Open-access Currículos outros para a formação docente: discutindo princípios decoloniais e interculturais

Other curricula for teacher education: discussing decolonial and intercultural principles

Otros planes de estudios para la formación del profesorado: debate sobre principios decoloniales e interculturales

RESUMO

Este ensaio problematiza as possibilidades de pensar o currículo da formação docente, tanto em sua dimensão prescrita quanto prática, com base na perspectiva decolonial. Explana acerca do giro decolonial, sua proposta de decolonização epistêmica apoiada em categorias, como, por exemplo, o pensamento fronteiriço, da transmodernidade e o diálogo intercultural; advoga as possibilidades de reconhecer as múltiplas interpenetrações das dimensões curriculares para pensar os processos de formação inicial docente, tensionando as maneiras como a vida pulsante no cotidiano das salas de aula de educação superior é capaz de apresentar situações de frestas, de fronteiras, com potencial de causar fissuras nas práticas pedagógicas. Intenta mostrar como as políticas curriculares funcionam como dispositivos reguladores capazes de ensejar problematizações no âmbito das disciplinas que deslocam a linearidade e a hegemonia das disputas epistemológicas em torno dos conteúdos considerados válidos.

Palavras-chave:
Currículo; Decolonialidade; Transmodernidade; Diálogo Intercultural

location_on
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro