RESUMO
O artigo tem o objetivo de apresentar a revisão de literatura sobre desinteresse escolar na América Latina no período 2007–2021, mapeando teses, dissertações e artigos de periódicos na língua portuguesa e espanhola nos portais Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, RedALyC e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A busca resultou em 188 trabalhos que problematizam o desinteresse escolar, os quais foram classificados em nove categorias: resgate histórico do conceito; desinteresse por área do conhecimento; metodologias para o enfrentamento do desinteresse; sentidos da escola para os jovens; relação entre professor e aluno; representações docentes; implicações do desinteresse na atividade docente; desinteresse associado ao fracasso escolar; desinteresse ligado a aspectos sociais. Foi possível inferir que o desinteresse envolve múltiplas dimensões que demandam a proposição de currículos que levem em consideração a realidade e diversidade dos estudantes.
Palavras-chave:
Evasão Escolar; Interesses do Aluno; Currículos