allows thinking of the meaning of the university within the context of social digitalization and its ability to influence the teaching-learning process. The bioethical reference of Van Rensselaer Potter questions the university’s stance regarding the future of society and humanity. Bioethics instigates reflection on the new forms of teaching action which prioritize the resolution of problems according to ethical principles, the “knowing to be” and “knowing to live”. Bioethics, as a form of subject and interdisciplinary knowledge, proposes to develop the reflexive and critical skills of students by associating ethical values and scientific knowledge in a holistic formation (Potter, 2018a). The development of bioethical reflection in the university context follows a didactic sequence that is meaningful, dialogical and collaborative. Bioethics invites the students to reflect upon their co-responsibilities in the decision-making process in a case study. Teacher action carries out a “brainstorming” at first, in order to diagnose students’ previous knowledge and stimulate research of the study topics and central concepts of the discipline. Later, the problem situation is presented and the teacher acts as an intermediary in the development of competences and case resolution. The teaching work is reshaping itself to promote students‘ protagonism. The university is constituted as an interactive space for the fulfillment of its social function of teaching, research and extension. Bioethics provides the investigation of problem situations and the implementation of pedagogic mediation through the collaborative capacity between teacher and student. Reconstruction of the meaning of the Uuniversity based on Jürgen Habermas‘theory of communicative action will complement discussions on the university environment as the space for public debate and communication aimed at a humanistic formation in the digital society and the resolution of problem situations. In that sense, reflections will be presented from the bioethical conception of university in Potter, its function and purpose, aiming to emphasize the plurality of knowledge and social practices in the digital society. Afterwards, the theoretical-critical reflections of Habermas will help us think of the university as a public sphere and citizen formation and consider its retrieval of the value of communicative interaction in the teaching-learning process. BIOETHICAL REFLECTIONS AND THE ROLE OF THE UNIVERSITY IN VAN RENSSELAER POTTER In 1970, Van Rensselaer Potter, inspired by Aldo Leopold’s concept on the land ethic, coined the term “bioethics”. In his first book, Bioethics: bridge to the future, Potter described this new field of study and action located at the border between biology an humanities. He named his second book Global Bioethics: Building on the Leopold Legacy (Whitehouse, 2018, p. 192). Van Rensselaer Potter is considered to be the pioneering founder of studies in bioethics in the 1970s, in the United States of America. He gave meaning to the neologism “bio-ethics” by conceiving it as being “the science of survival” and directing reflections toward care of the land (ecological issues) and care of human beings (social, sanitary, economic, educational issues, etc). Bioethics is the analysis on the complexity of human and environmental relations in favor of the survival of the human species and the different life forms, animal and vegetal (Schramm, 2011; Pessini, 2013). Potter (2016) proposed this new conception on human relations and the environment as being the interdisciplinary field of reflection on scientific knowledge and the guidance of human values (ethics). He worked to build a dialogue between academic-scientific formation and concern about the future of the human species. If there are “two cultures” which seem unable to dialogue - science and humanities - and if that is part of the reason the future seems doubtful, then possibly we can build a “bridge to the future”, by building the subject of bioethics as a bridge between the two cultures (Potter, 2016, p. 23). Bioethics fulfills the part of being the “bridge to the future” and lays down the dialogue between many fields of scientific knowledge and others in agreement with ethical orientation. At this first moment of reflection, bioethics is named as the “science of survival” and has the goal of improving quality of life for all people and care for the environment (Potter, 2016, p. 27). In other words, Potter centered bioethical thinking on the possibility of directing scientific knowledge for the wellbeing of humanity. He wished for the results of scientific research to become wisdom. Wisdom expresses the interaction among academic formation, life experience and knowledge in consonance with ethical values. The look to the future of humanity and the environment was a constant concern in Potter’s writings. The proposal to elaborate the “Council of the Future” and as a public space for interdisciplinary debate between sciences and humanities demonstrates the centrality of the issue of human survival in harmony with the environment (Potter, 2011). Worthy of note is the influence of John Dewey in Potter and, later, in Habermas, in the conception of scientific development as being open to the community, the interaction among the many players of research and members of civil society and non-governmental organizations1. I believe you would agree with John Dewey that progress consists in a movement towards a society of free individuals, in which all, with their own work, would contribute for the freeing and enrichment of society as a hole. I believe the revitalization of our value system is as necessary as possible (Potter, 2016, p. 100). In his analysis of Potterian bioethics, Ten Have (2018) highlights the conception of science and scientific research in Potter as the understanding that no field of expertise will appropriately respond to the contemporary and complex problems and that social players have to work interdisciplinarily to assertively tackle global issues. Likewise, academic research must reestablish the connection and dialogue between scientific fields and the humanities. Because there is always the possibility of error, scientists ought not assume that their own area of expertise will provide the entire answer to a complex problem. In order to make recommendations for public policy, scientists should develop a realistic understanding of the relevant data, steering a course between optimistic and pessimistic evaluations so that the most feasible policy will result. They should also maintain a sense of the limitations of the data and processes at hand, looking both to interdisciplinary collaboration and empirical testing of ideas as a corrective measure (Ten Have, 2018, p. 77). Ten Have (2018, p. 79) remembers the influence of anthropologist Margaret Mead in the bioethical concept of Potter, as she defends that universities be the “chairs of the future” and promote the dialogue between science and humanities2. As seen, that same idea made Potter propose that universities were the “councils of the Future”. According to Ten Have: The council should be interdisciplinary and include experts from the natural and social sciences and the humanities, and be balanced by a democratic forum, open to “outsiders” and public debate on social problems. These mechanisms, he states, could help bridge the gaps between knowing and doing, between values and facts (Ten Have, 2018, p. 79). In Potter’s perspective, the university would be the space of excellence for the moral and political formation of citizens, just as it should be an open space for the democratic and dialogical interaction regarding social complexity. Bioethical discussions may reinvigorate popular participation in a democratic society because bioethics longs for the decision-making process to happen through reinvigorated consensus. By reflecting upon the USA’s educational context, Potter emphasized the relevance of the bioethical perspective to overcome social divisions and integrate social groups for social cooperation and mutual understanding. The question presented by discussion and practice of bioethics in a democratic society may provide a basis for a new consensus which is today sadly absent in the United States. Those questions need to be presented and discussed in all levels of our education and of our educational system (Potter, 2018b, p. 47). In this context of thinking about bioethics as the “bridge to the future” Potter demonstrated his concern for the future and human survival. Therefore, bioethics presents itself as the interrelation between scientific knowledge in agreement with the moral responsibility of researchers. The university must be constituted as a public space for the ensurance of the human species. Potter highlights the virtue of humility before technoscientific ability and the human ability of interfering in nature. In other words, it is necessary to act responsibly given the interventive and technological capacity humankind possesses. He emphasizes the need for ethical criteria to guide scientific research and the exercise of critical, reflexive and transdisciplinary skills in thinking of possible solutions to global human problems. Just as no individual knows the most appropriate criteria to judge the actions guided towards the future, one must be willing to overcome the limits of subjects, to exercise criticism, to develop approaches and pluralistic solutions, based on interdisciplinary groups. In practice, within this context is my proposal of bioethics as a “bridge to the future” (Potter apud Spinsanti, 2018, p. 53). When Potter held the office of president of the Interdisciplinary Studies Committee on the Future of Man at the University of Wisconsin (Madison, USA), he and other members published the article “Purpose and Function of the University” on Science Magazine. This article preceded the work which opens the reflections of Potter on bioethics, Bioethics: bridge to the future (2016), and expresses the questions which reappeared in following works addressing the concern about the future of humankind3, such as Global Bioethics (2018a). According to Potter (2018a, p. 66-67), he held the aforementioned position for three years, during which he had the goal of analyzing the responsibility of the university community in presenting possible actions for human survival and assurance of quality of life. This paper about the university aimed at answering the four questions raised by the Board of Regents of the University of Wisconsin, with regard to the purpose and the goals of higher education. The questions referred to the purpose of higher teaching (i), the goals of the university as an entity (ii), the goals of each sector of the university (iii) and the commitment of students and student organizations in the management of the university (iv). Potter’s article attempted to dialogue with the Report of 1967 on higher education in a time when it was vital to rethink the educational structures of the United States of America. Potter evaluated the repercussion of university education on the social and political life of US citizens. The text is seminal in defending the concern with “present” issues, “future” issues and human survival. The educational context of the paper was the ebullient cultural reconstruction and the indispensability of an ethnic social integration. The American Supreme Court decisions after the “Brown of Board of Education of Topeka” case (1955)4 stressed the urgency of social integration, the strenghtening of democracy and the implementation of civil rights in US society5. The Interdisciplinary Studies Committee on the Future of Man, founded in 1962 and presided in the 1970s by Potter, had the role of analyzing the purpose and goals of the university in accordance with the future of humanity. According to Potter, the university had the responsibility to point the ways for human survival, the role of offering appropriate information when projecting possibilities for problem solving and the decision-making power in situations of political, economic and environmental crisis. In the absence of planning by governments regarding the emerging issues of society, such as social inequality and technoscientific advancements, the role of the university could not be reduced to the resolution of current problems and the matter of public usefulness. Higher learning institutions should concern themselves with the future generations. ON THE PURPOSE OF THE UNIVERSITY IN THE DIGITAL AGE The action of the university, according to Potter, is characterized by the search for the truth. The promotion of research must clarify human questions in our multiple activities and discern between the immediate and future problems of humankind. The purpose of the university is to provide an environment of discovery, the performance of a critical examination and an education in knowledge and values. University activities must be marked by interdisciplinary research and provide the means to reach quality of life. “Our belief is that the matters of survival and improvement may be better served with an open and pluralistic approach, in which the judgment of priorities is under constant vigilance and reexamination” (Potter et al., 1970, p. 1591). The search for truth in the university must provide guidance for the future and for responsable action. The university provides the knowledge, abilities and social values. The government and other social entities, such as industries and private companies, would have the goal of helping solve the problems emerging from their cooperation and promote the university‘s activities. In Potter’s words: We believe that a university guided towards the future would find the ways for students and teachers to engage in interdisciplinary efforts which would contribute not only for the future, but also for the present (Potter et al., 1970, p. 1591). This proposal to think of the university as a space of social interaction and analysis of social problems of the present and the future leads us to reflect on the university environment as the social space defined by freedom of investigation and the possibility of investigating through many paths. Thus, Potter enphasizes the need for integration and plurality in the forms of research. We argue that the members of the university faculty have the duty to identify the direction of their search for truth in explicit and meaninful terms for today’s youth, for the older generation, and for each other. It is possible to be explicit about this direction concerning the future, while at the same time keeping an open mind regarding the ways or the possibility of different individual stances (Potter et al., 1970, p. 1592). He draws attention to the relevance of interdisciplinarity in the teaching work and proposes the organization of interdisciplinary study and research programs. Potter‘s recommendations for the development of scientific and teaching research stress the aspect of a humble attitude before the future. This is strongly emphasized by Potter’s scientific and bioethical production. We believe the university has the duty of examining and preserving the value judgements which may elevate the condition of the society on which it depends. It may serve that purpose through a search for the truth guided towards the future and which recognizes explicitly the need to transmit not only knowledge, but also meaningful value judgements to the following generations (Potter et al., 1970, p. 1592). The idea of university in Potter makes us reflect upon the indispensability of recognizing that the adoption of the pluralistic perspective may provide intellectual and academic freedom - the university as a public space of interaction and dialogue among individuals for the construction and strenghtening of a democratic society and the protection of equal opportunities. The purpose of the university must be guided by future problems, survival and human improvement. This perspective may engender the development of the community sense, as J. Dewey argued, and strengthen the utopias and meaning of the process of teaching and learning, as M. Mead reminded us. The university of the digital age has been experiencing the transformations in its own self-understanding as a space of human formation and repurposing its work for the exercise of planetary citizenship. The university environment is not reduced to the formation of skilled labor, it proposes to form citizens who are concerned about the future of humankind and planet Earth (Morin, 2000; Nelson and Wei, 2012; UNESCO, 2015). Potter’s reflections reinforce the defense of interdisciplinarity and a plurality of perspectives and approaches in the university environment. Likewise, the strenghtening of democratic citizenship and interaction among the types of knowledge developed in the university and in other spaces of social interaction and sharing of experiences must sustain the perspective of a global university. The relevance of the teaching-learning process in the 21st century will be marked by the ability of teachers to interact with students as co-builders of knowledge, co-responsible and active in society. The teaching-learning process must be relevant and meaningful to students. Teachers and students must view themselves as being in a continuous process of learning and getting educated. The mark of education in the 21st century will be an emphasis on “lifelong learning” as a result of the development and training of autonomy and choice-making by the subjects of knowledge. As Rita Barros et al. (2014) state: “Unesco stresses the humanist point of the educational impact, with lifelong learning being an essential condition for the well-being of people and education, a collective responsibility” (Barros et al., 2014, p. 549). This perspective, defended by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco), must be the reference for the teaching formation of the 21st century. The university curriculum has to consider the humanist formation as relevant to the learning process; it must point the ways for lifelong learning and be relevant to the life experiences of students. This perspective for the university of the digital age as the “Chair of the Future” - proposed by Potter - may be better understood based on the social theory of Jürgen Habermas when highlighting the need for a dialogue between knowledge and social issues, as well as guidance towards social emancipation. In Habermas, the university has the goal of educating for citizen autonomy and enlightenment in its interaction between scientific knowledge and social relations in non-institutional environments. Similarly to Potter’s paper (Potter et al., 1970), the context of the German university was one of rebuilding its identity and action in society. The US and German contexts, along with their respective social theorists, were readjusting to tend to the social needs of inclusion and the wider democratization of political institutions. THE IDEA OF UNIVERSITY, SCIENCE AND SOCIETY IN JÜRGEN HABERMAS Thus, the functions which the university performs in favor of society must remain united, in a way, from inside, with the goals, reasons and actions of its members, who cooperate in the scope of a work division (through the entanglement of intentions). In that sense, the university must incorporate institutionally - and anchor in the reasons - an exemplary way of life, shared intersubjectively by is members (Habermas, 2005, p. 72). Jürgen Habermas has been prominent for his proposition of reconstruction of the social spheres based on the theory of communicative action and his action in social praxis since his time as a college student and, later, as a university professor. He is inspired by the ideal of social emancipation and the critique of the systemic forms of instrumental/strategic rationality (Oliveira, 2002; Pinzani, 2009; Brunkhorst et al., 2017). The theory of communicative action aims to recover the emancipatory potential of the ability to dialogue, the search for mutual understanding, the exercise of argumentation and intersubjective thinking in the public sphere (Habermas 2012). The university is a model of public sphere due to its plurality of perspectives and theoretical-practical orientations. The process of academic university formation takes place through the interlocution among its members in their search for the understanding of social and natural phenomena. In The Idea of the University - Learning Processes, Jürgen Habermas (2005) develops the reflection based on the context of educational and cultural reconstruction of Germany in the post-war period (1945) and the recovery of its classical sense as proposed by Schelling, Humboldt and Schleiermacher. According to him, there was the need for renewal of the “idea of university” or else higher learning institutions would limit themselves to the funcion of providing labor force with technical-scientific skills. This renewal of the meaning of university revived the importance of the humanistic formation of its members. The authors Humboldt (1997) and Schleiermacher (1996) made us think about the defense of the autonomy of university teaching and modern science in relation to religion and state intereference (Leopoldo and Silva, 2001; Coves, 2008). This seems to be the essential aspect for the development of activities in the university: academic freedom and autonomy. The development of scientific research in the German university environment showed its capability for functional autonomy. The university and its members have the ability of changing and inserting themselves in cultural development and in the forms of social interaction. In the perspective of such authors, knowledge development of in the university would bring about a deepening of bildung (“cultural formation”). Bildung comprehends cultural, academic and personal formation. In other words, it refers to an integral human formation, which the Greeks named by the concept of paideia (Jaerger, 2003; Alves, 2019). The “idea of university” denotes the soul of the institution and its purpose in society. This purpose describes cooperation processes among the members of the scientific community. Therefore, Habermas dedicated himself to understanding the learning processes organized in the university from its process of historic-social development as an answer to the German democratic restoration post-1945. This period was marked by the widening of access to formal education and culminated with the economic crisis of the 1970s, recession in educational planning and revision of educational policy, including the tensions with the university student movements of 1967-69 (Santos, 1989; Adorno, 1995). The economic crisis caused a reduction in the number of students entering university and difficulties for them to enter the work market. Also, the crisis affected public finances and the income sources of universities. In this context of crisis and questioning of the educational system it was necessary that the German university reinvented itself and recovered the primordial sense of its role in society. The university must fulfill its social role as a space of interaction and socialization. It must be the environment for cultural sharing and the formation of opinion and political will. Habermas emphasizes that the university space is characterized by the nexus between scientific learning processess and the forms of life of modern societies or between the university and the world of life. The world of life is characterized as the living space of values and culture mediated by dialogue and the exercise of communicative rationality, for example, in the family and school environment. It is distinguished from systemic rationality (public administration and economy) because the social relations take effect by the process of self-understanding between individuals and the human formation (Mühl, 2016). Therefore, university education must transcend the technical-scientific aspect and aim at human and cultural formation. The differentiated scientific system should not be focused only on economics, on technique and administration, but remain rooted in the world of life through the traditional bundling of its functions. And that bundling of functions must be explained from the very structure of science (Habermas, 2005, p. 90). Habermas describes the university space in its unity with the world of life because it allows the forms of socialization and social integration through the processes of teaching-learning and research. The scope of teaching is the way of presenting results and interaction between teachers and students. The research takes place through the collective construction of knowledge and competencies. Teaching and research enable the cultural development and accomplishment of the ideal of a society open to contemporary subjects and to the process of aufklärung (“enlightenment”). The aufklärung and its discussion have an important role in phylosophical analysis about the development of social emancipation and the critique of the oppressing forms of technical-scientific knowledge. The critical philosophy of Immanuel Kant, in his infamous booklet on the enlightenment, emphasizes the critical process as being the evaluation and judgement carried out in the public space. The process of enlightenment and the development of rational skills, within the individual or society, present the conditions required to set oneself free from any submission or limitation to the ability to think. According to Kant, the enlightenment process is marked by the freedom that individuals have to criticize the status quo of political institutions. This critical behavior is denoted by freedom of public exposure of thought and opinion. This process of public enlightenment would promote social and scientific development as an expression of critical freedom. A higher degree of civil liberty seems to be advantageous for the freedom of spirit of the people, yet it sets for them insurmountable limits; a lower degree of that gives to this space the wish to expand as much as possible (Kant, 1985, p. 114). Michel Foucault, in the text dedicated to enlightenment in Kant, describes that social process as referring to current matters. Philosophy would develop in the problematization of the present and would aim at understanding its process of social rationalization: “[...] philosophy as the problematization of a current issue and as questioning by the philosopher of that issue of which he is part and in relation to which he has to position himself, could characterize philosophy as the discourse of modernity and about modernity” (Foucault, 1984, p. 3). According to Foucault, the aufklärung is the cultural self-reflecting process situated between past and present which acts in the social structures of the present. The Aufklärung is a time, a time which forms its own motto, its precept and which tells what has to be done, as much in relation to the general history of thought, as in relation to its present and the forms of knowledge, of knowing, of ignorance and of illusion in which it can recognize its historical situation (Foucault, 1984, p. 3). Habermas describes the relationship between science and the enlightenment of society as the process of social emancipation and assurance of the autonomous development of individuals. That relation between science and social enlightenment is at the reflexive philosophical base and guides itself by intellectual clarity and freedom of spirit. In this sense, Habermas understands that the development of teaching-learning processes in the university environment would ensure a unity between teaching and research, and, among the different forms of expression of scientific research, science and general formation and science and enlightenment. In the German context, university and science are structured by the research and teaching developed within their scopes of action. On the one hand, science is added to the goal of a general formation and grants a relationship of complementarity between the teaching and learning process. On the other hand, science in unity with the process of enlightenment of society may culminate in the peak of moral culture. That is the primordial sense of the German university: scientific education must culminate in the enlightened and moral formation of its members. The members of the university must have a moral commitment to the good of society and the assurance of critical freedom, as asserted by Kantian philosophy. Habermas, under the inspiration of Karl Jaspers, advocates the philosophical reflection inscribed in science as being the process of inclusion of ethical assumptions and care for the scientific development of society. The university must not reduce its activity to the functional aspect of the formation of skilled labor; it must fulfill its essence: an integral human formation and its action in society (Terra, 2014). [Jaspers] says, also, that sciences need philosophical guidance, because only this may ensure not only the habit of thinking scientifically by reflecting about pressupositions, but also awareness of the ideas guiding research, as well as the reason for the unconditional search for knowledge. Therefore, the role of protector of the idea of university is up to philosophy - and, with that, the role of pacemaker of reforms (Habermas, 2005, p. 91). That ideal of the interaction between philosophy and science may be observed in the United States’ model of university if we study the sociology of Talcott Parsons (Parsons, Platt and Gerald, 1973; Parsons, 1974) regarding the social roles of the university. Parsons‘ social analysis views the university environment as fostering research and the promotion of young researchers with the goals of academic preparation for the profession and a general formation, the humanistic one. In this case, there is a bundling between the process of cultural self-understanding and intellectual enlightenment. In the US context, Parsons notes the process of enlargement of the educational system in the 20th century as having the goal of ensuring equality of opportunity and citizenship to all people in face of social and economic transformations. Social modernization led to a broadening of the democratization of institutions and of their collegiate way of making decisions. Many organizations stereotyped as bureaucracy under many aspects have become “collegiates”. In the case of modern government that is not predominantly bureaucratic, not only because it was “democratized” by the elected office and responsibility before the public, but also because its internal structure, specially its “executive branch”, is, in great part, a “collegiate” (Parsons, 1974, p. 129). Habermas understands the learning processes in the university environment as the communicative forms of development of scientific argumentation. The university could be analyzed metaphorically as being the “public community of communication of researchers”. By mentioning Schleiermacher and the matter of knowledge as a language and communication process, the university environment is shown as provider of social interaction. This philosophical perspective understands human relations as inserted in the communication process and in the social interactions of the cognitive development process. The first law of the whole trend towards knowledge is the following: communication; and, in it being impossible to produce anything for oneself without use of language, nature itself expressed that law clearly (Schleiermacher apud Habermas, 2005, p. 99). In the university environment would be the remnants of the world of life, for example, cooperation in the teaching-learning process and the construction of knowledge developed in it. Communicative rationality is marked by being the reflexive and comprehensive exercise of social relations among individuals. The intersubjective relation among communication actors occurs through the use of language (dialogue) with the goal of understanding each other under social norms. This acting guided towards understanding is by excellence reflexive and concerned with the Other. It is directed at overcoming individual and subjective conceptions. The exercise of communicative rationality may provide the motivation for ethical action and break with the strategic-instrumental rationality of contemporary society (Habermas, 2012). Strategic-instrumental rationality is marked by the search for success and efficiency of decisions. It has been widely spread and amplified by the technological and algorithmic capacity of contemporary society. Thus, recovery of the communicative ability of individuals and strengthening of the university as a public sphere may be the proper tools for the formation of individuals who are morally and politically committed to society. THE UNIVERSITY AS A SPACE FOR DIALOGUE IN DIGITAL SOCIETY The exercise of communicative rationality in the university environment enables the interaction among members with the “telos” (“ultimate purpose”) of integral and humanistic formation. In a society undergoing a technological and digital transformation, Harari (2018) warns of the need for an education directed at reflexive thinking in face of the advancement of artificial intelligence and algorithmization of society. Education in contemporary society must be grounded in its subjects‘ capability of interaction and the valorization of the search for meaning in human existence. So, what should we be teaching? Many specialists in pedagogy claim schools should start to teach “the four Cs” - critical thinking, communication, collaboration and criativity. In a broader sense, schools should minimize technical skills and emphasize skills for generic purposes of life. Most important of all should be the ability to deal with changes, learn new things and preserve mental balance in situations which are not familiar (Harari, 2018, p. 279). In the business environment it is common to make a distinction between the “hard skills” (technical competencies) and “soft skills” (relational competencies). The first represent the technical and productive abilities and the latter refer to behavioral and relational abilities. The robotization and automation process, in many social spheres, has led to the replacement of human labor for intelligent machines and robots. The advancement of artificial intelligence, and its ability to simulate human thinking, has questioned the distinction between “hard skills” and “soft skills” and made us think about the proposal for training in “human skills”. These would represent the ability to understand and be sensitive to the Other (Iorio, 2021a; 2021b). In other words, communicative competencies, acting with ethics and empathy, and human sensitivity are essential elements for a society that is moving towards automation in production, services and labor activities. The university can play the role of mediating and providing education in humanistic knowledge for the digital society in a communicative space of interaction and sharing of knowledges and life experiences. Social media outlets amplified the possibilities of interaction and connection among individuals. However, they have shown to be averse to dialogue that aims at mutual understanding and the essential and emerging questions of contemporary society (UNESCO, 2019). The university may be kept as a space for a dialogue which is not mediatized or under the control of the economic-financial system and the market interests. As a public space, it is the environment of resistance to coercive forms of the strategic-instrumental rationality. The action of the university promotes the enlightenment of people and ensures a more democratic and free society. The idea of university in Habermas leads to reflection on the relevance of university autonomy and freedom in face of the influence of government interest and the power of algorithms. The communicative action present in the university environment may break with the logic of social systems and propose interactive ways for the social engagement of the members of society. FINAL CONSIDERATIONS University in the digital age, as an idea and project for a social institution, is connected and reflects on its identity in contemporary society. Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas advocate for the university space to be open and plural in order to serve as a base and foundation for democratic political institutions. The university must express the democracit spirit and its way of action among its members. In Potter’s perspective, it has the mission of constituting a “Chair of the Future” to contribute to the resolution of urgent and emerging global problems, namely issues related to socioeconomic inequalities, the protection of the environment and the assurance of global health. Human survival and its future must be the core issues to be investigated in the university environment. In Habermas, the idea of university preserves the relations that are non-systemic and mediated by communicative abilities of understanding among social actors. The reflexive and formative exercise in the interaction among members of the university may engender an integral human formation and moral commitment with social and political issues. The reflections of Potter and Habermas, in different contexts and times, complement each other and strengthen the wish to rebuild the idea of university under the point of view of the digital revolution. The latter makes social actors, in their many spheres of action, reflect upon the essence of human action and the meaning of their existence and choices. The cognitive technologies have the capacity of overcoming productive and technical human abilities. They possess higher precision and efficiency in the accomplishment of analytical and predictive thinking. The theoretical reference of V. R. Potter and J. Habermas regarding the idea of university helps us reflect about this space of discursive interaction and human formation as the locus for the construction of the foundations of democratic society. The university and its agents have the responsibility of enlightening citizens on the value of scientific knowledge and its truth. The university space is dedicated to a human and citizen formation with the goal of highlighting its ability to guide the human species towards its survival and the assurance of better conditions for the most vulnerable people, as argued by Potter. The university is the locus for open and free communicative interaction, the promotion and representation of ideas, thoughts and experiences of a plural society. It is necessary to go beyond the reflections of Potter and Habermas to rebuild society and its political institutions for the education of people, with the goal of protecting the dignity of the human person in vulnerable situations. The social emancipation project must make the produced, shared and lived knowledges of the university cross over its borders and reach vulnerable people. The idea of university in the digital society must be connected to the social responsibility of its agents and the practice of activities beyond university spaces. Those interaction activities are possible within the digital context and/or presentially. The digital turning point favors the meeting of the plurality of knowledge and practices. It invites a continued discursive interaction and social engagement. In face of the technological possibilities, the university reinvents itself by rethinking its structures and finding in an integral human education (paideia, humanitas, bildung, universitas etc.) its essence as a public space of interaction among individuals capable of self-understanding with regard to social norms and planning a more democratic, free and fair society for all people. 1 In his book Democracy and Education, John Dewey (1979) highlights the importance of education for the strengthening of democratic society and the participation of citizens in building institutional foundations for the maintenance and correction of social arrangements in favor of equity and the common good. “The two elements of our criterion are guided towards democracy. The first means not only more numerous and varied points of participation of the common interest, but also bigger trust in the recognition of being, the reciprocal interests, factors of regulation and social direction. And the second not only means a freer cooperation among social groups (before isolated as much as could voluntarily be) as well as the change of social habits - its continued readaptation to adjust to new situations created by the many exchanges. And those two traits are precisely what characterize the democratically constituted society. As for the educational aspect, we first notice that the accomplishment of a form of social life in which the interests interpenetrate each other and in which progress, or readaptation, is of important consideration, makes democratic communion more interested than other communions in deliberate and systematic education” (Dewey, 1979, p. 93). 2 Muzur and Rincic (2019, p. 40) mention the influence of Margaret Mead on Potter’s bioethical perspective by commenting on the spiritual transformation which the bioethicist underwent and the anthropologist’s proposal to recover the importance of utopia in modern society. In her article “Towards More Vivid Utopias”, M. Mead (1957) rebuilds the concept of utopia/s as being the paradigm/s of a time period experienced by a community and its universal potentiality to lead to responsibility before technical-scientific development, just as she proposes the establishment of the “Chairs of the Future” as being the reunion between sciences, arts and humanities. “Finally, it seems to me, in this age when the very survival of all living creatures depends upon our having a vision of the future for others which will command our deepest commitment, we need in our universities, which must change and grow with the world, not only chairs of history and comparative linguistics, of literature and art - which deal with the past and sometimes with the present - but we need also Chairs of the Future, chairs for those who will devote themselves, with all the necessary scholarship and attention, to developing science to the full extent of its possibilities for the future, and who will devote themselves as faithfully to the fine detail of what man might very well - in the light of all our knowledge - be as any classicist of medievalist devotes himself to the texts of Pindar and Horace or to the thought of St. Thomas Aquinas” (Mead, 1957, p. 961). 3 In his memorial to professor Van Rensselaer Potter II, the collegiate of the University of Wisconsin-Madison remembered the importance of that article and its pioneering role in giving normative density to the term “bioethics” and its expression as the “bridge to the future”. “The article ‘Purpose and Function of the University’, a co-authored product with the Interdisciplinary Studies Committee on the Future of Man at the University of Wisconsin, of which Van was the president, illustrated his commitment with the future of mankind and the environment and the enormous responsibilities which we, as academics, have in the transmission of knowledge and bioethical values” (Pitot et al., 2002). 4 That important decision of the American Supreme Court aimed at restablishing ethnic-racial integration in US schools and breaking with the “Separate but equal“ doctrine (1866) (Rodrigues, 1991). 5 Something similar to the idea or reeducation of US citizens and the defense of inclusive measures by the US educational system was updated later by Richard Rorty: “It seems to me that the regulating idea that we - soft liberals; we, heirs to the enlightenment; we, socratic - more often use to criticize the behavior of many conversation partners is that ‘it takes education in order to leave behind fears, hatred and primitive superstitions’. This is the concept the victorious allied armies used, when going about reeducating the citizens of occupied Germany and Japan. It is also that which was used by North-American professors, who had read Dewey and were interested in putting their students to think, ‘scientifically’ and ‘rationally’, about subjects like the origin of species and sexual behavior (that is, make them read Darwin and Freud, without disgust of incredulity). It is a concept which I and most North-Americans who teach humanities or social sciences in colleges and universities invoke when we have to arrange things so that students who come in prejudiced, homophobic and fundamentalist with regard to religion leave college with stances more similar to our own” (Rorty, 2005, p. 119). How to cite this article: PAULO NETO, Alberto. The idea of university in Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas: new looks at university in the digital age. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e290011, 2024. https://doi.org/10.1590/S1413-24782024290012 Funding: Araucária Foundation - Basic and applied research project - “Bioethics, Artificial Intelligence and Human Rights”.
location_on
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro